segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sporting-Trofense

Começo por dizer que não vi o jogo em Alvalade, é que isto de ser num sábado em Agosto não é a melhor altura, e como já tinha combinado ir a casa da minha avó este fim de semana tive de ver o jogo pela tv, sem comentários, pois era um lcd num bar, sem o ruído de fundo dos comentadores da sport tv.
O visualizar o jogo pela tv tem alguns inconvenientes como seja o não conseguir observar os desenhos tácticos e as movimentações das equipas, mas sempre dá para ver os casos do jogo na tv.
Quanto ao jogo foi o que se pode chamar meia hora à Sporting. Uma entrada motivada e decidida, a demonstrar um querer, sem ser atabalhoado, com bom pressing e cobertura aos homens da trofa.
O esquema táctico foi o mesmo do jogo na supertaça, porém agora já não houve as faltas de sintonia entre a defesa e o meio campo nem os passes enviados para as zonas vazias.
Começou bem o Sporting, numa jogada típica que já vinha da época passada, boa entrada de tonel a demonstrar que é um central goleador, e alguém na equipa da trofa que não fez os trabalhos de casa.
O Sporting empolado pelo golo inicial voltou à carga logo de seguida e izma conseguiu concretizar às três tabelas.
Mais uns minutos volvidos e yannick fez o três a zero num golo bonito de calcanhar, sem pressas a terminar uma boa desmarcação de roca e um bom centro de izma para o avançado leonino.
Ou seja, a equipa jogava um futebol bonito, rápido e com desmarcações constantes e bom posicionamento táctico no terreno, com passes para as linhas na qual surgiam izmailov na esquerda e yannick na direita, e com roca e encarregar-se de fazer girar o jogo a meio campo e a impulsionar as tabelinhas (parece que desde que casou com uma nutricionista deixou de ser texugo).
E posto isto acabou o espectáculo. Até se percebe que o cinema em Alvalade é ali ao lado, por isso quem paga bilhete para a bola não pode ser mal acostumado, senão o pessoal começa a ser exigente e a querer boas exibições os 90 minutos, vamos lá com calma!
E foi o que se passou, com a vitória garantida para quê correr, não havia necessidade. E até ao intervalo foi aguardar que o tempo passasse.
Veio a segunda parte e os jogadores vierem com as baterias recarregadas, mas também se esfumaram em 15 minutos, o resto é com tranquilidade, mas com excesso de tranquilidade os indivíduos da trofa lá saíram da toca e vieram para o ataque. E aí aconteceram os casos do jogo, primeiro polga a bloquear mentalmente e a fazer falta para vermelho num acesso de estupidez. Ele devia pensar que esta equipa da trofa era um perigo e que o 3-1 era um resultado muito perigoso vai daí faz um carrinho fora de tempo e derruba o adversário que ia isolados para a baliza, agora tem o próximo jogo para reflectir. O outro erro que também merece cartão vermelho foi a decisão do fiscal de linha de marcar penalti quando obviamente não o era, parecia aquele do chalana pela selecção em 84, logo o árbitro devia ser o mesmo.
Desta vez o patricio não defendeu e os homens da trofa sem saber ler nem escrever reduziram e ainda podiam ter feito o segundo golo, mas o paulo lá resolveu mexer na equipa, aquelas substituições também eu as adivinhei (perguntem ao meu irmão que é isento e que estava ao meu lado a ver a bola) e sem curso profissional, e foram lógicas, como tirar um 10 sem existência em campo e reforçar o meio campo, recuando o yannick para segundo ponta de lança, passando a ser um 4-3-1-1. E foi gerir até ao fim, o que poderia ter dado mais um golo com a equipa forasteira já se preocupações defensivas (uma espécie de defesa).
O que eu retirei deste jogo é que o sistema táctico evoluiu de um losango para uma espécie de losango, como no jogo anterior roca que não joga nas linhas vem para o meio ficando o ataque do flanco entregue a abel, o que não sendo coincidência provocou as melhores idas do trofense ao ataque, pelo lado direito do Sporting. Agora no próximo jogo a sério vamos ver como paulo resolve este problema, não conseguindo a equipa jogar noutro esquema táctico, como se viu na pré-época e indo caneira para o lugar de polga vamos esperar que o jesus não perceba nada de futebol ou que o abel aprenda a ser um defesa direito também em vez de ser só um lateral direito.
O resto da equipa esteve num plano aceitável, num bom plano nos primeiros 30 minutos, para ainda é preocupante o desiquilibrio mental e táctico que se operou após a expulsão, sendo que o sistema foi o mesmo na defesa e no meio campo e a ganhar por dois golos de vantagem, o que demonstra ainda alguma imaturidade colectiva, pois seria só de esperar que o sector atacante se ressentisse e deixasse de funcionar plenamente. Mas vamos aguardar por braga para ver se isto foi passageiro, se era a emoção do inicio do campeonato. É sempre de destacar o tonel que esteve impecável na defesa e marcou o primeiro golo, o patricio que esteve bem dentro dos postes e na relação com a defesa. No meio campo o roca que vai pautando o jogo da equipa e no ataque o djaló pelas desmarcações e fluidez de jogo, embora continue a achar que precisa de melhorar a qualidade de passe. Pela prestação menos boa o pipi, que desde o fim da época passada parece ausente e sem rasgo de criatividade e o moutinho que esteve cometido às funções de trinco onde realmente não é a sua posição.
E este jogo já deu para ver que realmente a fragilidade do sporting esta época é o lugar de trinco, sem veloso não há ninguém para fazer o papel de forma efectiva e segura. Pois se o papel era passar uma linha mais clássica de 4 no meio campo, donde com dois médios centros se dispensava o trinco, ela não foi conseguida. Além de que o suposto losango continua a exigir um 10, e sem o pipi em forma também não há um dez a sério, moutinho e roca não o são, são remendos para o lugar de um verdadeiro 10, que para o nível do campeonato é capaz de ir chegando.
Agora não posso deixar de dar uma palavra sobre a equipa da trofa, é que eu não estive no estádio mas paguei a game box mais cara do que o ano passado, ou seja se o preço subiu também o deveria subir o nível das equipas (lógica mercantilista e sadista). Ora estes gajos da trofa sabiam-se que davam uns pontapés na bola e que se costumam encontrar todos os sábado à tarde para fazer uma peladinha entre solteiros e casados, lá arranjaram uma equipa e vieram até Lisboa, tipo turismo desportivo, como o facto de estar na liga principal é a medalha deles. É que uma coisa é jogar à bola, outra é jogar futebol, onde além da técnica, se exige atitude competitiva é conhecimentos de pressão, defesa, ataque, marcações à zona e ao homem e estratégia de ataque.
Não consigo admitir que uma equipa da primeira liga deixe um jogador adversário plantado na pequena área como no terceiro golo do Sporting, ou que as jogadas de ataque dos tipos tenham na maioria das vezes ter sido como se jogava FIFA 98, corre-se com a bola e remata-se à entrada da área, a diferença é que no jogo a bola costumava entrar. Por isso espero sinceramente que esta equipa mostre algo mais e que a maioria das equipas desta liga não seja tipo o campeonato do Koweit. Parece-me que o treinador dos tipos quis por a equipa a jogar com três centrais, só que esqueceu-se de avisar os defesas centrais de que eles eram três, para ai só ao intervalo é que se aperceberam.
Para finalizar só espero que em braga o Sporting entre como neste jogo, que não jogue só meia hora e que assim não dê a primeira parte de avanço como a época passada. Ah e que o abel esteja muito certinho a defender e o pipi acorde do transe.
Off-topic parece que se anda a levantar alguma poeira com o vuk, e parece que os bufos continuam por alvalade, pois se os sportinguistas muito afoitos se acossaram com as declarações do filipovic eu pelo contrário preocupai-me é como é que ele soube. E achei caricatas as declarações de bento a dizer que ele em fevereiro o abraçou, o que dá a pensar que há meio ano que vuk não abraça bento. Mais uma novela.
E estiveram cerca de 25 mil pessoas em Alvalade, ou seja o copo está meio cheio ou meio vazio, conforme a perspectiva, nunca é demais recordar este tratado composto de 6 volumes escrito pelo Paulinho cascavel há uns meses atrás, em parte I, parte II, parte III, parte IV, parte V, e parte VI. Enjoy it.
Saudações Leoninas

