terça-feira, 22 de abril de 2008

Olhe, desculpe, o senhor vai ter de me acompanhar se faz favor...

Partilhava eu o outro dia da convicção de que esta direcção que em sorte nos calhou teria já abandonado a ideia de fazer do Sporting um country club. E tinha razão.
Os seus insignes dirigentes, apercebendo-se, por um lado, da contradição latente entre a obsessão da venda de património e haver espaço para construir campos de ténis (sempre há o Estoril Open) de pólo ou de golfe, e por outro lado, do facto de o Sporting ser um clube inserido na malha urbana da capital, chegaram à seguinte conclusão: isto não vai lá com um country club. Vai com um gentleman’s club! A bem ou a mal.

Provas faltassem, na sua habitual coluna no jornal Sporting, o nosso ilustre director de Relações Públicas Maurício do Vale, desfaz-nos as dúvidas com uma “portaria” sobre novas tendências, intitulada “CÓDIGO DE VESTUÁRIO”. Ela previne-nos da obrigatoriedade de usar casaco e gravata(?) na Tribuna de Honra do estádio. Como os hábitos são lixados de se instituírem, é da argúcia de Maurício que extraímos as mais lindas balelas do mundo...
Preparados? Passo então a citar as melhores partes (com comentários meus a azul sempre que se justificar):
«Era já um desejo antigo, que ainda não reunira condições para ser levado à prática. [que condições existirão agora? será que o Lidl está a vender kits de moral, costumes e meios de coerção num só pacote?]. Mas, recentemente, foi possível implementar o uso e casaco [assim mesmo: “o uso e casaco”. não fui engano meu. foi ele que se engasgou] para frequentar a Tribuna de Honra do nosso Estádio. Algo que tem sido imposto com a tolerância e a prudência tidas convenientes [que cavalheiros que eles são…]. É convicção que, em breve, já será uma prática por todos respeitada [se algum engraçadinho a desrespeitar será expulso do club e “encaminhado” para as bancadas de baixo onde estão os feios porcos e maus]. (…).
Porquê assim? (…). Tão somente porque os valores devem nivelar-se por cima, sabido é que não basta ser… é preciso parecer… (…) Distinguido ambientes e os factos que lhe estão na origem. Não se vai a um casamento em fato de banho… (…).
Uma Tribuna de Honra deve ser um espaço nobre, de valores e expressões capazes de fazer escola de virtudes. (…).
Elegância é também um valor que o traje demonstra (ou não). Elevação é um princípio. (…).
O futebol (um clube) tem de ser um mundo aonde os altos dirigentes vão sem sentir que descem…
[lá está…] (…). Ir a um jogo, particularmente a uma Tribuna de Honra, ou a um camarote distinto, deve ser uma prática demonstrativa de festa em pleno respeito dos mais elevados valores. Do vestir bem ao «fair-play» [aqui caíram-me as lágrimas]. E quanto mais for assim, mais o futebol se nivela por cima, social e culturalmente. (…).
Lá fora, há muito que é assim! Vestir casaco (e gravata, porque não?) não é arrogância. É sinal de respeito e mensagem de bom exemplo. Lá fora, e os que são grandes, lá sabem porquê!»
[a 23 pontos do 1º lugar? que interessa isso?... somos nóós, somos nós, campeões do provincianismo, somos nóóós!..].

Eu pergunto, onde estão agora aqueles que sempre criticaram estes senhores?? Querem prova mais cabal do que esta de como estes senhores trabalham incessantemente para resolver os problemas do nosso clube?!? Onde estão agora os que os acusam de não se preocuparem com os adeptos?! Até com o nosso guarda-roupa se preocupam!! Perfeito perfeito (capricho meu!), seria colocarem em todas as portas de entrada, um agente de controlo da indumentária. E ainda um chip nos torniquetes que comprovasse que o nosso cartão de sócio/VISA tivesse saldo mínimo de pelo menos 5 dígitos! Em nome da Elevação.
Vivam os nossos dirigentes!
Viva o Sporting Clube de... de onde era mesmo?

12 comentários:

master lizard disse...

