segunda-feira, 30 de maio de 2011

De Alcantâra à Covilhã

Vale a pena ler o excelente post no Cantinho do Morais, onde se procura reflectir sobre um dos aspectos mais negligenciados da política desportiva do Sporting: a forma como nos relacionamos com outros clubes e a forma como conduzimos as nossas políticas de alianças. A subida do histórico Atlético Clube de Portugal à Liga Orangina e a manutenção do Sporting da Covilhã nessa mesma divisão lançam o mote para o debate.

Manuel Brito



Faleceu ontem, dia 28 de Maio, aos 62 anos, Manuel Brito, um dos maiores andebolistas portugueses de sempre e um dos grandes símbolos do andebol leonino de todos os tempos. Manuel Brito representou o Sporting como jogador durante 22 anos, entre 1964 (ano em que ingressou no escalão de juvenis) e 1986 (última época com a camisola leonina).

Manuel Brito fez parte da célebre "equipa maravilha" do Sporting que, sob o comando técnico de Matos Moura, alcançou, entre 1968/69 e 1972/73, um feito ímpar no andebol português, conquistando 5 campeonatos nacionais consecutivos e sagrando-se assim pentacampeã nacional, proeza até hoje inigualável.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pavilhão

No âmbito do período de discussão publica do Plano de Pormenor Alvalade XXI, que decorre entre os dias 4 de Maio e 2 de Junho de 2012, a Câmara Municipal de Lisboa, vai realizar no Auditório Artur Agostinho, (Estádio de Alvalade), um reunião pública de esclarecimento, na próxima segunda-feira dia 30 de Maio de 2011, pelas 18.30H. A referida reunião debaterá a área de intervenção do futuro Pavilhão do Sporting Clube de Portugal.

Beira-mar City

Estes ao menos assumiram-se e pouparam 15 anos de jogadas e artimanhas....

Segundo informações anteriores de António Regala, o actual responsável pela direcção, «a SAD vai ter um capital inicial de um milhão de euros. Desses, 80 por certo serão do investidor, 15 por cento do clube e cinco por cento dos sócios.

Subsídios para a mística sportinguista acrescidos da crítica da contratação desportiva

Não faço ideia se Alex Silva é bom jogador ou não, mas oponho-me veementemente à sua contratação. Deveria ser vedada, no Sporting, a aquisição do passe de qualquer jogador com irmãos que desenvolvam a mesma actividade profissional. Falo-vos, como é evidente, do princípio do irmão mau. O Sporting tem uma longa história de ficar com o pior irmão. Não sei quando começou mas a verdade é que desde que me lembro que assim é. Exemplifico: Ali Hassan era o irmão mau de Hossan Hassan, ponta-de lança egípcio cuja vinda para o Sporting foi objecto de intensa especulação na passagem dos oitentas para os noventas; Assis, o irmão mau de Ronaldinho Gaúcho; Pontus Farnerud, o irmão mau de Alexander Farnerud. Podem contrariar este argumento com Paulo Silas, irmão bom de Paulo Pereira. Gostaria de recordar, porém, que a passagem de Silas pelo nosso clube foi coroada com fugazes lampejos de futebol e não com prestações sólidas e a sua saída foi em conflito com a direcção. Alex Silva é irmão do Luisão. Diz-vos o Luizinho que, olhando para o passado e para o modus operandi das forças cósmicas, nolens volens, é gajo para ser o irmão mau.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nota-se

Diz o EnGodinho, hoje na newsletter do clube: "No Sporting Clube de Portugal, as decisões são sempre tomadas e reveladas a seu tempo, sem influência de «forças exteriores»."

Nota-se

Dizia o EnGodinho no outro dia:
"Fiquei surpreendido quando, de facto, o ouvi falar (António Salvador). Nada se alterou. Disse que falaria do novo treinador no final desta época, que termina a 30 de Junho".

Já se tinha notado também no fim-de-semana aquando do início dos treinos do circo Luís Duque.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Paciência, já é oficial...

O Domingos Paciência já é oficialmente treinador do SCP.

Vira o disco...

