sexta-feira, 13 de março de 2009

Amanhã

Desde de 2003 que sempre adquiri a Gamebox. Aliás a primeira Gamebox foi ainda em 1996, ou por aí. Uma gamebox que era mais uma caderneta de rifas. Os bilhetes todos iguais e a serem picotados individualmente e jogo a jogo. Fundo preto e pequenos símbolos do Sporting espalhados pelo bilhete. Este ano e depois da Assembleia de 28 de Maio resolvi não comprar a Gamebox. O espiríto foi "nem mais um euro para a SAD". O meu pequeno contributo, com muito sacrífio pessoal, para a salvação do clube. O espiríto foi que numa SAD falida ninguém pega. Mais ainda, foi uma tentativa de entrar em diálogo com os gestores da SAD e a direcção do meu clube na única linguagem que eles percebem: a do dinheiro. O número de sócios dimiuiu ao longo dos últimos três anos e o número de gameboxes vendidas esta época caiu drasticamente. Nem todos os grevistas terão a mesma motivação que eu. Uns terão abandonado a causa simplesmente por cansaço. Outros desertaram insatisfeitos com a qualidade do futebol. Outros terão sofrido as consequências da situação económica. É certo que fui ao Restelo e à Amadora. Vi também três ou quatro jogos na nossa casa, cortesia dos companheiros de roulote que ocasionalmente se compadecem com as minhas dores. Amanhã pela primeira vez esta época vou dar 10 euros à SAD e vou para a superior. Ainda não sei se vou aplaudir as camisolas se vou assobiar aquela gente toda. Não sei. Mas a mensagem é clara. A minha relação com o Sporting Clube de Portugal não depende dos resultados. Não depende agora como nunca dependeu no passado. Numa época em que as assistências no estádio foram ridículas uma casa cheia amanhã seria a bofetada de luva verde. Eles (a SAD) acham que me conhecem; não fazem a mínima ideia de quem sou(mos) e o que nos faz mexer.

4 comentários:

Anjo Exterminador disse...

Luizinho:
Sabes qual é a minha posição sobre tudo isto porque temos falado muito sobre o assunto. Mas, aproveitemos o teu mote para a discussão ao público.
Compreendo-te perfeitamente e aplaudo, e aplaudi!, a tua decisão. Se tiveres sofrido o que sofri ao fazer a mesma coisa, imagino como isso te terá custado de facto muito.
É triste termos de cortar a "mesada" a estes bandalhos, mas foi a decisão acertada.
Já andamos em greve portanto há muito mais tempo e de uma forma controlada. Neste negócio de emoções agimos, portanto, com total racionalismo... E não fomos só nós!
Percebo também que vás amanhã ao estádio. Provavelmente, enquanto nós andávamos --por via da razão-- a fazer greve, muitos sportinguistas irão amanhã fazer o contrário do que tu vais fazer, não pondo os pés no estádio. Mas, percebo que queiras marcar presença amanhã.
Tudo isto mostyra uma coisa.
É que, para ser franco, creio que a presença ou a ausência de Alvalade já há muito que deixou de contar grande coisa. Apesar de tudo, continuo a achar que para falar a _esta_ gente a linguagem mais eficaz é "linguagem que eles percebem: a do dinheiro."
Mas a verdadeira alternativa é a de correr com eles daqui. Enquanto isso não acontecer podemos estar a optar por linguagens alternativas, mas não vamos a lado nenhum.
Não há volta dar a isto. E embora já tenha verificado que há gente ilustre que não segue esta ideia, eu, para mim desejaria que isso acontecesse o mais depressa possível. Até que isso se verifique estamos sempre a escolher mais do mesmo.

Barbosa disse...

Também acho a tua atitude de louvar, mas nunca escondi que era incapaz de ficar uma época sem ver o Sporting! Mesmo indo às vezes aos jogos fora...

Relativamente a amanhã, acho que estádio completamente vazio teria um maior impacto, mas é mais difícil de concretizar. Há sempre alguém que vai....

Anónimo disse...

Luisinho in da house!

Luizinho disse...

Anjo,

Claro que sim. Mas correr com esta gente é um processo. Um processo que tem passos. Obviamente que compreendo o apelo do Pantera para a falta massiva ao jogo amanhã. Mas precisamente porque lhes é indiferente estarmos lá ou não é que eu amanhã vou. Durante a época não lhes foi indiferente a minha presença. Se me perdoam o egocentrismo, foi isso que gerou a questão da crise de militância. a minha falta e a de mais uns 10 mil. Agora sou da opinião que é tempo de dizer que não há crise nenhuma de militância. Há simplesmente nojo e desprezo por esta gente que governa o Sporting.
Até logo!