domingo, 17 de agosto de 2008

A Promessa







Pois ontem jogou-se mais uma supertaça Cândido de Oliveira, num estádio de boa memória para todos os contribuintes portugueses, que actualmente já serve para algo mais do que o jogo dos amigos do figo.

Foi um jogo entretido.

No jogo de ontem apareceram duas equipas compactas e já organizadas, se bem que houve pouco qualidade de jogo, muito dividido a meio campo sem nenhum elemento a destabilizar, no fim saldou-se por um jogo com muita entrega mas sem qualidade.

Pelo decorrer do jogo notou-se alguma desconexão entre os elementos das equipas, em especial na defesa, pelas abébias de parte a parte que terão de ser rapidamente corrigidas.

Desta vez houve que realçar a característica de o porto procurar um 4-3-3 híbrido, no qual cebola muitas vezes vinha a trás juntando-se ao trio do centro.

Pelo Sporting, felizmente que roca não gosta do losango e como tal vinha sempre para o meio para junto do trinco moutinho, pelo que sobrava izma do lado esquerdo a fazer o corredor. Deste modo, se roca vindo para o meio cria uma maior amplitude de jogo com os seus passes longos, do outro não existe ataque pelo flanco direito. Assim as despesas do ataque ficaram entregues a abel, o que não agrada muito, pois pode criar vários desiquilibrios a nível defensivo, e ontem paulo bento resolveu a metendo caneira do lado esquerdo, assim um subia muito e o outro pouco, pois é um problema desta equipa não ter laterais com consistência ofensiva e defensiva.

No ataque vale a entrega dos avançados para disfarçar as fraquezas técnicas, que poderão obviamente ser colmatadas por liedson (em forma) e por vuk.

Continuamos sem um jogador desequilibrador no ataque e não temos um 10 a sério.

Mais observações para esta equipa ficam para ver como vai ser feito o encaixe de veloso e de Vuk, pelo que sendo esta equipa mais consistente em qualidade do que a equipa do ano anterior, que também foi escolhida por paulo bento.

Raro foi ver que o saldo final desta equipa do Sporting era mais caro do que a equipa do porto, segundo dados do colega pantera.

Seguramente fizeram bens os apupos da época passada para os super gestores sadistas perceberem que no futebol não há campeões bons e baratos.

Pelo jogo em si qualquer das equipas podia ter marcado primeiro e neste aspecto o Sporting consegui aproveitar umas das oportunidades, ao invés do porto.

Uma nota quanto aos putativos candidatos ao el dourado no estrangeiro, quaresma nem se vê (e é apenas o melhor jogador em termos absolutos do campeonato), os outros dois lucho e moutinho estiveram amorfos, a deambular pelo campo, se lucho ainda fez um bom remate viu-se a sua falta de concentração na deficiente e previsível marcação do penalti, e moutinho esteve muito apagado, quer pela posição inicial de trinco quer depois a 10, só se libertando no fim do jogo quando o mesmo estava ganho.

Dos jogadores a destacar izmailov como o melhor em campo e do lado do porto, não pelo jogo que fez, mas pela surpresa, hulk. Nunca tinha visto o tipo na vida mas mostrou boa técnica e bom a rematar com os dois pés. A seguir.

Quanto ao árbitro achei a arbitragem normal e do sítio onde estava no estádio, de costas para o caneira, pareceu-me ser penalti.

Fora isso faz-me feliz ver que jesualdo só consegue mesmo ser campeão no porto, não dá para mais nada (como co adrianse).

Agora é esperar para ver como está a preparação física e mental da equipa, para não se repetir os erros do ano passado, também ganhamos a supertaça e fizemos um campeonato miserável a vinte pontos do campeão.

