domingo, 16 de novembro de 2008

O Fodassen do Sporting

Copérnico foi o primeiro formular uma teoria cosmomológica heliocêntrica. Isaac Newton criou o princípio da gravitação universal. Boyle descobriu a lei dos gases. Maxwell concebeu a teoria do electromagnetismo. Lineu foi o autor da moderna taxonomia científica. Darwin, claro, surpreendeu-nos com a teoria da evolução das espécies. Einstein foi o criador da teoria da relatividade.
Paulo Bento ficará para a pequena história como o génio que descobriu uma nova fórmula de jogar futebol: colocar onze jogadores em campo, sem qualquer estratégia visível, esperando que o seu jeitinho lhes permita "criar oportunidades" e assim vencer o adversário. Tudo isto em forma de um não-sei-quê de losango.
Umas vezes dá porque o treinador adversário consegue ser ainda mais obtuso (difícil, mas possível) que o Paulo Bento. Outras vezes não dá. Quando, por exemplo, o adversário é treinado por alguém que tem uma qualidade essencial para o futebol que o Bento não tem: visão estratégica. Nestas alturas o Sporting é enrabado com grande estrondo, como foi o caso ontem com o modesto, mas impecavelmente disciplinado e estrategicamente orientado Leixões.
Umas vezes o árbitro decide dar espetáculo. Outras vezes, como foi o caso ontem, o árbitro não se coloca a jeito, não proporciona desculpas desajeitadas, nem comentários imaturos e fica patente a realidade. Uma realidade nua, crua, perturbadora e dolorosa: Paulo Bento não tem jeitinho nenhum para esta merda e nenhuma categoria como treinador.
É nestas alturas que se vê a "grandeza" do Sporting... pois! Estamos ao nível da sanita e só se vislumbram cagalhões.
Ter contratado um treinador como este é como ter um Ferrari e meter-lhe óleo de girassol no depósito. A marca Sporting é grande, mas o "carro", é claro, assim não anda... !
Só um presidente sem categoria nenhuma, como é Filipe Soares Franco, conseguiria fazer desta espécie de técnico de opereta o responsável máximo dos destinos da equipa do Sporting. Só esta direcção conseguiria elevar este triste personagem a herói, descobrindo-lhe qualidades de grande gestor de recursos humanos e de grande condutor de homens.
Foi condutor, mas sem carta durante algum tempo, como se sabe. A "brigada" fechou os olhos na esperança que depois dos testes do código e das lições de condução em estrada fizesse o exame e passasse a ser um condutor a sério.
Está agora patente que Paulo Bento fala muito, que se mostra muito determinado (leia-se: teimoso que nem uma mula!), mas que não está à altura das exigências. Nem na profissão certa.
Não andasse a nação sportinguista a dormir, tivesse a nação sportinguista os tomates que mostrou em tempos que já lá vão, e o Paulo Bento já tinha arrumado o cacifo e rumado a um desses clubes com nomes esquisitos que militam nas divisões mais rascas dos futebóis mais obscuros.
Assim, vamos tendo de o gramar a escrever sucesssivamente na lista de objectvos "JÁ FOI", impunemente, sem prestar contas, e também impunemente a desbaratar os recursos humanos do clube --"recursos" esses que certamente devem estar a gozar que nem uns parvos porque continuam a ganhar o seu e ficam em casa, descansadinhos, a ver o jogo na televisão e a assistir ao mesmo discurso "flash" de sempre, aos mesmos tiques e maneirismos, banalidades e lugares comuns.
Não é o Ferguson do Sporting. É o "fodassen", Sporting!

PS- Então e nem mesmo com os Núcleos foi possível ter uma casa cheia?! Mas, há também nisto uma lição e um aviso: basta um pouco mais de mobilização e a presença popular permite logo saír do marasmo de assistências que tem sido a regra este ano. Por outro lado, essa presença popular está lá, quando é preciso...

31 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente. A frase é mais importante é sem duvida esta "Paulo Bento não tem jeitinho nenhum para esta merda e nenhuma categoria como treinador.". ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE ATURAR ESTE TREINADOR E ESTE PRESIDENTE?! BASTA! Queremos treinadores ambiciosos em que possamos LUTAR PELO TITULO e não por supertaças, taças e 2ºs lugares. O NOSSO CLUBE ESTA A VOLTAR AO NIVEL MEDIOCRE ...