Lembro-me do candidato Godinho Lopes ter dito, durante a campanha eleitoral, com um ar convicto, que se ganhasse haveria uma só voz a falar no Sporting. Era a ele que cabia a palavra sobre a comunicação no Clube. Se calhar lembram-se de o ouvir dizer isto.
Passado tão pouco tempo não se ouve senão a voz de Luís Duque. Duque domina a toda a largura do campo. Ele está pronto para sair, ele sai, ele afinal não sai, ele tem o apoio do presidente, ele nunca se demitirá das suas responsabilidades. Enquanto isto o presidente cala-se, ele que seria a única voz audível no Sporting.
Não se pode deixar de estranhar esta ausência do presidente. E também não se pode deixar de estranhar que, nesta altura, a nova direcção ainda esteja —segundo Duque, porque o presidente mantém-se mudo— a "encontrar o caminho para criarmos uma equipa competitiva [e] uma estrutura forte para a conseguirmos". Pensava que isto já estava tudo tratado... Como Duque ficou, imagina-se que ganhou algo com isso. Vamos ver o que ganhou o Sporting.
Nada disto me parece grande coisa como estratégia do Clube. Verão quente à vista...
O Sporting continua a viver num clima de intriga, de choques de interesses instalados e de birras de dirigentes. Que é feito das promessas eleitorais? Que é feito da voz de comando?

domingo, 22 de maio de 2011

Luís Duque continua no Sporting

Afinal Luís Duque continua no Sporting. A ser verdade (que ele quis sair e que agora já não sai...) resta saber quem cedeu a quem e o quê... Se "sempre" teve o apoio do presidente em que é que consistiam então as divergências?

Cardinal sai mas o circo continua

Cardinal foi embora mas o circo assentou arraiais em Alvalade. Parece que Duque já não sai, mas a verdade é que alguém andou a usar os jornais para marcar posições. Assim, de primeira, diria que foi o próprio Duque. A altercação, como alguém refere num comentário ao post anterior, estava relacionada com a saída de Mil Homens, que estará a ser protegido por outras pessoas da direcção, em detrimento de Couceiro. Por outro lado, Paulo Sérgio que devia ser vergastado em pelourinhos por esse mundo fora onde quer que existissem núcleos sportinguistas, também já veio lançar mais achas para a fogueira. O habitualmente reservado e ponderado Abel também resolveu publicamente dar as suas opiniões sobre a saída de Liedson. Não sei se as declarações de Abel correspondem ou não aos sentimentos ao ex-avançado do Sporting, mas revelam sobretudo que as guerras intestinas no clube continuam. Mas outra coisa também não seria de esperar de uma direcção que se construiu com base na sobreposição de interesses particulares, muitos deles conflituantes entre si e quase todos eles conflituantes com os interesses do Sporting Clube de Portugal. O que não se esperava, à semelhança aliás do que sucedeu com a anterior direcção, era que tudo isto saltasse tão depressa dos gabinetes para a esfera pública. Mas lá está: a burro velho não aprende. Era difícil que entre corruptos, arguidos, habilidosos, incompetentes, negociantes, lampiões, vendidos e simples otários as coisas corressem bem . A hidra, hoje em dia, talvez não passe de um saco de gatos.

A primeira baixa

E a procissão ainda nem saiu... Luís Duque pronto a deixar Alvalade.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inacreditável IV

Confesso que tinha uma certa esperança de vir aqui escrever que o Braga tinha ganho à equipa dos corruptos! Teria sido um melhor 'inacreditável' para finalizar. Mas não. Portanto, acho inacreditável que numa final Europeia entre duas equipas portuguesas, no fim não tenha aparecido a puta dum jogador com uma bandeira de PORTUGAL! Foi ver bandeiras do Brasil, da Colômbia, Uruguai, Argentina...até lá havia uma da Roménia e outra da Polónia! A maçã podre, Varela,  Beto e Micael, 4 jogadores da Selecção, e nada de bandeira de Portugal! Mas, e que dizer do Rolando, outro das Quinas, que nem sem lembrou de atar uma bandeira de Portugal juntamente à bandeira de Cabo Verde, que insistentemente carregou em ombros!!! É inacreditável!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inacreditável III (ou hoje é mesmo 1 de Abril)

Cardinal, jogador de futsal do Sporting, faltou ao treino desta quarta-feira para viajar até Dublin, de forma a acompanhar a final da Liga Europa entre F.C. Porto e Sp. Braga.

Ao que o Maisfutebol apurou, o jogador ausentou-se sem autorização do clube leonino, e já se encontra na capital irlandesa, oriundo de Lisboa. Por isso vai falhar também o jogo-treino com os juniores, marcado para esta tarde.

Ainda consigo comer o facto do gajo ser tripeiro e ser visto na claque, porque era um profissional e com bom rendimento. Agora faltar a um treino?!? Por em risco uma época quando estamos na fase decisiva?!

Inacreditável II

"A boa relação do presidente leonino e de Carlos Freitas com o extremo internacional português, aliado ao conhecimento da qualidade do jogador, levaram os dois dirigentes a equacionarem a possibilidade de regresso do médio a Alvalade..."