4 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente nao vi o jogo porque estava em viajem, mas fico feliz por termos começado bem. No entanto para a semana será um teste bem mais a sério que o Trofense, espero sinceramente que o Sporting esteja a altura. Na época passada começámos por perder o campeonato nas primeiras jornadas, após a derrota com o FCP que teve o habitual empurrão de terceiros. Temos que estar atentos e concentrados para vencermos o Braga e caminharmos mais confiantes neste início.

Pergunta - O Danny foi comprado pelo Zenit por 30 Milhões de Euros. Não tem o Sporting direito a uma parte pela formação do jogador?

Aquele abraço e saudações leoninas,

Pedro

Yazalde disse...

amigo candelária:

Isso também eu gostava de saber!
Todavia espero que sim, embora não acredite que se houver uma cláusula ela atinga os 25% do valor do passe.
SL

Luizinho disse...

O Sporting recebe cerca de 400 mil euros pelos dois anos que cá esteve...

Anónimo disse...

Vem escrito no jornal O Jogo.
Neste tipo de transferencias, os clubes formadores repartem entre si 5% do montante da transferencia e como diz e bem o Luisinho, o Sporting aufere um pouco mais de 400 mil euros. Nao esquecer que o Dinamo de Moscovo tera pago 2 milhoes de Euros pelo passe do jogador para o levar do Sporting em 2005.

Saudacoes Leoninas
Petinga