Anónimo disse...

O Paulo Bento é uma mistura de Maria de Lurdes Rodrigues com Manuela Ferreira Leite. A primeira não muda, a segunda não diz uma para a caixa.
Talvezs o futuro do Paulo Bento esteja na política. No futebol não se safa...

Anónimo disse...

É este então que é o "cabelo à fodassen"!!! Grande post!

Luizinho disse...

A SAD deve andar a olhar para os céus a perguntar o que é que anda a fazer de errado. Num jogo em que tinham as massas arregimentadas graças ao inimigo externo (os árbitros), em que o estádio apresentou uma composição decente lá tinha que vir o Bento e os meninos e estragar tudo. eu chamo-lhe justiça poética. Não há maneira de os gajos acertarem uma. Bem visto que quem se lixa somos sempre nós (os sócios, os adeptos, os simpatizantes, isto é, a lagartagem em geral).

Ricardo Piedade disse...

Numa altura destas em que me sinto acossado não por tristeza ou desilusão, que essas já se foram em épocas anteriores, mas por uma profunda resignação que nada há a fazer senão esperar pacientemente pela próxima época (com novas caras no comando do clube e da equipa) conseguiste fazer-me rir e só por isso já te agradeço!

Excelente post que subscrevo a 100%!

Anónimo disse...

Msm à Master Lizard, agora com nome mais angelicál...

House disse...

Gostei, fartei-me de rir (o que não é fácil depois do desaire das "sardinhas")

Muito bem.

http://rugidos.blogspot.com/

Anónimo disse...

askavir: "nada há a fazer senão esperar pacientemente pela próxima época". eu concordo plenamente, mas infelizmente, o f.s.fraco vai ser re-eleito e o bento vai permanecer tambem na proxima epoca. o problema é esse, para o ano tambem os vamos ter que aturar. ate la o clube vai ficando cada vez mais pobre, triste e acabado ...

Anjo Exterminador disse...

Anonimo: não tem que ser assim! Nem o Franco é eterno nem o Bento se tem que aturar mais. Resignação é palavra a cortar do dicionário Sportinguista.
A direcção do Sporting não é o bloco que parece ser e as figuras em que vai assentando para disfarçar a merda que anda a fazer (como o Paulo Bento) não são nenhumas vacas sagradas. Não têm sequer perfil para isso...
Você já viu uma vaca sagrada de risco ao meio...?

OLeãoRampante disse...

Mas porra!

O leixões defendeu bem? AHAHAHHAHAHAHAHAHA

ENTÃO PERGUNTO:

O QUE É DEFENDER BEM?

a) NÃO DEIXAR CRIAR OPORTUNIDADES?
b) POR O AUTOCARRO E "VAMOS LÁ VER!"?
c) DEIXAR A OUTRA EQUIPA CRIAR OPORTUNIDADES FLAGRANTES E ESTAR À ESPERA QUE FALHE?

Eu escolho a "a)" o que não foi o que aconteceu no jogo com o Leixões. Mas existem pessoas que, por si próprias, não formam opinião. Leêm em qualquer lado e depois fazem dessa opinião a sua.
AAAAAAAAAAAAAAAAIII!!!!!!!!!!!

O Sporting perdeu, porque os seus médios e avançados falharam oportunidades. O que querem agora? Que comprem uns pés novos que lhes dêem a eficácia do Eto'o ou do Nistelroy?

Foi um jogo em que nos faltou eficácia, e nem era preciso uma percentagem muito grande dessa essência futebolística...

Vamos lá trabalhar os remates à baliza...

Anónimo disse...

