terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mais logo (e repondo a história)

lá estarei no estádio (mesmo sem receber sms sobre militância), como tenho ido até agora ao Estádio José Alvalade. Não preciso de lições de militância, muito menos de quem precisa é de as receber, e não de as dar. Tivesse eu o meu bilhete de avião pago e com prejuízo profissional ter-me-ia deslocado à Ucrânia, (bem com à capital dos móveis) por isso também um apelo ao presidente franco, quando estiver fatigado e não puder ser militante, ceda-me o seu lugar de transporte, que eu com muita honra e satisfação irei até ao outro lado do mar negro.
Já estou mentalizado para ser forte durante o jogo, se não marcarmos nos primeiros 20 minutos, como vamos jogar à catenaccio, o ânimo nas bancadas vai começar a esmorecer, só espero que depois não acusem os adeptos de não puxar pela equipa, é que com frio, à noite e sem apelo futebolístico da equipa, nem todos são estóicos.
Mas como a esperança é verde e eu também não desanimo, pois também não animo muito, vou aguardar paulatinamente pelo final do jogo e pela passagem aos oitavos de final da liga dos campeões.
A este respeito, da liga dos campeões, importa escrever algo sobre o revisionismo histórico (doloso ou negligente) levado a cabo por algumas pessoas. Tem a ver com a tal presença histórica entre os 16 melhores da europa. O que se pode dizer com realismo é que se o Sporting passar esta fase de grupo fica pela primeira vez entre os 16 melhores clubes que este ano disputam a denominada liga dos campeões. Mas é FALSO que o Sporting nunca tenha estado entre os 16 melhores da europa.
Basta um simples clique pela internet para ver o seguinte:
Em 1958-1959 o Sporting passou a chamada fase preliminar entrou na chamada primeira ronda, equivalente aos oitavos de final (16 equipas);
Em 1962-1963 o Sporting alcançou o mesmo feito;
Em 1970-1971 o Sporting atingiu a segunda ronda equivalente aos oitavos de final;
Finalmente em 1982-1983 o Sporting atingiu os quartos de final da taça dos campeões, ou seja esteve os OITO melhores da europa. Para esse feito, foi decisivo o golo apontado por Carlos Xavier.
Assim, como se pode ver o feito histórico alcançado pelo Sporting nesta competição foi estar entre os 8 melhores da europa, na então precessora taça dos campeões europeus, agora denominada liga dos campeões. Para quem diz que não é a mesma coisa, tem alguma razão, antes a prova fazia jus ao nome, só entravam os campeões, haviam menos jogos mas de maior grau de dificuldade. A afirmação que o Sporting nunca esteve entre os 16 melhores da europa só pode ser feita por ignorância (desculpável), o que se pode afirmar é que nesta competição com o nome actual e o figurino actual, o Sporting nunca chegou aos oitavos de final. Agora reescrever a história seria algo como se renascessem a taça dos vencedores das taças e lhe desses outro nome, depois vindo dizer que o Sporting nunca venceu aquela taça.
Possamos nós imitar a nossa história e repetir o que já fizemos.
SL


Sem comentários: