segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Isto começa a compor-se

Primeiro um desagrado por uma situação ocorrida na entrada do estádio, e como já não é a primeira vez que algo do género sucede, é legítimo perguntar quando é que os incompetentes e imbecis que gerem a entrada no estádio se vão embora.
Pela porta que entro tem três entradas, ora é costume estarem pelo menos duas abertas, mas eis que os iluminados descrentes na presença de público em Alvalade, ou acreditando que se tratava de um jogo da taça da liga, resolveram abrir apenas uma entrada. Resultado, onde nunca se tinha esperado mais de cinco minutos para entrar num regular jogo do campeonato demorei 17 minutos para entrar, perdendo eu e alguns mais o início da partida. E éramos só 20 mil.
Segundo um agrado pelos 20 minutos iniciais da partida, onde a equipa voltou a demonstrar algo que raramente demonstrou esta época: alegria. Parece que as declarações de soares franco não tiveram efeito nefasto na equipa, porque será? Parece que os meus desejos para este ano vão ser possíveis, a ver vamos.
Foi engraçado, além do melhor momento do jogo - a finta de Liedson para o primeiro golo - ver como Vuk furou as rédeas da táctica losangular, alguém acredita que um médio centro (roca, moutinho) a jogar como vértice lateral do losango iria fugir da sua posição no lado esquerdo, iria para a direita e aparecia na pequena área a finalizar? Eu não, só mesmo um segundo avançado a tentar fazer de extremo esquerdo. Espero que não seja castigado por desobedecer aos rigores tácticos. Melhor ainda foi depois trocar de lado com izma e aparecer no lugar em que costuma jogar na selecção. O tipo do marítimo percebeu o que se passava e troca de trocar o 5-4-1 por um 5-5-0, elucidativo. Perdeu-se a hipótese de arrumar rapidamente o jogo, o que só aconteceu no fim do jogo. O menos bom é que está visto que o Vuk e o Liedson nunca vão ser amigos.
Terceiro o número de adeptos não entusiasma, e não vale a pena tentar arranjar desculpas onde não existem, a tal sondagem disse quais eram os 4 pontos cardeais da questão. Mas uma estatística indesmentível é que desde a inauguração do novo estádio que as médias deste ano são as piores, tal não se deve ao horário e às transmissões televisivas, estas já existiam aquando da inauguração do estádio. Pelo que, restam as outras duas, fracas exibições e crise financeira.
Mas não engulo estas duas opções, visto que a tal sondagem tinha respostas pré estabelecidas, creio que a crise de exibições e a crise financeira são apenas muletas para outra crise que é a de militância. E essa é muito simples como apareceu, apesar de não admitirem é notório que após mais de 10 anos de supremacia financeira-racional, exterminando qualquer apologia de emotividade clubistica, a mesma foi definhando, reduzindo-se ao que é agora. Há que ainda não tenha entendido que as pessoas andam nisto por paixão, não por lucro. Agora é como dizem, o comboio já partiu e é difícil pará-lo.
A justificá-lo os seguintes dados da jornada, assistências no Sporting: 20.000; No benfica : 32.000; No porto: 28.000; em Guimarães parece que também estiveram 20.000.
O Sporting jogou no sábado à noite, o porto no domingo à mesma hora, ambos tiveram transmissão televisiva, a temperatura estava mais fria para os lados do porto. Donde se entendermos que a equipa anda a jogar o mesmo que joga a do porto (este ano), só resta que os adeptos do porto são mais endinheirados que os do Sporting.
Posto isto, em jeito de remate final, sugeria à direcção da sad do Sporting que encomende mais um estudo ao oliveira e costa, desta vez não para apurar quais as razões pela falta de militantismo, mas ao invés que interrogue os adeptos do porto e do Guimarães para apurar quais as razões da sua militância, mas isso é capaz de não dar muito jeito.

Sem comentários: