quinta-feira, 19 de março de 2009

A gestão do ecletismo e outras mentiras

Nem com sondagens encomendadas aos seus parceiros amestrados SF consegue sustentar a sua visão maniqueísta do ecletismo. Resumindo, fica claro para quem a leu que os sócios revelam um forte envolvimento e comprometimento com o 'ecletismo'. Diria até, bastante mais do que seria de supor. Imaginem se a sondagem contemplasse apenas o distrito de Lisboa...

Não sei se é pior a mania de SF nos tomar a todos por burros ou sua prepotência em querer vingar a sua obstinação em acabar com o ecletismo à custa muita areia para os olhos. Levado pela mentira nada o detém. E é vê-lo por com ar de virgem contabilista com a questão da quotização (lembram-se disto?) ou ainda pregando pela sustentabilidade…

A Franco e todos os gestores que acharam ‘muito cool’ imitar o Arena de Amesterdam e de importar os conceitos mercantilistas norte-americanos de gestão de recintos desportivos e cagar de fininho na história e idiossincrasia leoninas (em particular) e do desporto português (em geral), exigem-se as seguintes respostas:

Quanto perdemos até hoje por terem decidido estrategicamente não construir um pavilhão e uma pista de atletismo? Quanto perdemos por termos listas de espera de pessoas que querem praticar ginástica de leão ao peito? (já foram 7666, hoje somente 1100 praticantes!). Quanto é que perdemos, semanalmente, em patrocínios, apoios, mobilização, sócios e vitórias nas modalidades?

Como grandes gestores que são com certeza fizeram já fizeram a avaliação dos resultados esperados versus resultados obtidos..
A propósito da crise, alguém graffitou na parede duma faculdade de Lisboa: “Estes economistas para quê?!”. Está na altura de nós perguntarmos: “Estes gestores para quê?!"
Reflectemos nisso, caros consócios, e
stes gestoresinhos para quê?!...

6 comentários:

Luizinho disse...

Paulinho,

O Einstein dizia algures para nunca atribuirmos à maldade o que habitualmente é apenas resultado da estupidez humana. Apesar de um modo geral procurar seguir o senhor nesta linha de interpretação do comportamento humano no caso da SAD e das suas sucessivas direcções tenho dúvidas. É que apesar de tudo fora do Sporting, no quadro das suas vidas profissionais, eles são óptimos gestores. E um clube lucrativo não é fácil de privatizar. e um clube ecléctico mas também dedicado fortemente à prática desportiva é mais difícil de retalhar. Enfim, se calhar é só incompetência mas lá que parece um esquema bem montado parece. e que tal construir centros de escritórios em terrenos oferecidos pela câmara e depois vendê-los abaixo de preço de mercado. Um bom gestor de empresas e um bom construtor civil geralmente consegue apanhar estas coisas. Tem o "sentido de jogo" ou como diziam os antigos, olho para o negócio. Não sei. É tudo muito complicado. e depois a escolha entre incompetência e má fé nunca é fácil.

Anónimo disse...

Acabei agora de deixar um comentário num post do Sangue Leonino sobre este assunto, que acho que devias visitar, recomendando as tuas análises sobre este assunto.
Eles gostam mais de falar uns para os outros, mas quem sabe talvez mesmo na discussão entre eles se faça alguma luz...
SL

MRG disse...

Sportinguistas,

Se querem que o Sporting continue a ser aquilo que os seus fundadores sonharam, temos que nos unir.

Dia 13 de Abril a alteração estatutária NÃO pode ser aprovada. A realização de um referendo é a forma mais vil para contornar a famosa minoria que só luta por um Sporting dos Sportinguistas. É nas AG's que se tomam decisões informadas. Não é através de uma comunicação social controlada e que só publica o que interessa.

Dia 13 de Abril, todos CONTRA.

Contra os accionistas marchar, marchar

paulinho cascavel disse...

Leo Nardo,
Li a posta do Sangue leonino. Só anda não acompanhei a fundo o debate (é demasiado comentário pra mnha camionete a esta hora), mas de qualquer maneira agradeço-te as referências que fazes.
Acho que isto vem tb reforçar a ideia do interesse que todos temos pelo assunto.

paulinho cascavel disse...

Luisinho,

Apesar da minha sobreadjectivação sobre SF (se não têm moral para falar eu dou-lhes a moral..) como sabes tb não tenho sobre ele uma visão de maldade, mas sim de incompetência, ela prórpia dificil de distinguir da estupidez. Aliás, para baralharar, o corolário das 'leis fundametais da estupidez humana' diz: "o estúpido é mais perigoso que o bandido." Isto para dizer que não acho que estes prismas sejam coisas separadas. Pode ser que isto esteja tudo planeado e bem "gerido" porque em função de interesses lucrativos não-assumidos (outrora quasi-assumidos)? Pode. E mais do que convicções há "evidências" disso. Mas isso também não invalida, de um certo ponto de vista - o do plano do jogo discursivo "assumido" por SF (o dos resutados [financeiros e desportivos] concretos e legitimadores)- que eu exiga respostas e desmascare a incompetencia de estratégias e políticas/gestão desportiva "oficiais" que levam a decisões estúpidas e declarações de má-fé, etc. não invalida que eu acredite que eles acreditam nelas. Logo «É tudo muito complicado. e depois a escolha entre incompetência, má fé [e outra coisa qq] nunca é fácil».


Outra coisa, o facto de poderem ser bons gestores lá fora diz muito da provavel dose de certeza e confiança nos preconceitos que tinham ao quererm colar à chapa 4 o modelo, pressupostos, mecanismos e cultura que têm nas suas empresas a um clube desportivo. Aliá, ainda hoje, passados 13 anos, e um passivo e património que se vê, ainda há por aí muito sportinguista desinteressado e crente a defender o mesmo que eles advogavam em 1998.

Anónimo disse...

As "discussões" no Sangue Leonino não passam de intermináveis quantidades de palha. Muito comentário mas pouca parra...