...continuação...
O outro dia acordei, peguei no jornal do Sporting qual não é o meu espanto quando vejo estampado “Vamos ser mais fiéis que os adeptos do Benfica!” (Soares Franco) e “Valorizar os melhores sócios do mundo” (Pedro Afra). Após me beliscar e de certificar que não tinha pegado no “Inimigo Público” por engano, reparo que se tratava do início da campanha de sócios (novo cartão e angariação numa 2ª fase). Afinal, não tinham chegado ao extremo oposto de onde começaram. Mas, ai se eu não os conhecesse, com aquelas referências ao Benfica, FSF e Afra pareciam o arquétipo da gestão passional!… na sua versão mais idiota, acrescente-se. Afinal, era uma espécie de estratégia à Camacho mais sofisticada.
Afra apresenta-nos o novo cartão de sócio «muito inovador, porque tem três vertentes: mantém todas as funcionalidades do anterior» (Eh lá!!); «…é, ao mesmo tempo, um cartão de fidelização…» (descontos nos consumos dos produtos das empresas parceiras…), «…e é também um cartão bancário...»
Resumindo, uma versão verde-e-branca das potencialidades de descontos no consumo de grandes marcas associadas e - inovação das inovações - a partir de hoje posso continuar a dar lucro aos bancos… mas com alegria! Consome baby, consome!
Em abono de Afra e da verdade, fiquei apenas esperançado quando li umas curtas linhas onde ele deixa antever o papel dos núcleos na fase de angariação e das “experiências Sporting” (se bem que para aceder a estas, primeiro vou ter de fazer despesas noutras empresas). Já é qualquer coisinha. Mais, apesar do pior timing do mundo (Por tatoutis!! Isto não vem nos manuais??!!), até dou o desconto da dúvida sobre a atracção ‘racional’ que este tipo de ofertas possa produzir. Mas, por via das mesmas dúvidas, é também aqui que a esperança se começa a evaporar. Como o Sporting precisa de soluções estruturadas e a longo prazo, receio bem que este “cartão de fidelização” se esgote em alguns meses (a não ser que venhamos a vencer o campeonato, a taça Uefa e a Champions do próximo ano. Estarão eles a contar com isso?).
O problema está pois em entender isto de fidelização.
Continua…
PS- Espero que desta vez não aldrabem os sócios que angariarem um novo sócio e lhes atribuam os devidos pontos convertíveis em produtos Sporting. Há ano e meio atrás não foi isso que fizeram aqui com o paulinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário