domingo, 31 de agosto de 2008
Isto já não é o que era!
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Apito some e segue, outros comem e não seguem
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Turismo Social
Yannick Djaló, Yannick Djaló, Yannick, Yannick, Yannick Djaló...
Convocatória mais que merecida. Se o Yannick não é o melhor ponta de lança português do momento, não sei quem será... (e não vale dizer o C.Ronaldo!)
Agora ou nunca?
SPORTING
Basileia
Shakhtar
Acertei no Basileia! E o Barcelona, comparando com os outros clubes do pote 1, não pode ser considerado um obstáculo incontornável... Já o Shakhatar, além da viagem longa e do clima que são sempre factores negativos, está tão ao nosso alcance como no ano passado estava o Dinamo.
Finalmente, um grupo acessível! Será desta?! Há uma pequena parte de mim que acredita realmente na passagem aos oitavos, mas depois lembro-me de que estamos a falar do Sporting...
A ver vamos!
Previsão
Man. United
SPORTING
Zenit
Fiorentina
Vai uma aposta? Mas se tivermos alguma sorte (que nunca tivemos)...
Lyon
SPORTING
Basileia
Cluj
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
A Tourada do Sporting
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Sporting-Trofense
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Nós também pensamos em ti
Leva quase dois meses de Benfica. Consegue fazer uma comparação, a nível de grandeza, com o Sporting, clube que representou durante doze anos?
Não quero entrar por aí para não ser mal interpretado e as pessoas dizerem que eu ainda estou a pensar no Sporting.
Desde que assinou pelo Benfica, por certo que já encontrou adeptos do Sporting na rua. O que lhe dizem?
Dizem que têm muita pena que eu tenha saído do Sporting, mas a vida é assim.
Quando estava no Sporting dizia-se que era instável emocionalmente
De mim disse-se tanta coisa. Diziam que era hipocondríaco... mas instável emocionalmente a jogar? Na minha vida privada? Falava-se tanta coisa do Carlos Martins e nunca ninguém me defendeu, já viu? Tenho um grande orgulho porque tudo o que conquistei foi graças a mim. Nunca ninguém me deu nada.
A pergunta é inevitável. Apesar de ser jogador do Benfica continua a ser sportinguista?
Respeito muito o meu passado, foi no Sporting que me formei como homem e como jogador. Não vou dizer que sou do Sporting, do Benfica, do FC Porto ou do Oliveira do Hospital. Um profissional de futebol não tem clube, tem, isso sim, é uma profissão a exercer.
No Torneio do Guadiana defrontou o Sporting. Uma sensação estranha?
Houve uma sensação antes. Não durante o jogo, não no aquecimento. Antes de chegar ao estádio. Porque ia rever pessoas com quem tive o prazer de trabalhar. Ver colegas meus do outro lado, ir defrontá-los... perguntei-me 'o que é isto?'.
O sucesso jamaicano
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Os chupistas ou vai mas é trabalhar malandro
2. Pedro Dias, aqui: "Para vir a Pequim2008 tive de gastar muito dinheiro do meu bolso, para ter material adequado para competir. Investi no sonho de uma vida. Mas para futuro é complicado se não surgirem os apoios necessários e, se não houver motivação - que não tenho neste momento -, poderá acontecer situação de eu abandonar”, disse. O atleta do Sport Algés e Dafundo questiona o futuro: “Infelizmente sou amador. Tenho 26 anos, praticamente pago para fazer judo e é complicado. Estou a estudar devagarinho, em Gestão e Administração, e é preciso pensar no futuro. Recebo bolsa do COP agora, mas porque estou na elite do judo. Para continuar a receber essa bolsa é preciso manter-me no topo, caso contrário...”. “Aos 26 uma pessoa começa a pensar em casar, ter família e uma casa. E é complicado. Precisava de um patrocinador que permita ter ajuda básica para estabilizar”, acrescentou. Pedro Dias diz que “não é fácil treinar todos os dias duas vezes, estudar e dar aulas a crianças para ganhar alguns tostões”. “No final do mês estar a juntar os trocos todos a ver se tenho dinheiro para pagar as minhas contas é muito complicado”, lamentou. Segundo o atleta, a situação de Telma Monteiro, que representa o Benfica, é totalmente diferente: “Vive num mundo completamente à parte em que tem todas as condições e mais algumas para atingir o estrelato”. "
3. O valor das famosas bolsas olímpicas (página 13) é o seguinte: 1250 euros mensais para medalhados; 1000 euros para finalistas; 750 euros para semi-finalistas e 500 euros para qualificados. É com um apoio de pouco mais de 200 contos por mês do Estado que os atletas se preparam para ganhar uma medalha olímpica. Os melhores, os melhores...
