quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Oh yes! I'm the great pretender!!!

Filipe Soares Franco ficará inevitavelmente ligado à história do Sporting como o mais descarado manipulador e chantagista que deteve as rédeas deste Clube. Este é, em duas palavras, o retrato de Soares Franco e do seu consulado no Sporting Clube de Portugal. 
Venha quem vier, o facto deste ir de volta aos seus "projectos empresariais" (quando é que esteve deles afastado?!) será, em si, uma vitória para o SCP. Não está garantido, porque não acredito neste homem, nem em quem está por detrás dele, mas pode ser, pode ser!, que desta se vá mesmo embora.
O dia em que Franco deixar o andarzinho que sobrou ao Sporting no edifício Visconde de Alvalade, é um dia de grande regozijo para todos os verdadeiros Sportinguistas. Nunca um presidente tentou com tanta preserverança liquidá-los para sempre. 

Se quisermos encontrar, nesta entrevista de hoje, um momento único que ilustre o que é o carácter profundo deste homem encontramo-lo na insinuação de que a Assembleia Geral é um orgão que empecilha o funcionamento do Clube. É uma das mais infelizes (talvez neste seu estertor, a mais infeliz!) do seu longo e rico historial de declarações infelizes.  
As regras da democracia Sportinguista são ditadas pelos Estatutos e estes definem a AG como o orgão máximo da hierarquia do Clube. Se um Presidente do Sporting não gosta das regras do Clube deve candidatar-se com um programa que proponha as necessárias alterações estatutárias, claramente, e deve levá-la a votos. Apresentar aos sócios propostas de gestão que sabe que estão de antemão estatutariamente dependentes do seu escrutínio e da sua decisão final, e depois, quando a coisa corre mal, vir dizer que a culpa é deles, é, uma de duas coisas: incompetência ou má fé. 
Dizer, por outro lado, dos Sportinguistas que não querem um Clube moderno é um insulto ordinário e uma intolerável provocação. De facto, os Sportinguistas são uma maçada dr. Soares Franco, mas é assim... Tenha paciência! 
Neste contexto, só por vontade de produzir humor negro é que se pode compreender a proposta de alargar a capacidade deliberativa aos 20 ou 30 mil sócios efectivos do Clube. 
Mas, nada disto surpreende verdadeiramente num Presidente do Sporting Clube de Portugal que fez do seu mandato um acto contínuo de guerrilha contra... o Sporting Clube de Portugal. 
Enquanto lhe acenarmos com lenços brancos, poderemos cantar-lhe com os Queen:

Oh yes I'm the great pretender (ooh ooh)
Adrift in a world of my own (ooh ooh)
I play the game but to my real shame
You've left me to dream all alone

Um período negro. Vai e não voltes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é muito simples:

Moutinho - 15 milhões
Veloso - 15 milhões
Yannick - 8 milhões
Adrien - 5 milhões

NÃO VALEM MAIS QUE ISTO. ABRAM OS OLHOS. SE APAREÇER ALGUÉM QUE OS QUEIRA É UM MILAGRE!