segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pequim 2008


Apesar do título da posta ser Pequim 2008, não é meu objectivo fazer uma retrospectiva dos jogos em si! Sendo o Sporting o clube mais medalhado a nível nacional e com relevância no panorama internacional, há que dar aqui alguma importância devida ao JO. Gostaria que este post fosse motivado por inúmeros momentos de felicidade, mas não, o que preciso é de desabafar! Poderia estender-me a falar de toda a participação portuguesa, mas há 2 casos que me estão a revoltar.
Primeiro, com base nas declarações feitas ontem pelo inevitável Rui Santos, o ciclista Sérgio Paulino andou a receber uma bolsa mensal de mil e muitos euros durante estes 4 anos tendo em vista a preparação dos JO. Todo esse dinheiro, para 1 mês antes da competição vir anunciar que tem asma e afinal não pode ir! Fogo será isto mesmo verdade?! Por um lado considero que todos os atletas o que mais ambicionam é participar nos JO, pois são o esplendor máximo das modalidades. Também considero que a saúde dos atletas é mais importante que qualquer participação. Mas porra, só terá sido detectada a asma a 1 mês da partida?! Só agora nessa altura é que reparou que Pequim tem índices de poluição elevadíssimos?! Tenho pena que um medalhado de prata em Atenas se comporte desta maneira. À mulher de César não basta ser séria, tem de parecer...e neste caso não parece.
Segundo, e este é que custa mais porque ouvi as declarações em directo e sei que é verdade, Marco Fortes. Não é que, após ter sido eliminado no lançamento do peso, com 2 nulos e 18,05m (muito abaixo do record pessoal 20,13) o gajo vem dizer que a hora foi prejudicial para o seu desempenho..."A esta hora é bom é estar na caminha"..."na caminha de perna esticada a descansar"...FODASSE! Mas o que é isto?! Podemos AINDA não ter as melhores condições para preparar convenientemente os JO, mas o estado (nós) gastou 15 milhões de euros na preparação deste evento! 15 milhões não podem ser investidos em mandriões!!! Pior! Sim há pior! Este Marco Fortes é atleta do Sporting!! Por algum motivo o COP veio pedir, sem referenciar nomes, mais profissionalismo e brio! Ah! Também acho piada às noticias que tentam "esconder" a caminha.

Para finalizar gostaria de agradecer ao Obikwelu o esforço que fez devido ao seu problema no joelho, e humildade que demonstrou ao serviço do Sporting e de Portugal. Gostei de ver o pedido de desculpas...talvez os outros atletas tivessem também que trabalhar nas obras para aprenderem a não dizer parvoíces.
E claro, muitos parabéns à Vanessa Fernandes, que apesar de ser Benfiquista, tem elevado bem alto o nome de Portugal. Foi a 21ª medalha de sempre para Portugal. É um exemplo a seguir. Esperança agora no Nelson Évora, Naíde, Gustavo Lima...

4 comentários:

Luizinho disse...

Essa do Marco Fortes é capaz de ter sido ironia. O gajo deve ter respondido com humor a uma pergunta parva de um jornalista e cai-lhe tudo em cima. Algo bem lusitano, a falta de sentido de humor. O que a malta gosta é de desculpas esfarrapadas de injustiças de arbitragem e desculpas solenes. eu pelo menos não acredito que essa do "na caminha é que se está bem" fosse uma resposta "séria". E sinceramente queria que a Vanessa tivesse caído da bicicleta. Benfica nunca! Venha de lá a medalha para a Naíde!

Barbosa disse...

Então o melhor é ele dedicar-se ao levanta-te e ri, e mesmo assim... Vi as declarações e não me pareceu que fossem para rir. Até considero que sou um gajo que sabe rir...

Luizinho disse...

eu só via as declarações reproduzidas por escrito, mas se a coisa não foi feita com ironia e humor é um caso bem feio. Mas se foi esse o caso cada Laurentino tem o Fortes que merece!

Anónimo disse...

Apesar de não ser português, o verdadeiro fenómeno destes jogos tem um nome: USAIN BOLT! Que atleta fenomenal!