domingo, 18 de janeiro de 2009

A primeira nota de Boloni

Como é do conhecimento geral, o novo milénio trouxe-nos até agora Três Grandes Enigmas que inquieta(ra)m a Humanidade (e pode, o leitor, abusivamente incluir aqui os lampiões). Um deles - o que Pinto da Costa tinha no cofre do seu gabinete antes da PJ lá chegar e dele se ter pisgado para Espanha - nunca se soube e dificilmente se saberá. O outro Enigma – se será Messi ou Cristiano Ronaldo a ficar na história como o melhor jogador de todos os tempos a seguir a Ele – só o saberemos nos próximos dez anos. Mas há um Grande Enigma que já foi desvendado. Falo obviamente do bloco de notas do Boloni!
Na semana em que o nosso último treinador campeão nos visitou e em que um dos seus pupilos se sagrou o Melhor do Mundo pela FIFA, vale a pena recordar o homem... e o seu Bloco:

«O primeiro jogo realizado durante o estágio deixo-me preocupado. (…). As minhas notas eram… negativas:
Tiago: não me convenceu nos treinos nem no jogo.

César Prates: sabe jogar, é rápido, tem cultura de defesa mas é demasiado permeável.
Phil Babb: tecnicamente não é um génio.
Rui Jorge: por enquano nada de especial.
Beto: muito bom no jogo de cabeça. Tem de corrigir a posição de joelhos. (...)
André Cruz: comportamento positivo mas deve regular melhor a distância em relação ao adversário directo.
Dimas: não me trouxe surpresas, não está mal.
Diogo: fraco, pode melhorar muito.
Rui Bento: joga com entusiasmo.
PAULO BENTO: por enquanto vejo que há ali vontade.
Pedro Barbosa: muito forte e possante fisicamente, mas muito pesado. Será que pode ser uma ajuda na defesa?
Sá Pinto: deve tomar mais iniciativa no jogo defensivo e quero que ele tente fazer coisas mais dificeis, não pode limitar-se às coisas fáceis.
Horvath: muito pesado
Tello: dribla bem
Lourenço: tem talento
Quaresma: deixa-me muitas dúvidas. É um jogador em relação ao qual não me posso precipitar.
João Pinto: não foi convincente.
Luís Filipe: pode fazer mais e melhor.
Spear: um grande ponto de interrogação, gigantesco!
M'penza: as qualidades físicas são maiores que o talento.»




retirado do livro 'O Bloco de Notas de Laszlo Boloni', Booktree

3 comentários:

Anónimo disse...

C. Ronaldo melhor de todos os tempos?! Não me façam rir ... nunca há-de chegar aos calcanhares do RONALDO FENÓMENO nem de zidane! esses dois sim, GÉNIOS E DEUSES DO FUTEBOL!

paulinho cascavel disse...

Caro,
Ainda não são. Eu disse dez anos. Mas o talento até agora demostrado por ambos basta-me para vaticinar que mais cedo ou mais tarde lá chegarão e serve tb como prova quando a gente falar daqui a uns anos.

Quannto às outras pessoas que agora malham em cima do Ronaldo por não ser a "pessoa" que gostavam que fosse, fica para um próximo capítulo.

Anónimo disse...

Eu acho que C.R é um grande jogar, com um potencial fantástico e que há-de ter uma grande carreira, simplesmente acho que não irá chegar ao nível de RONALDO FENOMENO nem de zinedine. Mas compreendo a tua opinião.

SL