P.s: continuamos sem capitão de equipa, ontem o fantoche que usa a braçadeira de capitão do Sporting reafirmou o desejo de sair para outra liga mais competitiva (não para um clube mais rico).

p.s.2: é sempre melhor ganhar uma supertaça e uma taça do que nada, mas troco-as todas pelo campeonato. E como o Sporting é feito de excelência e o Paulo Bento já vai na 4ª época é altura de cobrar, não posso esperar menos do campeonato, se for acrescido da taça de Portugal melhor, agora só taças sem campeonatos não serve o Sporting.

p.s.3: gostei ontem de ver os presidentes do Sporting e do porto juntos, tudo bons rapazes, significa que o nosso clube está de mãos dadas com o regime. (ninguém esperava que o franco pusesse os interesses do Sporting á frente dos seus interesses profissionais, afinal o homem já frisou qual é a sua prioridade).

Saudações Leoninas

4 comentários:

Anónimo disse...

Ufa... pelos vistos havera sempre quem consiga encontrar coisas negativas ate nos momentos mais felizes.

Um bocadinho de espirito positivo, de optimismo e de fair-play nao faria mal nenhum. Mas que sei eu...
And by the way, o Lucho foi so o melhor jogador em campo do FCPorto. E nao sou so eu que o digo.

Achei estranho nao ver comentario a exibicao do Rui Patricio... sera que ele so existe quando tem dias maus?

Segundo sei, o Paulo Bento esta a iniciar a sua 3a temporada completa (e nao 4a). Em 2005-2006 pegou na equipa depois do comeco da epoca (algumas semanas depois da eliminacao na Taca UEFA pelo Halmstadts).
E faco votos de que quando chegarmos ao final da temporada em 1o. no campeonato se possa ler algo mais positivo neste blog!

Saudacoes Leoninas
Petinga

Cozinheiro Sueco disse...

Então Yazalde?! Hoje é dia de festa.

Yazalde disse...

O ano passado também era, e deu no que deu!
Assim para não ficar constrangido no fim de época por um qualquer designio divino prefiro ficar sem muita disposição para festejar agora e deixá-la para o fim...
Quanto aos jogadores, apenas comentei o que me pareceu ser o melhor em campo - izmailov. Do porto não vi nenhuma exibição acima da média,embora podesse falar do esforço de raul meireles, mas como não sou jornalista os meus padrões de observação de jogadores são diferentes, e daí também não ter individualizado a questão dos jogadores. Quanto ao rui patricio, não falei por achar que apesar da boa colocação nos postes, o penálti foi mal marcado (preciosismo meu, mas no estádio antes da bola batida pela colocação do corpo e do pé já tava a ver que ia naquele lado), mas já na 2ª parte voltou a sair em falso e acelarou o meu ritmo cardíaco, daí é melhor não dizer bem para depois não me arrepender.
Assim e sendo o positivismo uma decorrência de apreciação subjectiva, as minhas frases positivas são a exigência e o que me parece correcto, não o nacional porreirismo do deixa lá e do prá próxima é que é com uma palmadinha no ombro. Quando às criticas houve alguma que não fosse verdadeira? Não me digam que a omissão é uma forma de luta pela transparência desportiva em portugal?
SL

Barbosa disse...

Confesso que evitei comentar este post, porque partilho das opiniões que já foram ditas. Na sequência de outros posts, também concordo que há excesso de negativismo. O clube atravessa muitos problemas que têm vindo a ser referidos no blog e acho que a luta deve continuar, mas concordo que o momento deve ser de alegria.

Quanto ao Paulo Bento, sinceramente não posso exigir mais. Não estou totalmente satisfeito, mas insatisfeito é que não estou certamente. É óbvio que todos queremos o campeonato, e não são estas taças que o substituem. Mas prefiro passar 18 anos sem ele e ganhar 2 taças por ano, do que os mesmos 18 e ganhar 1 taça de Portugal e 1 Supertaça (em 95). A ida 3 vezes consecutivas à champions também é importante!

Quando ao Patrício acho que merece o destaque de forma justa. Assim como já se fartou de apanhar na época passada, pode ser este o mote para uma época em bom nível! Se este ano para além de banco, tivermos guarda-redes, pode ser que a coisa se componha.

Só mais um pormenor relativamente aos saldos das equipas. Atenção que apesar do saldo do Sporting ser maior, o investimento do Porto na equipa é muito superior, 25M€ vs 9M€. E é isso que deve ser medido em campo!