INDECOROSAMENTE SACADO DO 442
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Só te lembras de Santa Bárbara nas Olimpíadas - II
"Ciclicamente – sobretudo quando ocorrem competições desportivas que de algum modo permitem comparar em termos internacionais o valor da expressão competitiva do pais, como é o caso dos Jogos Olímpicos - fala-se de política desportiva. Mas é sol de pouca dura. Fala-se com a mesma intensidade e profundidade com que, de repente, se deixa de falar. E enquanto se fala repetem-se os habituais lugares-comuns. Não vem grande mal ao mundo. Mas é sintoma de um problema profundo. Esse sim, a poder merecer alguma reflexão: o de existir um pensamento político pouco estruturado em matéria de política desportiva.
(…)
Os dirigentes políticos e desportivos não desejam rupturas. E não apreciam os que as propõem. Detestam idealismos rebeldes. E radicalismos. Gostam do que têm. Se possível com mais “apoios”. Aqui reside tudo: mais apoios. Uns dizem que faltam. Outros dizem que nunca houve tantos como agora. Mas uns e outros unidos sobre a magna/magia questão dos apoios.
(…)
Esta debilidade no pensamento político/desportivo não pode deixar de ter consequências nas “ políticas”. O que explica, por exemplo, uma clara desconformidade entre as “políticas”-o “que se faz”- e a matriz ideológica que supostamente as inspiraria. Não é um problema actual ou deste ou daquele governo. Os governos, em parte, são aquilo que as oposições e os governados condicionam.
(…)
E aqui há uma “questãozinha”: há países que têm níveis de desenvolvimento económico, demográfico e social equivalentes ou inferiores aos nossos mas apresentam resultados e indicadores desportivos superiores. E das duas, uma: ou investem verbas superiores nas políticas públicas desportivas, o que em alguns casos não ocorre; ou têm níveis superiores de organização e qualidade desportivas o que lhes permite maximizar os recursos disponíveis. Vale a pena pensar nisto ou vamos aguardar pelos “dias de maior sorte”segundo o apelo do homem do leme???"
Quanto à "questãozinha", já aqui levantada, está bem escarrapachada nesta ligação que o Pantera descobriu.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Outros indicadores
Estocolmo: 1912 - 6
Antuérpia: 1920 - 14
Paris: 1924 -23
Amsterdão:1928 -32
Los Angeles:1932 - 6
Berlim:1936 - 19
Londres:1948 - 46
Helsínquia:1952 - 71
Melbourne/Estocolmo:1956 -11
Roma:1960 -65
Tóquio: 1964 - 20
México: 1968 -20
Munique:1972 - 29
Montreal: 1976 - 19
Moscovo:1980 -10
Los Angeles: 1984 -36
Seul: 1988 - 65
Barcelona:1992 - 103
Atlanta:1996 - 106
Sidney:2000 - 62
Atenas :2004 - 82
Pequim:2008 - 78
O Horror, o Caos, a Loucura e a Degenerescência da Raça
Quem se lixa é sempre o mexilhão ou pequeno como o teu cérebro
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, sublinhou hoje que a participação de um pequeno país, "débil" como Portugal, nos Jogos Olímpicos é uma "tremenda aventura". "Para um país como Portugal, os Jogos Olímpicos são uma tremenda aventura. Porquê? Porque nós somos o país que somos: 10 milhões de habitantes, uma economia débil, uma formação técnica débil, poucos técnicos qualificados, poucos jovens na prática desportiva e somos um país pequeno na Europa, a que pertencemos. E no mundo, então, somos um país muito pequeno".
