segunda-feira, 24 de março de 2008

A ordem do discurso e o discurso da ordem

Quando assumiu o comando da equipa técnica do plantel sénior Paulo Bento legitimou a sua posição de duas formas distintas, apesar de ambas se inscreverem numa tentativa clara de ruptura com o tempo de Peseiro: o discurso da ordem, por oposição a uma postura democrática e pouco autoritária de Peseiro (a quem alguns chamavam de banana). Neste discurso da ordem o acento tónico encontrava-se noutra ruptura. Desta feita com o passado derrotista do homem de Coruche e sua sua ordem futebolística. Paulo Bento mandou às malvas o futebol sexy e ofensivo de Peseiro apostando numa filosofia de jogo que privilegiava a segurança defensiva e se caracterizava pela ausência do novo mito do futebol moderno: as transições, ou em linguagem antiquada o contra-ataque e a pressão a todo o campo. O primeiro ano de Paulo Bento, isto é, até à segunda metade da época passada foi marcado por um futebol partido, em que na impossibilidade de levar à prática um jogo fluído a equipa optava por separar de forma quase total os momentos ofensivos e defensivos do jogo. As perdas de bola eram quase imediatamente seguidas por faltas ou bolas mandadas para fora, para impedir o contra-ataque adversário, e permitir à equipa reagrupar-se naquilo a que em futebolês moderno se designa por bloco baixo. No momento ofensivo a ideia era conquistar terreno com bolas longas. Chegados ao último terço do campo, e com a equipa organizada, apostar em jogadas mais ou menos estudadas que partiam quase sempre de lançamentos laterais ou bolas paradas e se desenvolviam a partir de combinações rápidas e triangulações curtas. Com o tempo o modelo sedimentou e o final da época passada não foi péssimo, com a fluidez de jogo (fio do jogo, para os antigos) a emergir das trevas. Os resultados pareciam combinar com o espectáculo. O que se retém, no entanto, é o mau futebol apresentado durante um ano e uma frase tonitruante: -" Se quiser entretenimento vou ao cinema!". Pelos seus próprios critérios, só existe uma formas de avaliar Paulo Bento: pelos resultados! E esses, há que dizê-lo com frontalidade, são uma merda. A equipa não ganha e leva golos como se não houvesse amanhã. Isto é, a ordem futebolística de Paulo Bento transformou-se num caos na época que deveria ser de consolidação.
Continua...

1 comentário:

Peyroteo disse...

Setúbal, 0 – Sporting, 0 (3-2 nas GP)

A 1ª final da história da Taça da Liga foi um jogo muito fraco de futebol, cujo resultado não poderia ser outro que não o 0-0 final.
A melhor oportunidade de golo apareceu já na 2ª parte numa bola parada esporádica, que bateu no ferro, e logo no 1º remate da partida da equipa que passou os 90’ a defender, o Setúbal. A outra equipa, se é que assim lhe podemos chamar, foi um conjunto de 11 jogadores que não mostraram vontade de vencer. Como é possível em 90’ não terem 1 único rasgo que tentasse decidir as coisas.
Desta vez nem do árbitro nos podemos queixar, pois se é verdade que ficou um 2º amarelo (vermelho) por mostrar a um jogador do Setúbal, logo aos 14' Abel devia ser expulso e ter sido marcado um livre bem perigoso contra o Sporting. Mas este cobarde teve medo de marcar, por carregar nas costas e na consciência tudo o que de mau já fez ao Sporting.
Quanto à partida em geral, Proença praticou a chamada arbitragem defensiva, nunca se querendo comprometer. (O meu amigo Apitador sabe do que eu estou a falar).
Evidentemente que o Sporting dominou estatisticamente o jogo, atacou mais, rematou mais, teve mais oportunidades, mas todas muito fraquinhas; como lhe competia.
O Setúbal fez o seu jogo, jogando para os penalties, onde sabia que quase de certeza ganharia, e por isso os meus parabéns.
Na decisão por penalties, era certo e sabido que o Sporting perderia, pois é a única equipa do mundo, que se saiba, que falha mais do que converte. Nem nos regionais!
E assim foi, apesar de Patrício defender 1 e um jogador Sadino falhar outro, o Sporting marcou 2 e falhou 3!!!
O problema não é perder nos penalties, pois isso pode acontecer, o problema é como o Sporting deixou o jogo chegar aos penalties! O problema é o Sporting em 4 jogos contra o Setúbal ainda não ter conseguido ganhar!
Taça merecida portanto para o Setúbal, não pela final, mas pelo percurso ao longo de toda a prova, onde mostrou ser a única equipa empenhada a 100% nesta competição, tendo eliminado pelo caminho equipas que lhe são superiores.
...
Paulo Bento
Como aqui já disse, este pseudo-treinador não tem mais condições de continuar à frente do Sporting.
Já não tinha, mas dei-lhe um desconto, exigindo que não falha-se em alguns objectivos, e este era um deles. Reprovou e portanto para mim Chumbou! RUA!
Já aqui tinha perguntado ao Camacho se não queria dar boleia a ninguém? Paulo Bento não a quis! Mas vai ter que dar o braço a torcer, pois não queremos no Sporting um idiota mais interessado em ganhar conflitos, muitas vezes pessoais, do que garantir vitórias para o Sporting. É do mais teimoso que existe, é mais teimoso do que um BURRO! Parece ter necessidade de provar coisas que só a ele interessam, quer ter sempre razão, mesmo quando não a tem.
Se Polga não consegue marcar penalties, porque quer ele a todo o custo que ele se torne num expert na matéria? Porque insiste em queimar o GR Stojkovic? E ao mesmo tempo arruinar a carreira do miúdo Rui Patrício? Porque não fez ele a 3ª substituição? Como escolheu ele a lista dos 5 jogadores que marcaram os penalties? Vuk não marcou porquê? Grimi não marcou porquê? Porque marcaram jogadores que andam traumatizados com essa questão? Como é possível o Sporting ainda não ter marcado uma única vez de livre directo? Como é possível o Bento dizer que não treinam penalties, quando é evidente que temos ali um problema essencialmente psicológico? Que medidas tomou o Sporting a nível da preparação psicológica dos jogadores?
Porque treinou o Setúbal no relvado do jogo da final e o Sporting prescindiu desse treino?
Estas são algumas das questões que provam que Bento não tem condições para liderar os Leões, e nem eventuais importantes conquistas, atenuarão a minha opinião.
Pelo que se viu, não me espanta que o Sporting saia da Escócia com uma goleada das antigas, pois a preparação psicológica da equipa é ridícula; e se calhar de entrar o 1º golo, temo que aconteça um descalabro.
E a vossa sorte é eu e o meu amigo Leão "Fenómeno" não estarmos em Lisboa... Por nós ainda estavam na baliza do Algarve a bater penalties! E por cada falhado levavam um biqueiro na peida! DIGNIFIQUEM O GRANDE SPORTING, BANDO DE CAGÕES!

http://bola-na-trave.blogspot.com/