Leãorampante! Tás a delirar!!! Ou viste o jogo atrás dos ecrãs do estádio, ou viste-o pela televisão, mas só aquele bocado (quase um quarto de hora!) em que a RTP ficou sem sinal...
Mete isto na cabeça: o Leixões controlou o jogo TODO!! O Sporting andou a fazer o joguinho de merda do costume que o Leixões quis deixar o Sporting fazer. A única coisa a que valeu a pena assistir foi a forma como o Leixões deu cabo do joguinho de merda do Sporting.
E o joguinho de merda consiste em andar a passear a bola cá atrás e mandar balões para frente. Os jogadores e o bento não lhe chamam joguinho de merda, claro. Chamam-lhe "criar oportunidades".
E não comemos mais um ou dois golos porque há postes e porque eles também falharam remates. Nem é preciso ser um grande génio da bola para neutralizar este tipo de jogo.
Leixões = eficácia total!!!
Sporting = desastre total!!!!!!
Paulo Bento = MERDA TOTAL!!!!!!!!!!!!!
Concordo totalmente com o anjo!!!

OLeãoRampante disse...

Bem. Não viste o mesmo jogo que eu.
Oportunidades:

1ª Parte
Romagnoli 18 min (ISOLADO)
Postiga (ISOLADO)
Carriço

2ª Parte

Postiga
Liedson
Djaló

Leixões

1ª parte

Braga

2ª Parte

Golo

Zé manel( quando jogávamos com 3 defesas...)


Quer isto dizer que as oportunidades foram criadas!!!!!!

é só preciso saber contar...
O sistema de Paulo Bento consegui criar 2 oportunidades flagrantes em que os jogadores se encontravam isolados, o que é raro em qualquer jogo de futebol e ainda por cima estando nós a jogar contra uma equipa que está em primeiro. É MENTIRA? TOU A DELIRAR?

Agora é assim: ou viu VOCÊ, o jogo atrás dos ecrãs, OU OUVIU O SENHOR NO RÁDIO.

QUANDO FALA SOBRE O SPORTING, FALA COM RESPEITO E DIZ AS COISAS COMO ELAS FORAM. NÃO INVENTE. FALE DE FACTOS.

O SPORTING MERECE QUE ASSIM SEJA.

PASSE BEM.

Anónimo disse...

Só vês o que queres ver!

Luizinho disse...

Leão Rampante,

Então diga lá se acha muito o sporting andar a criar três ou quatro oportunidades de golo por jogo? Se é isso que o satisfaz, então faça bom proveito. E agradecia-lhe já agora que não tivesse o despautério de vir encapotadamente falar em orçamentos (que o faz quando se refere a Etoo e etc). Então e o orçamento do Leixões?
Mas só para variar um pouco gostaria de lhe perguntar se viu as edições do dia da imprensa desportiva com os números do Paulo Bento? E já agora de lhe perguntar, igualmente, se se lembra da última vez que o Sporting deu a volta a um resultado?
Não é que por aqui sejamos apóstolos do resultadismo. Pelo contrário. A maior parte de nós tornou-se sportinguista num tempo em que nem sequer havia vacas. Mas somos sim relativistas futebolísticos. Achamos, isso sim, que cada treinador, como cada direcção, deve ser avaliado pelo modelo que advoga. E o modelo de Paulo Bento é claro, valha-nos isso. Acima de tudo está a vitória. Ora disso temos tido pouco, da mesma forma que para uma direcção que defende os processos de gestão racionais e o equilíbrio orçamental não gostamos de receber um passivo de 240 milhões.
De qualquer forma e neutralizar as acusações de populismo que se seguirão a esta minha deriva resultadista, devo-lhe dizer que nem sequer exigo resultados no imediato. Mas exijo que à medida que o tempo de permanência de um treinador vá crescendo, também, e por esta ordem, os jogadores mais jovens evoluam, o futebol melhore e se torne mais articulado e que os resultados apareçam. O único argumento que sobra é a LC. Isso concedo. Mas em provas de regularidade, que é onde se avalia o desempenho na longa duração o que temos visto é uma clara regressão, mesmo com crescimento nos recursos.
Venha de lá essa resposta, de preferência um pouco menos boçal do que lhe é habitual, por obséquio.

OLeãoRampante disse...

Por obséquio..enfim.Realmente vir a um blogue e querer fazer figura na escrita é uma arte bem nobre.

Adiante.