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Só te lembras de Santa Bárbara nas Olimpíadas - I
O que vocês já não sabem é que eu me lembrei duma entrevista que, meses atrás, o Marco Fortes deu ao jornal Sporting onde ele falava das suas condições de trabalho. E uma vaga memória me dizia que o cenário estava longe da “melhor preparação de sempre” (onde é que eu já ouvi isto?), como agora afirma o presidente do COP. Após duas googladas, graças ao bendito blog “Sporting: o Rei do Atletismo” (para quando o regresso?) consegui encontrar a dita. Como factos pesam mais do que especulações sobre intenções ou da boa “educação” dos atletas, vamos direitinho a eles:
«J.S. - Como são passados os seus dias?
M.F. - Os meus dias são complicadíssimos. Acordo de manhã, vou à fisioterapia ou à massagem e depois fico à deriva, porque tenho tido problemas com o meu treinador e nunca sei se vou ter acompanhamento. Grande parte do meu trabalho é feito sozinho, obviamente com orientação, e não tem sido fácil. (...)»
(os "problemas" são melhor decifrados no Record:) «Mas mantém-se bastante céptico relativamente ao futuro, já que continua muito dependente da disponibilidade do seu treinador, o ucraniano Vladimir Zinchenko, que ganha a vida graças a uma oficina de automóveis que possui na Pontinha, nos arredores de Lisboa, só o podendo treinar nas horas vagas… quando as tem.
(...)
“Cheguei a passar períodos em que treinei sozinho.” (...). Voltou a treinar-se com Zinchenko, tanto mais que a federação o financiou. “Mas este ano a federação deixou de o ajudar e pode dizer-se que, agora, ele me treina por carolice. Por eu estar na alta competição, tem direito a 500 euros anuais (não chega a 50 euros mensais) e para ele me acompanhar a algumas provas sou eu que o subsidio.”».
«J.S. - Como é o seu relacionamento com o Professor Mário Moniz Pereira?
M.F. - O relacionamento entre ele e os atletas era mais frequente quando o Clube tinha a sua própria pista. Aí, ele podia ««controlar»» toda a gente. Como ele diz, "não há nada melhor do que ter as tropas debaixo de olho". Agora, é mais difícil acompanhar todos os atletas, porque cada um treina em seu local.»
Mais. Em Janeiro deste ano, o clima de (in)satisfação da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) com a acção governativa para os Jogos Olímpicos era de tal modo acrimonioso que não tiveram papas na língua quando expressaram assim o seu descontentamento na Assembleia da Republica.
Pequim 2008
Apesar do título da posta ser Pequim 2008, não é meu objectivo fazer uma retrospectiva dos jogos em si! Sendo o Sporting o clube mais medalhado a nível nacional e com relevância no panorama internacional, há que dar aqui alguma importância devida ao JO. Gostaria que este post fosse motivado por inúmeros momentos de felicidade, mas não, o que preciso é de desabafar! Poderia estender-me a falar de toda a participação portuguesa, mas há 2 casos que me estão a revoltar.
Primeiro, com base nas declarações feitas ontem pelo inevitável Rui Santos, o ciclista Sérgio Paulino andou a receber uma bolsa mensal de mil e muitos euros durante estes 4 anos tendo em vista a preparação dos JO. Todo esse dinheiro, para 1 mês antes da competição vir anunciar que tem asma e afinal não pode ir! Fogo será isto mesmo verdade?! Por um lado considero que todos os atletas o que mais ambicionam é participar nos JO, pois são o esplendor máximo das modalidades. Também considero que a saúde dos atletas é mais importante que qualquer participação. Mas porra, só terá sido detectada a asma a 1 mês da partida?! Só agora nessa altura é que reparou que Pequim tem índices de poluição elevadíssimos?! Tenho pena que um medalhado de prata em Atenas se comporte desta maneira. À mulher de César não basta ser séria, tem de parecer...e neste caso não parece.
