quarta-feira, 16 de março de 2011

Chegámos à fase da contra-informação, das barbaridades e do vale tudo (não o de Azevedo!)

Ontem levámos com a capa miserável (para não dizer execrável) d´A Bola, levámos ainda com as suas suspeições sobre os investidores Russos do BdC, aliás, muito bem apanhadas na crónica do Nélson Vicente que recomendo vivamente: "O candidato da continuidade e dos cambalhotas. O candidato de quem o jornal A bola não relembra o caso dos “paquetes-expo” com a mesma celeridade como invoca as calças de ganga de Leonid Tiagatchov. Já agora, o mesmo jornal que também não refere que outro membro desta candidatura, Luís Duque, está impedido de sair do pais por se encontrar com “termo de identidade e residência” por participação no caso BPN…. talvez seja por isso que lá está um ex-PJ… para se assegurar que o homem não se evade do país."

Hoje temos um (supostamente) conceituado jornalista económico(-desportivo), Camilo Lourenço, que certamente, viu as imagens da RTP sobre a descida do IVA para o Golf (o que desceu foi o Golfe - desporto), e não quis ficar atrás. Vai daí, escreveu barbaridades como “não se percebe muito bem o que está em causa, sabendo-se que existem alguns senhores russos que vão investir 20 milhões de euros, enquanto o Sporting terá de arcar com os restantes 30 milhões”. De acordo com o jornalista, este poderá ser o primeiro problema do Sporting Champions. “Onde irá o Sporting arranjar esses 30 milhões? Recordo que o clube não tem dinheiro para a tesouraria… Vai voltar a antecipar receitas? Irá buscar dinheiro aos bancos? Não me parece, pois a banca não está para aí virada e já está mais do que exposta, nomeadamente no Sporting”, realça. E acrescenta que as taxas de juro pedidas pelos bancos “seriam simplesmente proibitivas”.

Amigo Camilo, leu mesmo o comunicado sobre o fundo?! Não é preciso ser muito esperto em economia para se fazer uma análise bem melhor que a sua. Pelo menos com dúvidas bem mais pertinentes. Se ninguém lho facultou, e nem se deu ao trabalho de procurar antes de escrever coisas parvas, aqui lho deixo (isto é, para o leitor):

Comunicado sobre o fundo proposto por Bruno de Carvalho
"No seguimento da estratégia e timetable definidos para a evolução dos trabalhos por Bruno de Carvalho, desde o anúncio da candidatura à presidência do Sporting, vimos agora, e após anúncio dos investidores, realizada segunda-feira, numa unidade hoteleira de Moscovo, comunicar e explicar os contornos do Fundo 'Sporting Champions'.

I. Formato legal: Fundo de Investimento Mobiliário Fechado;

II. Objectivo: Reforço do plantel do SCP e gerar mais valias quando os jogadores se transferirem para outro clube;

III. Nome: Sporting Champions;

IV. Montante: 50 milhões de euros;

V. Activos: jogadores do Sporting CP;

VI. Mais valias: 60% Sporting (para compensar o suporte dos salários feito pelo clube) e 40% investidores;

VII. Quem decide as contratações: O Sporting. O fundo, depois, vê se aceita o jogador ou não;

VIII. Condições: os jogadores tem de ficar no Sporting no mínimo duas épocas e o Sporting tem sempre o direito de opção de compra do jogador ao fundo se assim o entender importante para o clube;

IX. Sediação do fundo: Portugal.

Modelo de negócio pretendido para o Sporting:

A ideia última por detrás deste fundo consubstancia-se na possibilidade que o Sporting passará a ter de incorporar jogadores de topo no seu plantel, sem ter a necessidade de fazer o esforço financeiro no momento do investimento, sendo o mesmo suportado pelos investidores.

Assim, o risco do investimento será suportado pelos investidores e as mais valias repartidas percentualmente conforme acordado (Sporting 60% - Investidores 40%).

O que se pretende é atrair ao Sporting a possibilidade de valorizar a sua equipa, ser mais competitivo e voltar a ser um agregador de paixões e multidões, como sempre o foi ao longo da sua história centenária.

O aumento da competitividade, a luta pelos títulos, os melhores espectáculos que se poderão oferecer, trarão consigo o potencial de negociação de melhores condições com patrocinadores, vendas de direitos televisivos, renegociação de condições com credores, entre outros acordos, sempre em benefício do Sporting.

Assim, o Fundo 'Sporting Champions' tem como fim último o facto de ser uma das bases primordiais para implementar a estratégia que Bruno de Carvalho desenhou para o Sporting.

Estratégia essa que se baseia em torno da mobilização e agregação dos sócios, que levem ao aumento da fidelização dos sócios, simpatizantes e adeptos, potenciando o aumento das quotizações e captação de novos sócios, ao incremento da venda de 'gameboxes' e bilhetes, numa politica de Estádio cheio, e à potenciação do aumento das vendas de merchadising do clube.