Não foram três oportunidades. Foram mais que três; Eu contei seis boas oportunidades. Diga-me o Sr., então, a média de oportunidades de golo num jogo da Liga Portuguesa ou de qualquer outra Liga, entre duas equipas com bons jogadores, sim por que o Leixões se está à frente. se ganhou ao Porto, e se empatou com o Benfica, não é de todo má. Se nunca contou começe agora (até porque vamos na 8ªjornada...)FACTOS

Fala da minha FALSA encapotada questão do orçamento. Mas ora bem. O Sporting esta época perdeu 4 jogos: Barcelona, Benfica, Porto (2x) e Leixões. Nem vou concluir...como é óbvio.

Outra. Não leio, não compro, nem sequer olho(!) para imprensa desportiva. E ... A verdade ´q que me apetecia ainda redigir um pouco mais de texto em resposta acerca do que ainda escreveu no seu comentário, mas se você é daqueles que compra, ou tão só lê jornais desportivos, então, queira-me desculpar meu caro, mas vou-me já embora.

Saudações

Luizinho disse...

Já vi que para si trata-se apenas deste jogo, e quando for o próximo tratar-se-à apenas desse e por aí fora. De vitória em vitória até à derrota final (não se esqueça do paços e da humilhação de Madrid camarada). Quanto aos jornais desportivos estou consigo. Não compro, mas como tenho uma ligação à Internet dá para espreitar uma notícias. Se tivesse visto os jornais de hoje teria ficado a saber que o Sporting não perdia dois jogos seguidos em casa desde 1995/1996. Que há muitos anos que com o mesmo número de jornadas decorridas o Sporting não tem tão poucos pontos. Que o ano passado foi um dos anos em que o Sporting fez menos pontos durante uma época inteira (esta não vem nos jornais de hoje). Também ficaria a saber que há oito ou nove jogos seguidos que o Sporting não marca mais do que um golo.
Espero que não, mas no fim da época cá estarei para o apostrofar (leve lá mais uma palavrinha a puxar para o carota) como merece.
Se quer saber das minhas práticas de leitura e se isso o ajuda a manter um debate até lhas posso indicar, na condição de me deixar também as suas. Assim podemos mesmo comparar pilinhas e ver quem é que é mais esperto com mais facilidade.
Quando à figura literária que supostamente ando para aqui a fazer, é como dizia o outro "a classificação classifica o classificador".
Ha, e já lhe disse que o futebol da equipa é uma boa merda?

Luizinho disse...

Só mais uma. Devolvo-lhe uma pergunta. Dê-me uma equipa nos seis primeiros classificados de qualquer campeonato grande ou médio ( incluo Escócia, Holanda, Bélgica, etc. neste grupo) que nos últimos 9 jogos tenha marcado seis ou sete golos e que em nenhum desses 9 jogos tenha marcado mais do que um golo?

Anjo Exterminador disse...

O Leão Rampante vai fazer-nos o favor de explicar porque é que se mostra assim tão assanhado quanto às questões levantadas... Eu percebo que tenha amor pelo seu (nosso) CLUBE. Mas, o amor não nos pode cegar. Temos de manter a nossa capacidade de raciocínio intacta. Temos até de mostrar que temos capacidade de raciocínio...
O meu amigo está satisfeito com o desempenho da equipa? Mesmo?! Não tem nada, nada a apontar? Nada, mesmo? Ora diga-nos lá...

Anjo Exterminador disse...

Já estou como o Luizinho: só mais uma!
A escrita ajuda a pensar... Só por isso escrevemos.
Penso, logo, escrevo... Percebeu?

OLeãoRampante disse...

Aceito a questão de não estarmos a jogar bem, mas acreditem que cheguei a uma fase em que me estou pouco marimbando para a forma como jogamos. Durante cada jogo talvez fique um pouco aborrecido, mas no fim o que me interessa é ganhar. E eu quero ganhar... e muito! Quero ser campeão. Não me importa como jogamos, desde que ganhemos. Perdemos 4 vezes:Barcelona, Porto (2x), Benfica, e Leixões, ou seja, já tivemos alguns jogos difíceis esta época, e não temos tido também a sorte do nosso lado (veja-se na luz e para o campeonato com o porto).
Julgo então ser uma questão de mentalidade. Não que a minha seja ou não a mentalidade que todos os Sportinguistas devem ter, mas dou um exemplo muito concreto: a Itália, foi campeã do mundo a jogar, não digo mal, mas a jogar aquele futebol PROPOSITADAMENTE. Houve alguns italianos que não gostavam nada de como a sua selecção nacional jogava, mas o que é facto é que ganharam. Esses que andaram sempre a criticar jogo após jogo ( e eu conheço bastantes), acabaram por festejar o título, e cada vez que hoje, em qualquer sítio da Itália ou do mundo, se começa a cantar "siamo campioni del mondo", começam todos os italianos a cantar. Já ninguém se lembra de como jogaram, lembram-se, isso sim, de terem sido campeões.
É isto que eu quero para o Sporting. Títulos. Como lá chegar? De qualquer maneira possível.

