domingo, 15 de março de 2009

Porto B

Alvalade viveu hoje, em dia de jogo com o Rio Ave, mais um momento de vergonha. Mais um a juntar aos muitos a que temos assistido ao longo dos últimos 13 anos, e especialmente desde 2006. No intervalo e na Bancada B do topo Norte os stewarts retiraram uma faixa onde se podia ler "vergonha". No início da segunda parte um grupo de adeptos levantou uma faixa onde se podia ler "Vassourada". Imediatamente foram alvo de reprovação geral. Reprovação liderada pela Juventude Leonina. À reacção legítima (o que não significa que eu concorde com ela) de quem se sentia ofendido com aquelas palavras juntou-se uma carga policial sobre os adeptos que mostravam a faixa. Um deles, pelo menos, saiu mesmo algemado da bancada. Porquê as algemas? Por exprimir uma opinião? Já aqui o tínhamos referido. Os estádios de futebol são muitas vezes um território onde as regras do estado democrático são suspensas. O mais grave, porém, é que a carga vinha sendo preparada nos últimos dias. No jornal O Jogo de sábado podiam ler-se as declarações de Fernando Mendes, líder da Juventude Leonina: [Fernando Mendes]«Deixou o aviso que não se pode controlar os 5000 elementos que costumam ocupar a mesma bancada da Juve Leo, admitindo que as pinturas terão sido da autoria de um conjunto de adeptos auto-intitulado Curva Sul. "Um grupo que [hoje] acabará a bem ou a mal", ameaçou Fernando Mendes.». Repito: "Um grupo que hoje acabará a bem ou a mal". Não significa isto que a direcção da SAD tenha qualquer relação com esta declarações ou com o comportamento da polícia. Exige-se, no entanto, que se apure rapidamente quem ordenou a intervenção policial sobre um grupo de sócios que exprimia, legitimamente, a sua opinião. Mais, exige-se que os mesmos sejam ressarcidos não apenas pelos danos morais mas também por danos patrimoniais. Apesar de tudo, a propriedade daquela faixa, que foi roubada pelo corpo de intervenção da PSP, era privada. Mas as declarações de Fernando Mendes deixam-nos sobretudo assustados perante a sinistra hipótese de estarmos face a um processo de "portização" do Sporting. Veja-se: "O Miguel Veloso esqueceu-se da camisola que veste. O Benfica não o quis e foi aqui que ele se fez jogador. Neste momento ele já não pertence ao balneário. É um jogador que não interessa ao clube. Não podemos permitir este tipo de comportamento". Mais uma vez, as declarações de Fernando Mendes de forma nenhuma responsabilizam a direcção da SAD. No entanto, a forma como Mendes coloca a questão ," ele já não pertence ao balneário", é de tal forma peremptória e segura que nos deveria levar a interrogar sobre a forma através da qual um dirigente de uma claque obtém estas informações. Em segundo lugar, e mais uma vez, a direcção, o treinador e os jogadores deveriam ter sido céleres em desmarcar-se das declarações de Mendes. Ora, nada disto sucedeu. Estaremos perante a criação de um braço armado dentro do clube? Estas estratégias não vos fazem lembrar nenhum outro clube?

O regulamento do Estádio está disponível aqui.

15 comentários:

Anjo Exterminador disse...

Estas estratégias fazem lembrar até outros sectores da vida púiblica, outros regimes políticos e outros períodos históricos Luizinho!!
É este o Sporting hoje.
Este post devia ser distribuido por sms, email, em papel, etc, com carácter de urgência por todos os sportinguistas.
Há muito tempo que os destinos do clube são orquestrados desta forma. Não foi só ontem que tivemos a "colaboaração" dessa "brigada de intervenção".
A parada é alta, a merda foi e é muita, e portanto vale tudo!! O que podemos legitimamente perguntar é o seguinte: se os métodos são estes nas questões públicas e visíveis, como será nas privadas e invisíveis.
Corleone é do Sporting!
Façam o favor os nossos leitores e divulguem este post por toda a net!

Anónimo disse...

Faz confusão ver a polícia envolvida nestas coisas. Andamos a pagar aos chuis para apreenderem livros de arte e cartazes de adeptos de futebol neste tempo de crise?
A PSP tem a certeza que não tem mesmo mais nada para fazer??!!! Quando falam de falta de meios é falta de meios para quê e para quem?
FODA-SE!!! A revolta cresce...

Anónimo disse...

Outra coisa suspeita no meio de tudo isto: será que há conivência na actuação da Polícia e de Fernando Mendes e deste com a direcção do Sporting?
Perguntas para as quais seria curioso ter respostas OFICIAIS...

Yazalde disse...

Para os lesados:
Apresentem queixa com as forças policias na PGR. Quem foi obrigado a sair do estádio ponham uma acção contra a sad por danos patrimoniais e danos morais.

Anónimo disse...

Censura" de volta a Portugal - De regresso ao "pré" 25 de Abril?



No seguimento do sucedido no decorrer da segunda-parte do encontro do passado dia 14 de Março contra o Rio Ave, a Associação de Adeptos Sportinguistas informa:

1. Ficámos profundamente preocupados e consternados com a divisão e falta de solidariedade mais uma vez demonstrada entre toda a família sportinguista;

2. Após diversos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal se manifestarem, dando azo à sua indignação, abrindo duas faixas no estádio dizendo "Vergonha" e "Vassourada", assistiram-se a cenas indignas de um país democrático, com agentes das forças da autoridade a insurgirem-se com aquela manifestação silenciosa, de forma violenta e totalmente despropositada.