Em fim pretende-se devolver o sonho, o espírito Sporting de 'Esforço, Dedicação, Devoção e Glória', e voltar ao rumo de conquistas e das vitórias que o clube sempre habituou os seus seguidores"
 


Como é óbvio, não posso por a mão no fogo pelos investidores Russos, mas essa tarefa, tal como diz José Milhazes, é tarefa que deve ser resolvida pelas autoridades portuguesas competentes, e não por uma cambada de jornalistas mal informados, com más intenções e comandados sabe-se lá por quem...!

Entramos na derradeira fase das eleições, mais do que nunca será preciso estar atento, e não baixar a guarda! Para além da campanha de cada um dos candidatos, é necessário que cada um de nós, junto dos nossos amigos sócios, passemos a palavra e os alertemos se estiverem no caminho errado!

PS- fica a informação de que vai haver sessão de esclarecimento de BdC na sua sede de campanha, sábado às 17h (antes do jogo Sporting - Leiria às 20h15). Ainda tenho dúvidas sobre o fundo, por isso vou querer ouvir da fonte certa...

11 comentários:

Leão de Stª Engrácia disse...

A minha formação é jurídica pelo que de mercados de capitais entendo pouco não ousando por isso vir para aqui arvorar-me me especialista como a maior parte dos que polulam na blogosfera e que não passam de papagaios-de-janela ou máquinas de repetir.
No entanto também já tenho idade para não comer de qualquer gamela que me ponham à frente e por isso deixo à consideração dos demais o seguinte:

Por vezes um homem tem de sujar as mãos em nome de um bem maior.

Foi o que fiz. Tive de ir a um forum lampião ( http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=8459.5550;wap?topic=8459.5550;wap ) e um dos pasquins anti-Sporting ( http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/petisco-bem-regado-a-ice-tea ) para descobrir pérolas como estas:

“”Entretanto, Cunha Vaz e Camilo Lourenço já estão a trabalhar na área da comunicação, da qual foram responsáveis na candidatura de Vieira à presidência. ”

CUNHA VAZ
Emerge da crise como homem de confiança de Vieira, de quem passará a ser uma espécie de braço-direito, acompanhando-o em representação oficial do clube e nas negociações com a Banca. Já trabalha, com Camilo Lourenço, na área da comunicação.

————————————————————————————-

Se o dia de ontem, um feriado nacional, ficou marcado pela folga que Vieira concedeu a si próprio privilegiando a família, a verdade é que até chegar a casa, já o relógio se ‘apressava’ para as 06h00 e o dia ameaçava romper, o eleito dos benfiquistas teve ainda tempo para se emocionar, confraternizar e descomprimir junto dos ‘seus’, dos ‘homens do presidente(…)
Um restaurante de Lisboa acolheu e serviu de palco às primeiras horas do novo presidente – formalmente toma posse amanhã. Foi aí que juntou perto de uma vintena de “bons amigos”, entre membros da lista e responsáveis pela campanha, para um petisco especial: saboreou-se o histórico triunfo. Já passava das 03h00 quando o ‘staff’ – entre outros, Tinoco de Faria, Fonseca Santos, Mário Dias, Rui Santos, António Figueiredo, António Cunha Vaz e Camilo Lourenço – chegou ao local do repasto e aí permaneceram em amena cavaqueira e boa disposição evidente, seduzidos pelo petisco da vitória, até perto das 05h00.

————————————————————————————–

E se alguns se perguntarem se estou a postar aqui isto só pelo facto do Camilo Lourenço ser lampião estão enganados.

Eu faço-o apenas para demonstrar a sua proximidade e amizade com Cunha Vaz que, para quem não sabe, é SÓ o director da agência de comunicação da campanha de Godinho Lopes.

Se eu acredito em bruxas ? Não, mas lá que existem, existem.

SL

Barbosa disse...

Não percebi o seu primeiro parágrafo, pois não liga com o restante texto! Mas enfim, como é cliente habitual, vou-lhe oferecer uma jola grates, e esclarecer que apesar da minha formação ser Engenharia (não a financeira), não é preciso ser especialista de mercados de capitais para perceber o que quer dizer a cláusula VI. "Mais valias: 60% Sporting (para compensar o suporte dos salários feito pelo clube) e 40% investidores;"...isto é, Mais Valias! Não há aqui nada de arvorar-me me especialista de mercados financeiros (ainda que tenha algum interesse pelos mesmos).

Como referi no texto tenho dúvidas acerca do fundo, por isso vou tentar esclarece-las (literalmente em sede própria).

O post inicialmente tinha apenas como objectivo a critica ao texto do Camilo, no entanto acabei por juntar alguns textos publicados recentemente noutros blogs, por os considerar bem escritos, com os quais me identifico, e serem merecedores de serem divulgados o máximo possível. Afinal foi o que acabou por fazer ao colar aqui textos de outras fontes!

