terça-feira, 25 de março de 2008

Modelos

Não se trata da cadeia de supermercados do Belmiro nem do campeonato português onde o porto vai às prateleiras buscar o título quase todos os anos.
Trata-se da profusa discussão em que entrou a blogosfera sportinguista. Não só a blogosfera mas quase só, antes dos blogues ia-se para o estádio e é o que se sabe. Agora fica-se em casa e é o que se vê.
Já não sei o que comentar a seguir aos jogos do meu clube pois os comentários são invariavelmente idênticos, quer seja empate, vitória ou derrota, o denominador é comum, já nada tenho para falar de táctica pois não há vida para além do losango. (Quando tiver paciência escrevo algo sobre as tácticas alternativas que podíamos usar, pois se os jogadores são bons podem usar determinada táctica, se são maus também podem, não ficam bons).
Já não vou falar das qualidades dos jogadores para além do que já disse. Não posso fazer uma análise quando os dados mentais estão subvertidos. Mas posso ver que há jogadores com qualidade mental e outros que não a têm.
Posso ver que a nível total convertem-se 76% do penaltis que uma equipa tem, mas nós somos excepção há regra pelo medíocre atitude mental.
Posso ver que temos um treinador que não aprendeu com nenhum grande treinador e que nunca treinou uma equipa de seniores. Posso ver que quando o fez teve logo de despachar os seus ex-companheiros de equipa para não causar uma fraca personalidade, onde podia ter dito que não ou se ambicionava o lugar e não disse não o deveriam ter consentido os panascas da sad.
Vejo ainda um clube pior desde a entrada dos roquetistas e súcias e sem maneira de se resolver os problemas a não ser esperar e para o ano é que se vê. E lamento que haja sportinguistas que se contentem com um presidente a mini-time.
Continuo a ver adeptos e sócios que nivelam por baixo o clube e onde referem sempre os anos de jejum como exemplo para não seguir. Mas o exemplo não são esses anos nem os que temos, o exemplo só pode ser aquele que temos no museu e que fez o Sporting aquilo que é. Não concebo o medo do jejum pois em jejum já estamos há 6 anos e vamos continuar para o ano que vem e seguintes com a mesma política, não é preciso ser adivinho. Com estes já vamos em três e a caminhar para os quatros)
Lamento que não tenhamos ganho a taça dos campeões este fim de semana, mas como jogamos contra o manchester ou o barcelona tínhamos de apostar nos penaltis. (alias se fosse o carvalhal tinha feito o mesmo, pois a estatística dizia quais as hipóteses de o Setúbal ser vitorioso na matemática dos penaltis).
Só não lamento o único período em que tive emoção nesta taça da bejeca, os penaltis, tudo o resto foi assombroso. Alias ganhou a equipa mais regular em toda a prova.
Lamento ver onde isto vai parar e não me agrada ver os paralelismos com os bifes. Já vi que este mini-time presidente e esta sad e este treinador estagiário estão todos apoiados uns nos outros, agora é moda do clube caírem todos para o mesmo lado, pois isto é a procura do abismo.
Falam que na terra dos bifes é que é. Para vermos como se faz e como o fergusson lá está.
Ora meus amigos amigos dos bifes (eu que não posso com esses ladrões desde o tratado de methueen, espero sempre que percam e que este ano nenhum clube ganhe nada, até pode ganhar a roma, por mim) digo que então comprem o pacote por inteiro! É que não basta querer um treinador por vinte anos e que nada ganhe durante quatro anos, é preciso transformar o clube numa sociedade comercial sem sócios e ter um presidente com maioria do capital, ou seja alienar a maioria das acções do sporting na sad e vendê-las. Ou seja a morte do Sporting Clube de Portugal enquanto clube! É que não há outro modo e pagava para ver como isso ia ser cá com os nossos adeptos endinheirados e bons consumidores/espectadores sem nada a poder dizer.
Então se não querem tal para o nosso clube parem de chamar os bifes para onde não são chamados, chamem antes os espanhóis, italianos ou alemães. Aliás se o modelo dos bifes fosse o melhor então dominariam a europa do futebol. A nível de selecção é o que se sabe e de clubes posso dizer que em todas as competições da uefa (champions, uefa e taça das taças) os bifes têm 24 vitórias no total, contra 23 da espanha, 26 da itália e 17 da alemanha. Assim sendo em vez de só se falar no modelo dos bifes por que não exportar o modelo italiano ou espanhol, em espanha nem sequer há sad nos maiores clubes e que manda são os sócios e lá até os treinadores campeões são despedidos e não me digam que eles não sabem o que fazem pois continuam a ganhar, pois sem pressão e sem exigência dura e pura não há resultados.
É pois preciso mais do que falar e escrever, as revolução francesa, a revolução liberal e a revolução dos cravos não se fizeram com palavras e blogues, às vezes é preciso lutar.
P.S.: ó paulinho ainda não percebestes, não queres ver, deus já te enviou várias mensagens: final da taça uefa em casa, final do euro 2004, final da bejeca (a supertaça não conta pois na sua essência não é uma verdadeira final).
Saudações Leoninas

3 comentários:

Yazalde disse...

Já agora lamento ainda o treinador do meu clube dizer antes da final da liga dos campeões que quem dera ao sporting estar todos os anos como este. Isso implica não ter estado na luta pelo campeonato, mas é a exigência é o nivel que a direcção lhe não exige, ou seja como está conformado posso presumir qaue está confirmado bem como alguns jogadores que já se está a ver que se confirma a sua saída.

Anónimo disse...

«losângulo»?

Yazalde disse...

nao tinha reparado, era a furia da escrita...