terça-feira, 11 de março de 2008

Democracia participativa

Já que o clube é dos sócios fica mais uma sugestão. Sentar os traseiros do Paulo Bento e do Soares Franco numa Assembleia- Geral. Ao último perguntar pelos negócios e ao primeiro pelos critérios de formação do plantel. Era inovador, mas afinal de conta somos nós o patrão do homem. Podemos não perceber nada de futebol, mas ainda lhe pagamos o ordenado.

Exemplos:
  1. O Carlos Martins saiu porquê? "Não contava com ele" não vale e não é resposta.. Se foi por motivos disciplinares, quais foram em concreto? Se foi por motivos técnicos justifique as suas opções. Tinha melhores alternativas disponíveis? Quais? Porque é que não funcionaram?
  2. O Tiuí Henry é melhor que o Varela? Justifique a sua resposta.
  3. Porquê o Celsinho e não o Paím? É por terem a mesma idade?
  4. Qual era o problema com o Beto? O Gladstone é melhor do que ele? Justifique a sua resposta.
  5. Se a "disciplina" é um factor fundamental para si como explica a sucessão de casos de "indisciplina" que marcam o seu "mandato"?
E podia continuar até ao infinito...

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu acrescento: porquê Rui Patrício a titular e não Stojkovic?

Cozinheiro Sueco disse...

2 postas valentes!
Assino por baixo!

mpre27

Luizinho disse...

Mano Jardel,

Eu não coloco em causa as opções técnicas do Paulo Bento, nem era disso que falava. Não discuto se deve jogar X ou Y (embora depois da entrevista do "irmão" do Stoijkovic seja evidente que o homem tem de ser corrido o mais rapidamente possível e nunca mais pode jogar de verde, independentemente de ser bom guarda-redes ou não). Do que eu falo é da responsabilidade do treinador na construção do plantel. Não podemos culpar o Freitas por tudo, porque em última análise quem aprova os jogadores é o Paulo Bento, e aqui levanto duas questões: uma do ponto de vista económico e outra do foro sentimental, se assim lhe quiseres chamar.
O Sporting tem teoricamente uma política de aposta na formação. Daqui deveria resultar o aproveitamento dos jogadores da casa e em consequência só ires contratar fora se os que vierem forem definitivamente melhores. Correu-se com o Miguel Garcia, o Carlos Martins e o Varela e não está provado que os seus substitutos sejam melhores. Trocou-se o certo pelo incerto. E isto tem consequências. Por um lado a desidentificação dos novos jogadores com o clube e o desperdício de dinheiro. Por outro lado ainda as contratações deveriam servir para equilibrar a experiência do plantel, coisa que de forma gritante não sucede. Tirando o Derlei nenhum dos reforços tem mais de 23 anos. O que eu pergunto é quais são os critérios para a contratação de jogadores e qual o papel que o Paulo Bento desempenha neste processo?

Anónimo disse...

Compreendo o que disseste e concordo, com excepção da situação do Stojkovic. Contudo, há alguma opções técnicas que o Paulo Bento faz que, na minha opinião, são muito discutíveis.