No entanto, há aqui um aspecto a ter em conta: sendo então este o esquema que Paulo Bento deseja para a Nossa equipa, não se pode esqueçer que, e por muito que nós desejássemos, os nossos avançados não são os da selecção italiana, nem tão pouco os do inter, ou os da Juventus.
O que quero dizer é que Paulo Bento conta sempre com a eficácia dos nossos avançados, e ela nem sempre acontece.

Agora por favor, deixemo-nos deste irrealismo prodigioso, porque se bem se lembram, com o Peseiro jogámos muito bem, quando tinhamos Balakov e Figo também mas, no final, o que ganhámos nós com isso?

O que fica para a história?

OLeãoRampante disse...

Só mais uma...


Por enquanto, para a História, fica a presença nos 8ºs de Final da Liga dos Campeões.

Perceberam?

Luizinho disse...

Leão Rampante,

Já vi que procuramos coisas diferentes no futebol em geral e no Sporting em Portugal. Sem stress. Agora gostaria apenas de salientar uma aspecto do seu discurso. O Leão não vê futebol para se divertir, o Leão vê futebol para daqui a uns anos poder andar para aí a dizer que ganhou. O que também é legítimo. O que não é legítimo é dizer que só os vencedeores é que ficam na história, porque como fez questão de nos recordar com exemplos concretos, isso não é assim. Não que eu não queira ganhar, onde quero chegar é que estas coisas não são tão lineares quanto isso. O Leão se calhar não se lembra, mas a selecção austríaca que foi derrotada pela Itália no Mundial de 38 vive no meu coração. Como vive a Hungria de 58. Como vive Portugal em 66 ou em 2000 ou 2004. Como vive a Holanda de 74, 76 e 78. E sobretudo como vive o Brasil de 1982 (equipa aliás de que o Luizinho fez parte). Como faz o futebol e Peseiro, Robson, Jozic. A época dos 3-6 e pos aí fora.
e ainda mais uma discordância. Se a Itália de 1982 jogada um futebol burocrático, cínico e intragável, a última Itália campeã do mundo jogo muito bem.
Mas pior que isso é achar que eficácia e espectáculo são pólos antitéticos. É certo que existem excepções, mas a maior parte das equipas a ganharem, por exemplo, a Liga dos Campeõs jogou quase sempre bom futebol. Real de Del Bosque, Barcelona, MU, um certo Milão, eu apreciava o futebol do Bayern, o Valência que chegou às finais, etc. Assim de repente só me lembro da Juventus e um dos anos do Liverpool que que tivemos campeões burocráticos. Explique-me lá então a sua obcessão com a vitória? Acha que a jogar assim vamos ganhar alguma coisa? Acha que alguém a jogar assim alguma vez foi candidato a ganhar o que quer que seja. O máximo que podemos esperar esta época é não sermos trucidados pelos Barcelona para a a semana.

OLeãoRampante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLeãoRampante disse...