Leão de Stª Engrácia disse...

Caro Barbosa, apesar ed poder ter transparecido esta ideia, esta "boca" não era para si, era apenas para quem fala muito de fundos sem entender nada. Eu pela minha parte confesso-me ignorante na matéria mas estou a tentar entender mais para perceber se de facto o Fundo de BdC pode ser implementado ou não em tempo útil.
Quanto ao resto apenas quis deixar um alerta para os que sempre dão por boas as notícias de certas personagens sem conhecer por vezes um bocadinho do background que pode levar a enteder o porquê de um Camilo Lourenço comentar agora a campanha do Sporting e escrever contra o fundo.

SL e gracias pela jola.

Daniel Sociedade Sporting disse...

Esta personagem de nome Camilo Lourenço é um autêntico abutre. E anda ele na RTP N a oferecer conselhos financeiros a particulares. Foda-se!

Analfabetos de merda, esses gajos!

Camilo Lourenço, o "expert" que há anos andava por aí a escrever que as soluções financeiras de FSF iriam colocar o SCP à frente de Benfica e Porto.

Anónimo disse...

Gostava que me explicassem o que pensam do Bruno Carvalho querer ser remunerado? É um empresário estabelecido, criou e dirige uma fundação sem fins lucrativos, não irá certamente fechar as empresas para ser presidente do scp. Porque precisa de um ordenado pago pelo clube? Será que quer ser presidente do scp para salvar a pele com um bom ordenado? JEB ganhava 40.000€...

Tiago disse...

O Grande Manel juntou-se à lista Gordinha. Como é que aceita fazer parte desta corja é que eu não percebo. Especialmente para fazer parte duma equipa onde está Luis Duque, de quem já se queixou ter sido atraiçoado quando treinou o Sporting.
Enfim, está tudo encaminhado para irmos de mal a pior.
Venha o fim, que ao menos seja com um estoiro em grande.

MDF disse...

Lamentável esta opção do Manel... Infelizmente retrata bem a fractura que está desenhada no Sporting. Como voltar a "venerar" os heróis Sportinguistas do outro candidato, do que não ganhar?
Assim acabou o Sporting...

Barbosa disse...

@Leão de Sta Engrácia, óptimo! :D

@Anónimo, apesar de não ser o tema do post, na minha opinião, não tenho nada contra o presidente e quem trabalhe no Sporting ser remunerado. Isto é, remunerado dentro de padrões aceitáveis...40 mil euros é claramente um exagero! Sei lá, 5 mil já me parece um ordenado bem simpático, ou limitar ao ordenado do Presidente da Republica como algum dos candidatos sugeriu. Se fosse Presidente do Sporting, por muito amor que tenho ao clube, iria precisar de dinheiro para viver. Sim, há Sportinguistas, que não vivem do ar! Nem todos são podres de ricos, para prescindir de um ordenado.

@Tiago&MDF, obrigado pela má notícia! Há realmente coisas inexplicáveis!! É triste...

Entretanto deixo-vos aqui a rectificação do Camilo, que agora vem dizer que afinal enganou-se, e lança outra série de dúvidas idiotas: http://www.sportingapoio.com/opiniao-o-fundo-de-bruno-de-carvalho-por-camilo-lourenco/
O Leão de Sta Engrácia tem razão, isto é de certeza montado para no irritar! Não há tanta estupidez junta!!

Anónimo disse...

Pegando no que dizia o Daniel, este Camilo é só mais um feio exemplar dos bonecos da continuidade que pupulam pelos media e que andou anos e anos a tecer loas à política do Roquete ao do Soares Franco - que era, para ele, de longe a política desportiva mais acertada, "racional" e de futuro triunfante do futebol nacional. É o primeiro gajo que batia palmas à venda do Liedson se o JEB lhe perguntasse a opinião..

Enfim, depois desta explicação e da do leão de Stª Engrácia está tudo dito sobre o senhor. Mas está tudo dito aqui nesta caixa.
É exactamente como tu dizes, vamos lutar pela informação séria e por alertar todos os sócio que conheçamos, porque, infelizmente, sabemos por experiência, como capas abejctas como a da Bola ontem ajudam a ganhar e a perder eleições.

grande parte dos sportinguistas (e dos outros) é só isso que vê - as capas da bola e as notícias do grupo Cofina - não passa o seu tempo na blogosfera. Cabe a nós a "contra-desinformação"!
Vamos a eles!

paulinho cascavel

Barbosa disse...

Começo a ficar assustado com este Nélson Vicente! O gajo tem um leitor de mentes...

Para ler ainda no contexto deste post:
http://www.sportingapoio.com/a-minha-cabeca-e-melhor-que-a-tua-por-nelson-vicente/

Anjo Exterminador disse...

O artigo é interessante. Pena os pregos na gramática, mas no geral concordo com ele...