quinta-feira, 24 de março de 2011

Xeque-Mate



Tudo começa por aqui. Com Pedro Santana Lopes e Viegas Soares que agora aterraram na lista de Pedro Baltasar.
Foram 15 anos de Projecto, com Roquette, o pai, com Ricciardi do BES, a mãe, e com todos as outras figuras: desde Godinho Lopes - que se faz sócio pouco antes de entrar para o clube; até Bettencourt. Pautado por diferentes rostos e ciclos, todos eles fizeram parte de um mesmo Projecto falhado, na medida em que:

- ao serem legitimados (às vezes nem tanto) para representar os interesses do Sporting, salvaguardaram antes de tudo os interesses de um grupo restrito de sportinguistas, pondo em causa o primeiro;

- seguiram as mesmas premissas base de um modelo de desenvolvimento desportivo caduco, mal gerido e não-sustentado.

Primeiro ponto. Promiscuidade e separação de poderes
O grupo de interesses paralelos que se instalou no SCP é um círculo cujo raio trespassa a construção civil, a Banca e grupos financeiros dedicados aos media (atentem à intoxicação nestas semanas). Interesses aos quais o Sporting deveria saber negociar em seu benefício. Mas não soube. Na verdade, o problema surgiu dessa configuração de poderes confusamente enredados. A promiscuidade é nociva na medida em que, durante 15 anos o Sporting planeou, negociou e executou sob a direcção de pessoas que detinham também interesses particulares (conflituantes ou não) em jogo. No final das contas vemos a OPCA, firma de Soares Franco, a construir e a ocupar os pisos do Visconde de Alvalade. Principal parceiro e cliente da OPCA, o BES, depois de Project-Financiar o modelo e o seu pilar imobiliário e de tudo ter feito para proceder à transferência desse património imobiliário do clube para um fundo que protegesse o credor, continua a ser representado por Ricciardi, na lista do CF de Godinho.
O grupo de interesses estende-se até pessoas calibradas como Fontão de Carvalho (genro de Alves Ribeiro, construtor do novo Estádio José de Alvalade), ex-Conselheiro e ex-sócio na BDO, a empresa que auditava as contas da SAD. Também desta auditora fizeram parte o ex-Conselheiro Fiscal e Primeiro Provedor de Sócios Que Jamais Existiu: Ernesto da Silva Ferreira, vindo, dizem, para o clube pela mão de Roquette que o conhecia do BES. Para além de Ernesto (entre 2001 e 2003, R.O.C. dos CTT), passou também pelo SCP, Horta e Costa, o mesmo que vai agora a Tribunal no caso dos CTT. Tratando-se de cabotinos ou gente séria, no Sporting, todos eles falharam, sem excepção. Como membros do Conselho Fiscal, são co-responsáveis pela degradação da situação económica e por nunca terem denunciado aos sócios a condução de um clube para uma situação de falência.

O clube deve servir-se do “business” e não o contrário. A razão para o Projecto conseguir ter durado tanto tempo é porque de facto as taças de Portugal e os segundos lugares escondiam muita coisa.

Segundo ponto. Um projecto desportivo amputado.
Dos 30 milhões de euros de dívida em 1995 para os 380 milhões de euros em 2009 já muito se descobriu mas pouco se responsabilizou. Engordando a despesa através das várias empresas do Grupo Sporting, esta equipa de presidentes não conseguiu atrair as receitas prometidas. Pelo contrário. Mas percebe-se hoje porquê e também por que razão Godinho é a continuidade disfarçada… em direcção ao desastre.
Estamos longe da apologia do clube só de futebol e sem sócios, de Soares Franco. No entanto, perante a falência da primeira fase do projecto (esgotar do modelo das SAD; exploração deficitária a todos os níveis) Ricciardi apontou as soluções:
- reformular os formatos das competições profissionais (aqui fantasiava); Racionalizar estrutura de custos operacionais - outsourcing (deve ter sido por aqui que entrou o Jorge Mendes); - recrutar equipas de gestão profissionalizadas e adaptação de práticas de gestão empresarial a todos os níveis de organização; e… o acordo estipulando a obrigatoriedade de vender jogadores todos os anos.
Foram chutando, desde Alvalade até à Academia, quem sobrava em conhecimentos e cultura sportinguista, mas, sem MBA não percebiam bem o que era isso da "missão, visão e valores". Soares Franco garantia, em 2006, que o projecto não era de continuidade, que saía reforçado e que teríamos um Sporting de nível europeu.
Não perceberam, porém, que o Sporting não é uma equipa da NBA. Que nos livros de Peter Drucker não existe nenhuma fórmula dedicada ao futebol português. Godinho Lopes diz que o SCP tem de saber explorar melhor a bilheteira, de merchandising, marketing, publicidade ou sponsorização. Pois bem, mas é pena a equipa dele não dizer como. Não diz porque não sabe como esgalhar ainda mais um filão tão remexido e... sem resultados! Tal como quando JEB quis fazer a campanha de angariação de sócios e logo desistiu da ideia.
E não basta um bom plantel. Tem de saber devolver o clube aos sócios de modo a que estes se sintam identificados com ele. É a diferença entre uma participação do adepto concentrada numa exclusiva concepção de consumo assente nas regras do mercado (real ou virtual) - a visão da “continuidade”, e a de uma concepção que incorpora a dimensão associativista assente em regras democráticas directas, no fomento dos valores identitários, do que é ser do Sporting, apanágio do papel do sócio até final do século passado.
Não entenderam que por mais estratégias de marketing-mix, não recuperam os 50 mil sócios que debandaram ou as game box perdidas; nem é por transformar sócios em clientes que estes vão dar mais dinheiro. Governaram o clube como se fosse um entreposto imobiliário, um club VIP de uma empresa de renome e não como um clube nacional, eclético e popular.
O discurso mudou, mas, no meio do vazio, nota-se que o modelo, as ideias de base são as mesmas.

6 comentários:

Luizinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luizinho disse...

Eu só mudaria o nacional para internacional. "Um clube internacional, eclético e popular."
Granda posta. É ver se manhã corremos com estes gajos do nosso Sporting para sempre.

Anjo Exterminador disse...

Muito bom. Vamos a isto!!!!

Virgílio disse...

Golaço à Paulinho Cascavel.

SL

Barbosa disse...

Paulinho! Paulinho! Paulinho! Viva! Bora láaaaa

Stan Valckx disse...

Grande golo !!!

Este Sábado corremos com a corja!