quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Luizinho Freitas

Apesar dos nove reforços contratos no Verão a nossa SAD (é triste, mas é verdade) prepara-se para apostar no mercado de Inverno. Como geralmente ganho o campeonato e a Liga dos Campeões no CM ouso agora ousar e, deste espaço popular, mandar umas sugestões ao timoneiro Freitas.
Toda a gente percebe que é preciso um defesa esquerdo e um avançado. Estes deviam ser já contratados a pensar na próxima época e não se deviam comprar mais jogadores no Verão. No fundo a ideia é entrar já em pré-época a ver se não damos seis meses de avanço ao Porto. Por isso, e antes de passar às minhas sugestões para os reforços dou-vos já o plantel da próxima época.

G.R. - Ficam os que já estão
D.D. Ficam os que já estão
D.C. - Polga, Tonel, Carriço e outro elemento a definir (pode ser das escolas, Renato, Semedo, ou não)
D.E. Reforço a ser indicado ainda nesta posta e Tiago Pinto ou André Marques. O Ronny pode ser transferido, oferecido, trocado ou seja lá o que for. O Had felizmente é emprestado e vai-se embora na pior das hipóteses em Junho.

Meio Campo, partindo do princípio que o Veloso sai
Ficam - Adrien, João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli, Pereirinha
Entram - Celestino, Paim e Ibrahim
Saídas - Farnerud, Paredes e Celsinho. O Izmailov se der para ficar mais um ano por empréstimo é na boa. Se for quatro milhões não vale a pena.

Ataque- Liedson, Paez e reforço de Janeiro de indiscutível qualidade. Entre Djaló, Purovic e Saleiro escolher um.

Agora aos reforços de Janeiro. Deixo três sugestões. para além do defesa-esquerdo e do ponta-de-lança ofereço-vos também um central (que pode estar fora das possibilidades fianceiras do Sporting, quiçá). Para não haver publicidade enganosa, posso dizer que todos os reforços foram observados no site do Luis Freitas Lobo.


Jean Kristiansen
Nacionalidade: Dinamarca
Posição: Lateral esquerdo
Idade: 23 anos
Clube actual: Esbjerg (Dinamarca)
Um forte lateral esquerdo (1,80m. e 73kg.), estilo cursor de faixa, com grande capacidade ofensiva, faz todo o corredor, pelo que também pode jogar como médio ala no mesmo flanco. Uma vez internacional pela Dinamarca, titular indiscutível do Esbjerg desde os 19 anos, também possuiu sentido de remate e esta época, nas incursões ao ataque, fez 10 golos em 32 jogos. Aos 23 anos, tacticamente culto, é um caso sério a seguir

Avançado:
MLADEN PETRIC
Nacionalidade: Croata
Idade: 26 anos (1-1-1981)
Posição: avançado
Clube: Basileia
CARREIRA:
1998/99 Baden 22 /4
1999/00 Grasshoppers 0 (2) 0
2000/01 Grasshoppers 8 (19) 5
2001/02 Grasshoppers 12 (15) 6
2002/03 Grasshoppers 15 (15) 13
2003/04 Grasshoppers 25 (3) 6
2004/05 FC Basel 13 (3) 5
2005/06 FC Basel 26 (5) 14
2006/07 FC Basel 15 (1) 14
Actual melhor marcador da Liga suíça, onde já joga há nove épocas (Baden, Grasshopers, cinco anos, e Basileia, desde 2004/05). Leva 14 golos em 16 jogos. O mesmo numero que marcou a época passada. Com 26 anos, o croata Mladen Petric, esguio a fugir às marcações (1,83m. e 79kh.), esquerdino, tem um remate colocado, mesmo de fora da área. Não é, no entanto, um ponta de lança nato. É mais um avançado móvel que joga nas costas de um nº9 clássico furando depois nos espaços vazios ou, sobretudo, quando descaí para a direita e rasga depois de fora para dentro.

O central:

OGUCHI ONYEWU
Nacionalidade: EUA
Posição: Defesa-central
11 vezes internacional pelos EUA
Idade: 23 anos (13/5/82)
Altura/peso: 1.92m • 91kg
Categoria: talento emergente (nivel 4)
Clube actual: Standard Liege
Carreira:
2002/03 Metz 2 (1) 0
2003/04 La Louvière [emprestado] 24 (0) 1
2004/05 Standard 29 (1) 3
2005/06 Standard 29 (0)

Apontem este nome: Oguchi Onyewu, um alto (1,92m. e 91kg.), forte e elegante americano. Filho de pais nigerianos, fez toda a formação futebolística no soccer universitário dos EUA, até que foi descoberto, em 2002, com 19 anos, pelo Metz. Seria, porém, na Bélgica que Onyewu iria demonstrar a categoria do seu futebol. Após uma época emprestado ao La Louviere, joga desde há duas épocas no Standard Liege.
Ambidestro, com perfeito sentido posicional, quer actuando no eixo de uma clássica defesa a «4», quer jogando descaído para um dos lados numa defesa a «3» (como também faz Bruce Arena na selecção dos EUA), está sempre atento para cortar linhas de passe. Possante, não receia o choque e embora não seja muito rápido, sai bem na antecipação.
Com a bola nos pés, revela grande tranquilidade, controla e passa curto ao meio campo. Nas bolas paradas, a defender ou a atacar, o seu jogo aéreo pode fazer a diferença. Sem dúvida, um excelente defesa central para brilhar no Mundial 2006 com a selecção americana.

4 comentários:

Yazalde disse...

Não foi esse que também no seu blogue fez menção ao purovic e ao cardoso como estrelas emergentes?
Creio que sim, não se pode acertar sempre...

Luizinho disse...

Então vai lá ver o que é que ele diz do Drogba ainda estava no Guimgamp ou de mais duas ou estrelas do futebol mundial, ainda não eraqm ninguém. O homem não é perfeito, e menos culpa tem das direcções do Sporting e do Benfica serem o que são.

Anónimo disse...

O Celsinho baza.
Foi por não ter jogado nada contra o benfica? é que eu não vou aos treinos e gosto sempre de ver pra crer pra me calar duma vez.

Luizinho disse...

Pois. Deve ser tipo Yazalde ou Acosta. Está só a demorar um tempo a adaptar-se ao calor de Portugal...