Vejo futebol para depois andar a dizer que ganhei? Ora por esta é que eu não esperava.
Caro Luizinho.
Sabe por acaso, qual a razão (óbvia!) por que o sr. é do Sporting? Por que razão é adepto do Sporting? Não foi com certeza pelo Sporting nunca ter ganho nada, mas sim pelo contrário. Sabe por acaso poque é o Sporting um dos maiores clubes da Europa, em todas as modalidades? Não foi com certeza pelo Sporting nunca ter ganho nada, mas sim pelo contrário.
Sabe por acaso porque existem tantos blogues Sportinguistas? Não foi com certeza pelo Sporting nunca ter ganho nada, mas sim pelo contrário.
Quero com isto dizer, que o Sporting é o que é, porque desde que foi fundado, nunca parámos de ganhar nada. Ou melhor andamos 18 anos a jogar bom futebol e...Títulos? Uma Taça de Portugal...
Tenho 26 anos e a maior alegria que tive foi ver o Sporting campeão quando tinha 18 anos. Ainda maior foi a alegria de ver o meu pai e amigos já quarentões e cinquentões a chorar rios de lágrimas. Sim, Sr.Luizinho, são os títulos que criam sentimentos deste género. São as vitórias.
O tal irrealismo prodigioso você sente-o como ninguém. Agarrados a um passado que já lá vai, em que ganhávamos títulos e o fez pertencer ao Sporting Clube de Portugal.
Tal como já disse anteriormente, talvez o único erro do Paulo Bento é acreditar em demasia na eficácia dos nossos jogadores. Mas isso o tempo o dirá.
Até lá, irei a todos os jogos, nunca assobiarei e apoiarei sempre, por que para além do mais, tenho um treinador que já fez História no nosso clube com os seus métodos...mas uma História bem mais presente do que passada.

Já agora só mais uma coisa: obsessão é com "s". Terei eu a pilinha maior?

Saudações

Yazalde disse...

Caro Leão Rampante:

Concordo na parte em que refere que muitos são Sportinguistas por uma cultura de vitória. Tenho orgulho saudosista cada vez que olho para o cartão se sócio do meu Bisavô e lá aparece escrito que ser sócio do Sporting é ser sócio do maior clube de Portugal e do clube com mais títulos em todas as modalidades desportivas. E tenho de concordar consigo quando pugna por vitórias. Assim não percebo é o contra-senso com que se defende quem liquida o património do Sporting, quem acha positivo ficar em 2º lugar e quem reduz o Sporting a taças de Portugal (para mim uma taça de Portugal é como a cereja no topo do bolo - campeonato). Como também não penso que seja positivo defender o Paulo Bento por este ganhar taças. Posso pegar no outro lado da estatística e dizer que com estes gestores de fina água vamos a caminho do 2º maior período de jejum (campeonatos) da nossa História (igualamos as 6 épocas entre 1934-1940), com Soares Franco à cabeça (mais anos à frente do clube sem ser campeão só Sousa Cintra), e metade dela é com Paulo Bento, ou seja Paulo Bento é nesta altura, se as contas não me falham o Treinador do Sporting com mais anos sem ser campeão a par de Queirós (mais esta época e é recordista). São estatísticas e valem o que valem, mas uma coisa é para valer, e são os efeitos do decréscimo de sócios e Sportinguismo militante levado a cabo desde o projecto roquete e continuado por dias da cunha e soares franco. Esses efeitos ainda vão piorar com o tempo (nem o estádio conseguimos encher com bilhetes a € 5) e o tempo não volta para trás. O comboio já começou a andar e agora o difícil é pará-lo.
SL

Anjo Exterminador disse...

Uma achega ainda a este tema... Tenho dificuldade, face à qualidade geral do futebol que se pratica na 1a Liga, em aceitar que exista um clube sequer que se destaque pelo seu valor técnico este ano. Panorama mais merdoso será difícil encontrar.
Quando, num quadro destes, um clube, ainda por cima, perde, mas se arroga o direito de ser considerado um "grande", então está tudo dito.
A mania das "grandezas" foi o golpe fatal que atingiu muita família boa...

OLeãoRampante disse...

Calma Yazalde.

