terça-feira, 11 de março de 2008

Estratégia

  1. Correr com a direcção, sem olhar a meios e sem medo do futuro.
  2. Fazer 40 ou 50 milhões rapidamente para abater o passivo (mas só depois desta direcção se ir embora). Como? Vendam-se dois ou três jogadores. [João Moutinho antes dos outros todos para não apodrecer aqui na choldra. (Lá se vai mais uma oportunidade para ser convidado para escrever na Centúria Leonina )]
  3. Arranjar um treinador que goste de bom futebol e que seja bom a trabalhar com jovens. Quem? Sugestões serão bem vindas para a caixa do correio.
  4. Implementar, estatutariamente se for preciso (é um hipérbole), a obrigatoriedade de metade do plantel ser composto por jogadores saídos das escolas. (eu sei que o Adrien ontem só fez merda e que o Patrício anda com diarreia crónica, mas que se foda. Merda vai sempre acontecer, ao menos que seja barata)
  5. Impor, estatutariamente se for preciso, um número máximo de contratações externas por ano, e um tecto máximo de gastos em reforços.
  6. Acabar com a mania das grandezas. Ganhámos dois campeonatos em 25 anos. Podemos esperar três ou quatro pelo próximo.
  7. Mandar para as urtigas a patetice da campanha de novos sócios. Aumentar os sócios com base no futebol jogado. Plano - Tornas-te sócio. Oferecemos três meses de cotas.
  8. Estádio cheio. Equipa feliz. Se não ganharmos ao menos divertimo-nos, que é coisa que não fazemos há uns tempos.
Insultos e sugestões para a caixa do correio. A gerência agradece a opinião popular.

5 comentários:

Anónimo disse...

100% de acordo com a estratégia !

É isso mesmo Luís.

master lizard disse...

Luizinho!
Como se dizia na tropa: determino e mando publicar!
Creio que todos gostaríamos de voltar a um tempo de felicidade!
Só falta uma coisa (aproveito para relembrar aqui uma coisa sobre a qual tenho falado sempre que posso e de que continuarei a falar até me cansar): introdução nos Estatutos de um novo orgão tipo "Senado Sportinguista", eleito e com poder deliberativo.
Acho que nem é preciso apontar os benefícios de um tal orgão e o que pdoe representar para a democracia leonina.
Quem tem medo de um programa assim? Quem não quer ser feliz

paulinho cascavel disse...

T� bem esgalhado sim senhor luisinho!
Mesmo que se consiga um encaixe de 40-50 milh�es s� com 2/3 jogadores, o complicado aqui � convencer a malta a comprometer-se com um futebol que nada ganha, por mais divertido que ele seja. E mesmo que assim seja h� uma coisa que N�O podia falhar: saber gerir a transi�o para o futebol s�nior. Saber negociar, saber esperar, montar uma estrutura e uma cultura tais em que cada puto n�o desejasse bazar do clube logo aos 19 anos, reconhecendo a maior-valia da "espera".
Enfi�m, � algo cmplexo mas poss�vel com uma gest�o sustent�vel e racional. S� que custa a imaginar pois as nossas mentes n�o t�m estado rotinadas pra isso..

Luizinho disse...

Caro Master,

Isso é uma das coisas que temos falado de forma recorrente aqui na Roulote. Seja em forma de Senado ou a partir da democratização do conselho leonino é urgente implementar qualquer tipo de sistema em que os sócios não sejam apenas chamados a assinar de cruz.
Esta questão está igualmente ligada às dúvidas do Paulinho. O que eu digo é que uma aposta na formação, como já escrevi na posta em cima, e continuei nos comentários dessa posta, é susceptível de gerar mais retorno desportivo do que a total ausência de estratégia que agora temos. Mais ainda. A partir do momento em que os sócios forem de facto responsáveis pelas políticas deixam de existir os bodes expiatórios que levam às derivas anuais que vamos assistindo. Não tenho grandes dúvidas que as pessoas são tolerantes quando reconhecem uma política com pés e cabeça e que essa mesma política tem efeitos não só nos adeptos mas também nos jogadores, nomeadamente na sua paciência para permanecer no clube. Mas para que isso suceda é preciso que estejam lá pessoas que os respeitem, que os enquadrem no espírito da coisa e lhes dêem expectativas sérias seja em termos desportivos seja em termos económicos.
Como dirias Paulinho: continua...

master lizard disse...

Sem dúvida.
Continua... de certeza :-)!