"Simão não se mostrou disponível para jogar no Sporting pois, pelo que foi possível apurar, tem um acordo com Luís Filipe Vieira para só voltar ao Benfica quando optar pelo regresso a Portugal." (como a fonte é o CM...)

Para além de baixarmos as calcinhas, ainda somos humilhados com a recusa de nos fod****!

Inacreditável I

A gratificação foi estipulada pela anterior estrutura, ou seja por José Eduardo Bettencourt e Costinha, e chocou os actuais dirigentes leoninos. Não, propriamente pela verba em causa, mas por se premiar o 3.º lugar e por se estender a toda a estrutura do futebol profissional, incluindo roupeiros.

Apesar de se tratarem de "pintelhos", a brincadeira deve ficar perto dos 200.000 euros...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Força ACOSTA

Na peça ("Beto" Acosta confiesa que hace meses sufre cáncer a la tiroides) esqueceram-se de mencionar que também és um dos grandes ídolos do Sporting Clube de Portugal! Força ACOSTA estamos contigo! Serás sempre o nosso MATADOR...MATADOR...MATADOR!!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um clube, dois sistemas

Um jogador de 18 anos saído da formação do Sporting Clube de Portugal tem de necessariamente, hoje em dia, e com a nova política que vem sendo implementada, rodar em clubes secundários para ganhar experiência. Um outro tipo de 19 anos, oriundo de um campeonato sul-americano menor, deve ser integrado no plantel para se adaptar ao futebol europeu e ao clube. A ver se eu percebo: a integração de um jogador da academia no plantel principal, sem garantia de poder disputar um lugar na equipa titular, é prejudicial ao seu crescimento desportivo. Um jogador que não provou nada de especial num campeonato sul-americano menor deve ser integrado no plantel como um dos +3 do modelo 23+3 porque isso lhe vai permitir crescer desportivamente. Tem lógica, sim senhor.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Juro que é verdade

Hoje sonhei que o Adrien e o Pereirinha estavam a ser contratados pelo Real Madrid. Isto não é uma piada, nem ironia, nem tão pouco sei o que significa. Mas a verdade é que aconteceu: hoje sonhei que o Adrien e o Pereirinha eram contratados pelo Real Madrid.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ainda a formação

Um plantel a incluir Custódio, Hugo Viana e Moutinho, Adrien Silva e Miguel Veloso, teria muita qualidade na zona onde se decidem os campeões. Mas para muitos sportinguistas faltaria magia, nervo ou músculo. São conceitos de futebol que devem discutir-se mas que não podem ser levados a verdades absolutas, de nenhum lado. Pela minha parte, prefiro ver o futebol de toque e de desmarcação destes jogadores, a ver um futebol de garra e determinação de outros. São gostos…

Acrescentem-lhe Carlos Martins e Varela. Tínhamos ficado com o Miguel Garcia, o Tello, o Tonel e o Liedson. Entretanto ainda apareceram o Carriço e o André Santos.
E em vez de fazer circular milhões à bruta como fizemos nos últimos anos tínhamos acrescentado a esta base três ou quatro jogadores de nível internacional. Alguém consegue dizer que estaríamos financeiramente mais pobres ou desportivamente pior?

Cada tiro cada melro ou momento CM

Referi lá em baixo o receio que as loucuras da dupla Duque-Freitas suscitam em mim. Dito e feito. Temos Wilson Eduardo pronto para entrar na equipa principal e vamos contratar um peruano cujas características são inteiramente idênticas às do jogador saído da formação. Pá, meus, a cena é simples. Contratem quatro jogadores. Um central com 30 anos, mais coisa menos coisa, e experiência interncional, um defesa-esquerdo já feito mas com alguns anos de futebol ainda nas pernas e um ponta de lança que marque golos. De preferência, também um tipo para aí com uns trinta anos. Se sobrar algum dinheiro contratem um extremo também com uns trinta anos, para o Bruma poder fazer uns jogos na próxima época e na seguinte estar pronto para jogar mais. É simples. Não gastem o nosso dinheiro à toa e não despachem metade do plantel. Basta despachar os que chegaram ao fim da linha: Abel, Polga, Nuno André Coelho, Grimi, Maniche, Zapater, Postiga, Saleiro e Djaló. Do Tales e do Cristiano nem sequer vou falar. Metade deles são substituídos por gajos experientes - os tais três ou quatro que entram de caras na equipa - e a outra metade por jogadores da nossa formação. É simples. Guardem o dinheiro que possam ter para o ocasional grande negócio que aparece sempre, p.e., Saviola para o Benfica, ou Raul para o Schalke, ou Guti para o Besiktas, ou qualquer coisa desse género. A ideia é melhorar para o ano para daqui a dois lutar para o título.