Estou chocado! Há lacunas graves neste "Código do Besteário". Inadmissíveis lacunas!
1- Não há uma referência ao tamanho da unhaca? Não há mínimos para a unhaca?
2- E a patilha? Dá direito a patilha ou não?!!
3- O cabelo é com ou sem risca? E a risca é ao meio, de lado, ou em diagonal?
4- O fato é completo? Pode-se ir sem colete? Risquinha ou liso?
5- Quanto à gravatinha... é Hermès ou serve da Boss?
6- Pode-se usar tacão alto?
7- E as mulheres não têm direito a referência...?

(NB- agora a sério: isto diz bem do que é a "elite" do Sporting hoje... Coitadinhos pá!)

paulinho cascavel disse...

As dúvidas são bem pertinentes, Master Lizard. Eu próprio telefonei à Paula Bobone a ver se ela vai lá dar uma formação à nossa "elite" pá. Isto não pode ser assim. Está muito pela rama..

paulinho cascavel disse...

As dúvidas são bem pertinentes, Master Lizard. Eu próprio telefonei à Paula Bobone a ver se ela vai lá dar uma formação à nossa "elite" pá. Isto não pode ser assim. Está muito pela rama..

Anónimo disse...

é só rir!
Isto é gente q não caga!

Anónimo disse...

Topei o Soares Franco num dos camarotes na final do Estoril Open, mas curiosamente ele não estava em conformidade com o dress code que querem implementar na Tribuna. Há camarotes e camarotes, suponho.

Virgílio disse...

Rísivel e Ridículo...

"...Tão somente porque os valores devem nivelar-se por cima, sabido é que não basta ser… é preciso parecer"

Julgava eu que esta máxima se aplicava às atitudes e não à vestimenta... Agora quando quizer que avaliem os meus valores intrinsecos e de carácter coloco um casaquinho da moda e uma gravata a condizer. Fácil!

Mas pronto é mais um que por lá anda e que de futebol percebe tanto como eu de tauromáquia...

SL!

Anónimo disse...

Este maurício já enjoa. Ele e as suas toiradas. Muitos anos a mamar...

candyman99 disse...

Isto é decisão digna de um Dâmaso de Salcede- http://www.esalvide.edu.pt/Recursos/Eca/personagens_ilustres.htm

O 7 Maldito disse...

Estamos entregues à bicharada, é o que é...
Esta direcção põe-me doente. Que gentalha...
abraços

Anónimo disse...

Palhaçada...P-A-L-H-A-Ç-A-D-A
Esta gente devia promover que fossem TODOS com a CAMISOLA e o CACHECOL... isso sim, devia ser considerado o "uniforme" para ver a bola...

Devem pensar que somos todos atrasados mentais.

O que mais me revolta é que muitos dos engravatados da tribuna, não são sócios (logo não pagam quotas), e provavelmente tb não pagam o bilhete do jogo... e até aposto que alguns nem do Sporting são...

SL
santosrpm

Anónimo disse...

Caro Cascavel,

Ouso dizer que - mais do que o desproporcionado rol de asneiras que esse Maurício profere - aquilo que me parece verdadeiramente preocupante é o facto de nós, adeptos, termos chegado ao ponto de discutir e/ou criticar códigos de conduta para o vestuário dessa pseudo-elite.

De uma forma sucinta, o que tenho a dizer sobre o assunto é o seguinte: puta que pariu essa gentalha que se senta na tribuna de honra. Portanto, como calcularás, não poderia estar a borrifar-me mais para o facto de eles usarem gravata, blazer, cuecas de fio dental ou t-shirts com nódoas.

Acho preferível que nos centremos, por isso, no essencial: o Sporting. O nosso Sporting, não o Sporting desses atrasados mentais.
Quanto a gravatas... é assunto sobre o qual conto debruçar-me apenas no dia em que tiver de descrever os tons da gravata que o Soares Franco usava no dia em que anunciou que se ia embora.

Saudações.

OLeãoRampante disse...

Ridículo.

Tenho a certeza de que os nossos fundadores eram bem mais humildes que estes "senhores", e no entanto mais nobres.

oleaor.