Há todo um conjunto de factores que fazem com que esta "Era" seja bastante diferente das outras. Antes de mais, a realidade é que o SPorting não foi muito de manter um treinador durante tanto tempo, e por isso é que talvez Paulo Bento seja já o 2º treinador há mais tempo sem ganhar um campeonato...logo a estatística está um pouco enviesada.
Depois, e este para mim é um factor importantíssimo e o que mais definirá o estado actual do Sporting: a Formação. Este palavrinha dava para escrever uma tese de mestrado!
Como é óbvio tem forçosamente de ter as suas desvantagens. Nunca poderemos pedir a uma equipa que tem no seu plantel imensos jogadores formados, e por conseguinte novos, que sejam campeões todas as épocas. A meu ver, esta é para mim a primeira época em que Paulo Bento terá condições para ganhar o campeonato. E não esqueçer que ficámos a um ponto na 1ª Época! (esqueçer faz mal...). A história diz-nos que as únicas equipas que ganham campeonatos, ligas dos campeões, uefa's, são equipas com experiência! Nós, ainda a estamos a adquirir. À 3ª vez seguida que vamos à Champions, conseguimos passar aos 8ºs! Isto não acontece por acaso! Veio Caneira, Derlei (época passada lesionado), Rochemback, Postiga, o que veio acrescentar a tal experiência. Digo que só nesta época temos condições de ganhar por tudo isto, mas não podemos esqueçer que já tivemos jogos dificílimos. Se querem um exemplo, olhem para o Arsenal, ou até mesmo para o Manchester nos últimos anos... Eu defendo a mentalidade vigente no Reino Unido. Saber esperar e ter paciência são virtudes importantes no futebol e necessárias para ter sucesso.Por último, meus amigos, vamos na 8ª Jornada e a meu ver este clima de suspeição é péssimo para a nossa equipa e só desajuda.
Obviamente que há coisas a mudare outras que foram mal planeadas, como por exemplo termos comprado o Grimi! Ou por exemplo não termos o Sá Pinto junta da equipa! Ou ainda os bilhetes caríssimos! E jogos ao domingo às 21! Um distanciamneto por parte da direcção em relação aos núcleos! Mas repito. é a apoiar que as coisas se resolvem, por que o que tenho visto em Alvalade, são jogadores que se têm esforçado, e isso não poderão dizer que é mentira. Aliás, na época anterior fui dos primeiros a dizer que por vezes havia falta de motivação nos jogadores, mas esta época isso não está a acontecer.

Vamos juntos puxar pelo Sporting. Acho que mereçe.

Saudações Leoninas!

OLeãoRampante disse...

E não esqueçer as arbitragens...

OLeãoRampante disse...

Só mais uma achega. Como Stan Valckx já o afirmou num post anterior, as pessoas da formação do Sporting têm de passar a mensagem aos seus jogadores de que se não fosse a vontade de os acolher e de apostar neles, eles não seriam nada, pelo menos no futebol. É, de facto, muito negativo, que quando chegam a séniores, já estarem a pensar em sair.

Yazalde disse...

Mentalidade britânica? Podes muito bem ser adepto dessa mentalidade, mas não somos britânicos e pela minha parte não me sinto inclinado a sê-lo. E porquê a mentalidade britânica? Só porque lá os treinadores duram mais tempo? Lá não existem clubes enquanto associações desportivas, existem empresas cujo objecto social é a actividade desportiva. Dispenso isso também.
E porque não seguir o modelo mais próximo a nós, o espanhol ou o italiano? Cada um destes países tem idêntico número de taças europeias. Por isso a teoria espanhola não posse desconsiderada, o que existe é uma diferença de nível económico entre as populações destes países e Portugal. Pelo que vou lendo o Barça teve um treinador que foi campeão europeu e na época seguinte foi dispensado. O real Madrid foi campeão e no fim da época mudou de treinador. E este agora que é campeão está na corda bamba. Não deixa de ser por isso que isso que estes clubes deixam de ganhar títulos europeus. Em comparação o MU que tem um treinador há mais de 20 anos ganhou duas ligas dos campeões. Logo esta permanência não significa mais títulos.
SL

OLeãoRampante disse...

Eu quando falei do arsenal, falei da política em apostar em jovens jogadores e não da transposição por completo de um qualquer modelo, até porque nem temos dinheiro pra andar a despedir treinadores, para depois contratar outros que querem outros jogadores e por aí adiante. Dos três grandes, somos os únicos que não nos podemos dar a esses luxos.

A experiência é o caminho fundamental para as vitórias, e essa experiência só a começámos a ter esta época.

Vamos ter paciência e ajudar no que for preciso (ir aos jogos e não assobiar).

Saudações Leoninas