segunda-feira, 28 de março de 2011

Qual era o pior cenário que poderia acontecer? este!

Confesso que hesitei em votar Bruno de Carvalho. Tenho muitas dúvidas sobre algumas soluções. Mas depois reparei que sabia menos e tinha mais dúvidas sobre todas as alternativas e que as certezas eram todas piores que as dúvidas. Não votei Bruno Carvalho para a AG, nem para o CL, e muito menos para o CF, onde apoiei a lista independente.
Hoje já não há jogadores novos, mas como isso vem da candidatura menos credível.... quem se surpreende?
Não sei o que aconteceu na contagem de votos.... mas os números não batem certo, houve parabéns endereçados e votos mal guardados..... uma enorme dúvida no ar sobre o que se passou. Segundo a comissão eleitoral foi tudo normal. 10 horas a contar votos é, portanto, normal. Números que não são coerentes são portanto normais. Até, pelo comunicado de Dias Ferreira, haver irregularidades é normal (ao menos deste género de continuidade estamos livres).
Não vou em cantigas, desculpa Bruno, de se fosse eu não tomava posse. Naquela situação em que a ta lista não reclamou de imediato a coisa fica complicada de dizer que o declarado vencedor não ganhou.
E depois de algum descanso (será?) fazer apelo para soluções não estatutárias parece-me muito mal.
Portanto para mim a única via, que o Bruno não seguiu, seria a de solicitar uma reunião com a nova direcção e a nova mesa da Assembleia Geral e tentar chegar a um acordo, ao mesmo tempo que se avança para o tribunal. Tudo o resto é lirismo e tentar esconder os próprios erros (não apresentar formalmente no momento certo a reclamação dos resultados que iam ser anunciados).
Porque segundo os estatutos a partir do momento em que são anunciados há uma nova lista e alguém da candidatura, de preferência o delegado à assembleia, devia saber isso e actuar em conformidade.
Assim ficou a parecer um mau perder. Os argumentos chegaram demasiado tarde.
Seja como for há 2 coisas importantes:
1- argumentar bem a impugnação, para o que urge ser mais preciso no que se contesta.
2 - aprender com os erros. Todos teremos mais votos na próxima eleição!

4 comentários:

Anjo Exterminador disse...

Temos candidatos. Temos os candidatos que temos. Temos uns candidatos que querem e podem (ainda conseguem) aprender. Outros já não conseguem, ou já sabem tudo, ou não querem aprender. "Aprender com os erros" é um excelente conselho. Vamos ver se sim...
Por outro lado, o Sporting continua no fio da navalha e este episódio veio tornar a situação ainda mais preocupante. Espero que no processo de aprendizagem este factor seja tido em conta...

Luizinho disse...

Absolutamente de acordo. A questão fundamental aqui não era o Bruno de Carvalho nem ele deve ser tomado como salvador. Apresentou algumas boas ideias e uma vontade de ruptura com o passado. Mas como se cantava no hall do estádio enquanto se esperava pelos resultados "o presidente são os sócios". Carvalho teve o mérito de chegar àqueles a quem normalmente as correntes mais heterodoxas não chegam e isso não deve ser desprezado e o homem se quiser poderá e deverá continuar a participar na vida do clube, aprendendo, como referes, com os erros e sobretudo ouvindo as pessoas mais do que lhes dizer aquilo que querem ouvir. Se se mantiver no clube pode ser uma forma de tirar a limpo aquilo que vale e as ideias que defende. A vida não acabou ontem. Não somos nós que estamos à defesa. Desta vez é A Hidra que teve de sair da zona de conforto.
Só para terminar. Vale mesmo a pena ler o relato da noite eleitoral de Pedro Faleiro da Silva no Sporting Apoio. Penso que é a narrativa mais equilibrada do que se pode ter passado ontem à noite, mesmo que seja evidente que qualquer coisa se passou.

Anjo Exterminador disse...

Já agora há um outro artigo tambem no Sporting-Apoio que explica como produzir uma fraude. Eu sei de outras possibilidades.
http://www.sportingapoio.com/como-eu-cometi-fraude-nas-eleicoes-do-sporting-por-fernando-amaral/

Barbosa disse...

http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Rui-Morgado-Lino-Castro-referiu-que-recontagem-nao-era-possivel.rtp&headline=46&visual=9&article=428319&tm=27&audios_page=2

Pelas declarações o delegado da lista C, tentou o pedido de recontagem!