Segundo, e este é que custa mais porque ouvi as declarações em directo e sei que é verdade, Marco Fortes. Não é que, após ter sido eliminado no lançamento do peso, com 2 nulos e 18,05m (muito abaixo do record pessoal 20,13) o gajo vem dizer que a hora foi prejudicial para o seu desempenho..."A esta hora é bom é estar na caminha"..."na caminha de perna esticada a descansar"...FODASSE! Mas o que é isto?! Podemos AINDA não ter as melhores condições para preparar convenientemente os JO, mas o estado (nós) gastou 15 milhões de euros na preparação deste evento! 15 milhões não podem ser investidos em mandriões!!! Pior! Sim há pior! Este Marco Fortes é atleta do Sporting!! Por algum motivo o COP veio pedir, sem referenciar nomes, mais profissionalismo e brio! Ah! Também acho piada às noticias que tentam "esconder" a caminha.
Para finalizar gostaria de agradecer ao Obikwelu o esforço que fez devido ao seu problema no joelho, e humildade que demonstrou ao serviço do Sporting e de Portugal. Gostei de ver o pedido de desculpas...talvez os outros atletas tivessem também que trabalhar nas obras para aprenderem a não dizer parvoíces.
E claro, muitos parabéns à Vanessa Fernandes, que apesar de ser Benfiquista, tem elevado bem alto o nome de Portugal. Foi a 21ª medalha de sempre para Portugal. É um exemplo a seguir. Esperança agora no Nelson Évora, Naíde, Gustavo Lima...
domingo, 17 de agosto de 2008
A Promessa
Foi um jogo entretido.
No jogo de ontem apareceram duas equipas compactas e já organizadas, se bem que houve pouco qualidade de jogo, muito dividido a meio campo sem nenhum elemento a destabilizar, no fim saldou-se por um jogo com muita entrega mas sem qualidade.
Pelo decorrer do jogo notou-se alguma desconexão entre os elementos das equipas, em especial na defesa, pelas abébias de parte a parte que terão de ser rapidamente corrigidas.
Desta vez houve que realçar a característica de o porto procurar um 4-3-3 híbrido, no qual cebola muitas vezes vinha a trás juntando-se ao trio do centro.
Pelo Sporting, felizmente que roca não gosta do losango e como tal vinha sempre para o meio para junto do trinco moutinho, pelo que sobrava izma do lado esquerdo a fazer o corredor. Deste modo, se roca vindo para o meio cria uma maior amplitude de jogo com os seus passes longos, do outro não existe ataque pelo flanco direito. Assim as despesas do ataque ficaram entregues a abel, o que não agrada muito, pois pode criar vários desiquilibrios a nível defensivo, e ontem paulo bento resolveu a metendo caneira do lado esquerdo, assim um subia muito e o outro pouco, pois é um problema desta equipa não ter laterais com consistência ofensiva e defensiva.
No ataque vale a entrega dos avançados para disfarçar as fraquezas técnicas, que poderão obviamente ser colmatadas por liedson (em forma) e por vuk.
Continuamos sem um jogador desequilibrador no ataque e não temos um 10 a sério.
Mais observações para esta equipa ficam para ver como vai ser feito o encaixe de veloso e de Vuk, pelo que sendo esta equipa mais consistente em qualidade do que a equipa do ano anterior, que também foi escolhida por paulo bento.
Raro foi ver que o saldo final desta equipa do Sporting era mais caro do que a equipa do porto, segundo dados do colega pantera.
Seguramente fizeram bens os apupos da época passada para os super gestores sadistas perceberem que no futebol não há campeões bons e baratos.
Pelo jogo em si qualquer das equipas podia ter marcado primeiro e neste aspecto o Sporting consegui aproveitar umas das oportunidades, ao invés do porto.
Uma nota quanto aos putativos candidatos ao el dourado no estrangeiro, quaresma nem se vê (e é apenas o melhor jogador em termos absolutos do campeonato), os outros dois lucho e moutinho estiveram amorfos, a deambular pelo campo, se lucho ainda fez um bom remate viu-se a sua falta de concentração na deficiente e previsível marcação do penalti, e moutinho esteve muito apagado, quer pela posição inicial de trinco quer depois a 10, só se libertando no fim do jogo quando o mesmo estava ganho.
Quanto ao árbitro achei a arbitragem normal e do sítio onde estava no estádio, de costas para o caneira, pareceu-me ser penalti.
Fora isso faz-me feliz ver que jesualdo só consegue mesmo ser campeão no porto, não dá para mais nada (como co adrianse).
