terça-feira, 19 de agosto de 2008

Quem se lixa é sempre o mexilhão ou pequeno como o teu cérebro

ou ainda o que é que eu tenho a ver com a formação técnica débil, os poucos técnicos qualificados ou os poucos jovens na prática desportiva? Afinal eu sou apenas um miserável Secretário de Estado do Desporto e só sirvo para ser fotografado ao lado dos medalhados e meter a cabeça debaixo da areia sempre que há merda.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, sublinhou hoje que a participação de um pequeno país, "débil" como Portugal, nos Jogos Olímpicos é uma "tremenda aventura". "Para um país como Portugal, os Jogos Olímpicos são uma tremenda aventura. Porquê? Porque nós somos o país que somos: 10 milhões de habitantes, uma economia débil, uma formação técnica débil, poucos técnicos qualificados, poucos jovens na prática desportiva e somos um país pequeno na Europa, a que pertencemos. E no mundo, então, somos um país muito pequeno".

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas o homem disse alguma mentira? Portugal é um país extremamente débil e pobre, o mais obre da europa. Nâo existem boas perspectivas para o futuro e as coisas tendem a piorar. E tudo isto deriva em grande parte da mentalidade atrasada dos portugueses.

Barbosa disse...

Pois é! Tão mais infelizes são estas declarações proferidas por alguém que ainda tem mais responsabilidade que um simples atleta. Talvez não lhe fizesse nada mal que consultasse este link bem interessante:
http://www.billmitchell.org/sport/medal_tally_2008

Podem ver o ranking dos países medalhados por PIB, População e PIB per capita! Se calhar bastava-lhe ver o da população para verificar o quão rídicula figura fez.

A Jamaica tem 2,8 milhões de habitantes e mete 3 na final dos 100m! É óbvio que os genes ajudam para essa prova em específico, mas caraças acho que quer dizer alguma coisa! Não percebo como desaparecemos completamente do hipismo, por exemplo. Enfim...há muita coisa para mudar.

Ah! a última é que responsáveis de algumas federações ocuparam literalmente o lugar dos treinadores nas comitivas!!! Isto será possível?!?!

luis ferreira disse...

O papel dos responsáveis é criar condições, apoiar e assumir as responsabilidades, quando não fazem o seu trabalho, mesmo com limitações. Afinal passaram 3 anos!
Sempre tão solicitos para se "colar" às vitórias, são incapazes de assumir os cargos que ocupam quando há derrotas.
Só falta dizer que a culpa dos maus resultados é da crise internacional.

luis ferreira disse...

Vicente Moura, responsável pelo CO português assumiu as responsabilidades não se recandidatando ao lugar.Pelo menos há alguém que tem vergonha na cara.

Yazalde disse...

Já vi que se adiantaram, estava à espera do fim para fazer uma recolha de frases marcantes dos participantes nas Olimpíadas e dos participantes nas OlimPiádas!
Vamos esperar para ver o que o futuro reserva.
Mas de todo o modo alguns atletas deviam ficar riscados de futuras participações olímpicas, que se esforcem e não consigam tudo bem, agora vir com declarações indignas e sem pingo de honra para a representação nacional é que é dispensável. Pelos vistos o marco fortes perdeu qualquer razão que tivesse com as tristes declarações, a mim de manhã também é bom á na caminha, já arranjei desculpa sempre que precisar. E para não falar da égua que ganhou medos ao ecrã gigante ou ao bloqueio mental com o estádio cheio. Mudem-se para uma competição de caricas na praia à tarde! Cambada de chupistas!

Luizinho disse...

Caro Anónimo,

Devo admitir que não já não tenho muita paciência para explicar as coisas muitas vezes, mas como medida profiláctica, cá vai.
O papel de um Secretário de Estado do Desporto não é constatar evidências. É criar estruturas de formação, massificar a prática desportiva, a partir daí escolher os melhores para integrar aquilo que pomposamente se chama "desporto de rendimento" e entregá-los aos cuidados de quadros qualificados (que também são formáveis, por exemplo, pela faculdade de motricidade humana) para extrair deles o máximo rendimento possível. Não é falar de fora e mandar postas irresponsáveis como se não tivesse nada que ver com o assunto. Está a ver ou quer que lhe explique de forma ainda mais básica?

Anónimo disse...

É verdade que ele tem que ter essas funções. Agora não me veham dizer que o que ele disse é uma mentira. Acho que ele disse a mais pura das verdades. Este país não tem ponta por onde se lhe pegue.

Anónimo disse...

O desporto e sobretudo o desporto olimpico nao e uma ciencia exacta. Podem criar-se as condicoes para uma boa prestacao olimpica e depois cair tudo por terra porque a Naide faz dois ensaios nulos a abrir a qualificacao de uma prova onde era a melhor do Mundo em 2008.

Parece-me que quem tem responsabilidades nunca deve criar falsas expectativas e deve estar pronto a errar (e a assumir o seu erro!), para que depois tenha legitimidade para emendar a mao.

Os dirigentes politicos responsaveis pelo Desporto sao tao maus como os outros. O que fazem torna-se mais mediatico sobretudo em eventos como os Jogos Olimpicos (pouca sorte!). O que realmente deveria preocupar-nos e nao se vislumbrar ninguem capaz de fazer melhor. E haver esta gritante tendencia de bestialismo nas vitorias e lavagem de maos nas derrotas.