terça-feira, 29 de abril de 2008

Tiro de partida

O processo de recolha de assinaturas para a convocação de uma assembleia geral extraordinária tem dado azo a uma série de iniciativas por parte da direcção do Sporting, e dos interesses que se movem à sua volta. Iniciativas que procuram não somente controlar os dados que uma Assembleia-Geral não controlada podem causar mas que tentam também esvaziar o acontecimento da sua inquestionável importância. Desde notícias sopradas para os jornais versando a aquisição dos passes de jogadores emprestados, passando pela instrumentalização de Sá Pinto, até à decisão de finalmente organizar o Congresso a Hidra não se tem poupado a esforços. Assim, hoje foi dado o tiro de partida oficial para as batalhas que se avizinham, nomeadamente as que respeitam a propriedade do Estádio e da Academia, a venda das acções da SAD e o aumento de capital. A direcção anunciou hoje uma Assembleia Geral a ter lugar no dia 30 de Maio. Na agenda encontram-se a apresentação do relatório de contas do terceiro trimestre deste exercício e a aprovação de um empréstimo obrigacionista de 20 milhões de euros que, se confiarem aqui no Zandinga, vai ser a desculpa para justificar a passagem do Estádio e da Academia para a SAD. De qualquer forma, é altamente aconselhável ler a notícia na Bola, já que mais uma vez revela as ambiguidades da relação entre clube e SAD. A SAD do Sporting é que vai pedir o empréstimo, que tem de ser aprovado em sede de Assembleia Geral, mas o relatório de contas vai ser apresentado aos accionistas... Ou a notícia está mal redigida, hipótese não desprezável, ou...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não pondo de parte a hipótese de haver rasteiras, ou mesmo entradas a pés juntos, da actual direcção (do clube e da SAD), presumo que este empréstimo de 20 M.€ venha somente substituir o anterior de 18 M.€ - cujo vencimento está próximo.

De qualquer forma, lá estarei nessa AG da SAD, na dupla qualidade de sócio do Sporting e de accionista da SAD.

Quanto à qualidade da notícia d' A Bola, basta ler o parágrafo que diz:

"as contas do terceiro semestre relativas ao presente exercício"

Vamos ter de inventar nomes para os novos 6 meses dos anos com 18 meses :)

Ou seja, vou tentar encontrar o comunicado oficial de convocatória da AG.

Luizinho disse...

Pois,

talvez tenham sido afirmações algo precipitadas. Mas a notícia original não referia o facto de este empréstimo vir substituir o outro.
Depois também não deu para perceber se a coisa vai acontecer na SAD ou se o clube tem alguma coisa que ver com isto.

SL