Agora é esperar para ver como está a preparação física e mental da equipa, para não se repetir os erros do ano passado, também ganhamos a supertaça e fizemos um campeonato miserável a vinte pontos do campeão.
P.s: continuamos sem capitão de equipa, ontem o fantoche que usa a braçadeira de capitão do Sporting reafirmou o desejo de sair para outra liga mais competitiva (não para um clube mais rico).
p.s.2: é sempre melhor ganhar uma supertaça e uma taça do que nada, mas troco-as todas pelo campeonato. E como o Sporting é feito de excelência e o Paulo Bento já vai na 4ª época é altura de cobrar, não posso esperar menos do campeonato, se for acrescido da taça de Portugal melhor, agora só taças sem campeonatos não serve o Sporting.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Compras e Vendas
No entanto, como é do conhecimento público, os clubes (e os 3 grandes não são excepção) andam com a corda na garganta. E foi este factor que me motivou a fazer este levantamento. Pois estou espantado com a capacidade financeira dos lampiões. E com certeza que os meninos não vêm ganhar pouco, mas isso são outras contas...vejamos (em milhões de euros):
Sporting
Compras
- Izmailov - 4,5
- Postiga - 2,5
- Grimi - 2,5
- Ricardo Batista - 0,15
Vendas
- Martins - 1,2
- Purovic - 1 pelo empréstimo
Total Compras = 9,65 M€
Total Vendas = 2,2 M€
Saldo = -7,4 M€
Porto
Compras
- Rodriguez - 7
- Guarín - 3
- Mariano - 3
- Rolando - 0,7
- Tomás Costa - 3,2
- Nelson Bénitez - 1
- Sapunaru - 2,5
- Hulk - 5,5
Vendas
- Marek Chech - 1,75
- Postiga - 2,5
- Bosingwa - 20,5
- Paulo Assunção - 0,6
- Edgar - 0,15
Total Compras = 25,9 M€
Total Vendas = 25,5 M€
Saldo = -0,4 M€
Benfica
Compras
- Sidnei - 5
- Di Maria - 2
- Aimar - 6,5
- Martins - 3
- Reyes - 2,65
- Balboa - 4
- Amorim - 1
- Urreta - 1,26
- Jorge Ribeiro - ??? Não encontrei qualquer informação na CMVM, Boavista ou Lamps.
Vendas
- Sretenovic - 0,8
Total compras = 25,41 M€
Total vendas = 0,8 M€
Saldo = -24,61 M€
Fontes: CMVM; Futebolfinance
PS- Espero actualizar o post com mais alguns comentários e dados vossos..
Assembleia-Geral Extraordinária
terça-feira, 12 de agosto de 2008
A monocultura do vazio
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Hugo Viana
Várias notícias apontam para a contratação do jogador, neste momento através de empréstimo do Valência. Explicam-nos que esta adição ao plantel em nada depende da saída do Moutinho. Agora:
O plantel não estava já fechado?
Não temos já dois jogadores para cada posição?
O que poderia o Viana acrescentar ao nosso futebol?
Admito que simpatizo com o rapaz (apesar de simbolizar o jogador típico da nossa formação - muito hype, um início promissor, mas depois... Figos e Cristianos são uma excepção...). E também não é mentira que esteve quase sempre bem quando jogou "em casa".
Mas agora...? Porquê?
Dão-se loas a quem responder
2- O congresso, que era para ter lugar em Outubro, vai ser adiado para data oportuna. Será a nova data estrategicamente escolhida para impedir o desenvolvimento de quaisquer projectos alternativos a partir do congresso?
3- O comboio verde, organizado pela Associação de Adeptos de Sporting, que iria colocar a viagem de ida e volta para o Algarve a 18 euros abortou. A Check-in, por sua vez, vai organizar viagens de autocarro a 50 euros (com bilhete incluído); sensivelmente o dobro do preço do comboio. A quem interessa isto?
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Projecto Roquette - subsídios para a compreensão de um modus operandi
Júlio César de Santana Gonçalves e Cristina Amélia Carvalho, A mercantilização do futebol brasileiro: instrumentos, avanços e resistências in Cadernos Ebape, Volume IV, Número 2, Junho 2006.
Disclaimer: Não partilho da generalidade dos pressupostos do texto, mas há frases que nos deixam a pensar.