terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Modernidade e inovação

Já que estamos com a mão na massa da modernidade, vale a pena sublinhar o rigor e a transparência que não só acompanham a SAD em todos os seus gestos mas também a seriedade e respeito com que são tratados os sócios que tentam exercer os seus direitos estatutários. Deve ser à conta destas coisas que uma das medidas indispensáveis para levar o clube para os trilhos da modernidade é a alteração dos estatutos. Estes ainda assim obrigam a direcção a ter que aturar uns chatos. Vale a pena referir ainda que os amigos do consenso e do politicamente correcto (vocês sabem de quem é que eu estou a falar) nada têm a dizer sobre esta questão. Preferem comemorar de forma provinciana e labrega, mas moderna e inovadora, já que eles utilizam a NET e toda a gente sabe que a NET é sinónimo de modernidade, a conquista de Cristiano Ronaldo. Nós também ficamos contententes, mas sobretudo pelo que revela do clube e do seu departamento de formação, que era já capaz de educar e criar jogadores de nível mundial com um campo pelado e um relvado.

Aqui fica o comunidade do Leão de Verdade:

Movimento de Cidadania Sportinguista Leão de Verdade comunica a suspensão no processo de realização de Assembleia-Geral Extraordinária solicitada pelos sócios do Sporting Clube de Portugal

O Movimento de Cidadania Sportinguista Leão de Verdade vem por este meio comunicar a suspensão da sua participação no processo de convocação de Assembleia-Geral Extraordinária (AG) para discussão dos pontos propostos pelo movimento e subscritos pelos associados signatários (vide anexo A).

O Movimento esclarece que na base desta decisão surgem as seguintes motivações:

1. A constatação de que o objectivo principal de apresentação de resultados de um Livro Branco sobre a evolução financeira e patrimonial desde 1996 do Sporting Clube de Portugal, está hipotecado no curto prazo. Foram várias as vicissitudes dos últimos meses que nos levaram a concluir que não existem condições para fecharmos este processo a tempo do próximo acto eleitoral, nem vontade, por parte dos órgãos sociais, com os quais mantivemos sempre uma postura institucional e de respeito, na qual nem sempre fomos acompanhados.

2. A convicção de que, mesmo que a AG aprove a realização de um Livro Branco nos moldes propostos, o movimento nunca contará com uma postura de colaboração aberta e expedita por parte actual Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal. O movimento salienta que esta convicção não decorre de impressões e convicções subjectivas mas sim de factos concretos e indubitáveis como por exemplo as mais recentes declarações do Presidente do Conselho Directivo aos jornais “O Jogo” e “Record” a 9 de Janeiro de 2009 sobre o Movimento e sua actuação (vide Anexo B), bem como o atraso de mais de 7 meses no esclarecimento de questões aparentemente simples como seja a determinação os custos finais de realização de uma AGl a suportar pelos associados, para não falar do desprezo com que ouvimos o presidente do Conselho Directivo se referir ao centro de decisões por excelência de um Clube associativo,

3. A noção de que, colocado em causa o objectivo referido no ponto 1, o contexto actual do Sporting Cube de Portugal exige a concentração e atenção máxima de todos os sócios na próximo questão fundamental que marca a vida do clube: a próxima AG requerida pelo Conselho Directivo e inscrita no contexto do projecto financeiro em curso, com a eventual emissão de VMOC’s. Acreditamos, como tantos outros milhares de Sportinguistas, que o Clube, tal como o conhecemos, deixará de existir caso essa proposta seja aprovada.

4. Recordamos que o requerimento entregue a 2 de Junho solicitando a AG, foi subscrito por 318 sócios. A cada um assiste o direito de promover o seu andamento e não apenas aos primeiros subscritores. Assim, embora o Movimento Leão de Verdade suspenda momentaneamente o seu envolvimento, qualquer dos restantes subscritores pode dar andamento ao requerimento.

5. O Movimento Leão de Verdade irá estimular as várias listas que se apresentem às eleições do Sporting para que incluam esta medida fundamentalcriação de um Livro Branco sobre a evolução financeira e patrimonial do Sporting desde 1996 – nos seus programas. Acreditamos que no final de cada mandato deveria ser apresentado ao sócios uma avaliação do trabalho realizado, avaliação essa efectuada por uma entidade externa e independente.

Os primeiros subscritores,

Pedro da Cunha Ferreira, sócio nº9.576

Frederico Abreu, sócio nº50.550

4 comentários:

Anjo Exterminador disse...

Tudo isto provoca de facto uma imensa tristeza.
Os actuais responsáveis do Sporting têm, de forma provada e reiterada, mostrado o que querem e ao que vêm. A nós compete dar-lhes a resposta adequada.
Espero que os contratempos que por vezes surgem na luta pelo nosso Sporting Clube de Portugal não afrouxem o ânimo dos lutadores e não diminuam a sua capacidade de luta!
Pelo Sporting!!!

Paulo Henriques disse...

Caro "Luisinho" o que precisamos é de fundar um novo clube! Clube Sporting de Portugal!E limpa-se a merda toda!

Anjo Exterminador disse...

Até chegar aí (e não vejo que viesse mal ao mundo se chegasse...) ainda há muita, muita pedra a partir.
Pense o amigo Paulo Henriques nas consequências de uma decisão dessas. É uma questão muito séria.
O problema é que o Sporting é NOSSO! E não vamos dar o Sporting a ninguém. Muito menos aos Oliveiras, aos Salgados, aos Francos ou aos Roquettes.
Ainda há muito sangue para derramar!!!!
Tudo o que a SAD usa é do Sporting! Talvez se tenha é que criar primeiro uma outra SAD...

Luizinho disse...

É bonito ver que até um pacato ilhéu se exalta quando ouve falar na gente que se governa à conta do Sporting. De qualquer das formas, a fundação de um novo clube até era coisa para entrar no espírito dos fundadores. Já que nos tivemos de separar dos outros que queriam era organizar bailes aqui à coisa de 100 anos, se calhar também nos temos de separar estes para quem o verde é só a cor do papel.
Quanto à SAD não me parece reformável. Apenas controlável. Essa é a luta que pensávamos ter perdido a 28 de Maio e que pelos vistos ainda não acabou.