3. Colocámo-nos em contacto com os envolvidos no sentido de recolher mais informação sobre o sucedido e foi-nos informado que os agentes em questão, não só não indicaram qual a razão pela qual estavam a retirar a faixa, como expulsaram os sócios do clube do seu próprio estádio e recusaram-se a fornecer a sua identificação, após solicitação dos sportinguistas.

4. Consideramos que esta situação é grave, não só enquanto sportinguistas, mas sobretudo enquanto cidadãos de um estado que se diz democrático.

5. O Gabinete Jurídico da AAS está, neste preciso momento, a elaborar uma queixa-crime contra a Polícia de Segurança Pública a ser entregue na Procuradoria Geral da República e na Inspecção Geral da Admnistração Interna durante a corrente semana.

6. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal irá igualmente ser contactado, no sentido de requerer ao clube uma investigação interna no que à actuação das forças de autoridade no referido caso diz respeito.

Comité Executivo

Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS

Nuno Manaia Costa disse...

Atençao que a JL nao reprovou a atitude...Quem estava a abrir a faixa eram memebros da curva sul e do sector da JL ,saiu malta em auxilio de quem estava a abrir as faixas....como tal agradeço que corrijas os texto.

Luizinho disse...

NMC,

com certeza que a Juve terá muita diversidade interna, mas o meu texto e o meu argumento foram construídos com base nas declarações públicas do Fernando Mendes. Penso que não há nada a retirar.

Barbosa disse...

Ontem, depois de uma bela tarde dedicada ao Sporting, fiz boicote (como havia dito nos comentários anteriores) ao jogo dos seniores. Acabei por nem ver o jogo pela TV, no entanto hoje de manhã quando vi o resumo (diferente do que tinha visto ontem à noite) fiquei logo mal disposto com esta porca VERGONHA que haviam feito no estádio! Já não bastava a VERGONHA que passámos em Munique, ainda temos que aguentar esta VERGONHA maior!! Isto é inadmissível! Espero que os visados apresentem queixa, à (suposta) autoridade! Miseráveis!
Curiosamente ontem falava com o Paulinho Cascavel, e ele dizia que o local onde os sócios ainda se poderiam fazer ouvir, através de palmas, assobios, tarjas, era no estádio! Nada mais errado! Nada mais triste! Nada mais revoltante! VERGONHA!

Anónimo disse...

A Juve Leo foi conivente com toda a manobra de intimidação montada contra os Sportinguistas!! Foi objectivamente conivente com a bófia e está a ser um instrumento desta direcção criminosa.
Não se pode escamotear isso!!
O Veloso é que foi o culpado dos 12-1??! Porquê só palavras contra o Veloso?! Não vi a Juve Leo atirar-se aos verdadeiros culpados de toda esta situação que o Sporting vive... Já não sabem pensar por eles? Já não têm sentido crítico?
A Juve Leo tem sido objectivamente um instrumento do poder, contra o Sporting e os Sportinguistas!
Pelo que faz e pelo que não faz.
Não andamos a dormir e sabemos as responsabilidades de cada um...
Assumam-se!!!

Luizinho disse...

NMC,

Para que não restem dúvidas. Um post do blogue "Sporting Sector A 12" (http://sportingsectora12.blogspot.com/2009/03/incidentes-de-ontem-na-bancada-sul.html):
"Boas, o objectivo era colocar as faixas no topo sul, onde normalmente vemos a bola mas tal não foi possível porque a JL tomou essa decisão de não permitir ali as frases. A JL está, tal como as outras claques, comprada pelo Sporting porque o Sporting dá-lhes um conjunto de regalias financeiras a troco de silêncio. Ninguém dos que trabalharam nisto desde 6ª feira pertence a qualquer claque, apenas temos em comum termos sido JL no passado." o post continua. é seguir o link.

Nuno Manaia Costa disse...

Luizinho ,

isso´é tudo certo! fez parte de um acordo! Mas quando a malta corre para a rede que divide a sul da lateral, era para auxiliar a malta que levantava as faixas. Atenção que faço parte de um dos subgrupos...nao sou JL!

Luizinho disse...

NMC,

Não quero ser insultuoso mas estou-me bem a cagar para acordos. A superior sul, ou qualquer outra bancada, não são propriedade de ninguém e toda a gente tem o direito de se manifestar como bem entende, sem ter que pedir autorizações ou fazer acordos.

Virgílio disse...

É triste... Isto é tudo muito triste. Vamos de mal a pior...

Agora já nem na nossa casa nos podemos expressar livremente...

Não condeno quem apoia incondicionalmente. Mas quem pensa de maneira diferente, tb tem todo o direito a se expressar sem qlq condicionalismo. Mas estamos ou não na merda de um pais de direito, crl?

Anónimo disse...

Por tudo isto que tem acontecido só posso dizer uma coisa:

"Merda para este Sporting"

Anónimo disse...

Eu como um elemento de um subgrupo da SUL, sei que quase a maioria dos elementos da JL que correram foi para auxiliar quem escreveu as tarjas, só o presidente e vice presidente da JL é que tentaram tirar as faixas, claro que por acordos com o Sporting!!

90% da JL não se calou, e não concordam com a postura da direcção da mesma!

Sei do que falo, por isso, acho que exclareci muito boa gente que se deveria informar antes de falarem!!

SOCIOS CONTINUEM A BATER PALMAS QUANDO A POLICIA AGRIDE AS PESSOAS.. EIS A NOSSA MEDIOCRIDADE DA TAÇINHA...

A REVOLTA CONTINUA E NÃO É O SEGUNDO LUGAR QUE ME CALA!