sábado, 29 de novembro de 2008

Icebergs

Essa desculpa esfarrapada de presidente, essa figura triste que é Filipe Soares Franco volta a atacar. Volta também a tentativa de fazer dos sportinguistas parvos.
Na sua arenga da Batalha, naquele tom de peixeira na menopausa a que nos habituou nas AG's, lá veio mais uma tentativa de driblar a malta. Soares Franco não é, porém, Messi. Falta-lhe tudo para que não seja facílimo a um qualquer central minimamente competente desarmá-lo.
Primeiro vem a tentativa infantil de aparecer aos olhos dos sportinguistas como o virtuoso.
"Há 30 anos que vivemos uma guerrilha interna." diz a criatura. "Não se iludam. É uma guerrilha onde todos querem tirar contas do seu anterior, onde todos querem fazer ajustes de contas." Ele não! Ele é um puro.
Reparem na subtileza desastrada: apesar de haver guerrilha há mais de 30 anos, como ele diz, parece pelo seu discurso que só agora é que há "ajustes de contas". Agora que ele é presidente é que há "ajustes de contas". Antes, enquanto ele foi membro das direcções do Sporting, as crises surgiram por geração espontânea. Outros que não ele as provocaram. No Sporting só agora, com ele e contra ele, é que há maldade. Ele é vítima. Ele é um puro.
Depois vêm as insinuações misteriosas...
No Sporting, como nas grandes organizações o perigo são os icebergs. Mas aquilo que assusta o Sporting "não é a parte visível do iceberg que é perigosa, perigoso é o que está invisível, aquilo que não se vê." De que "invisibilidades" se queixará o presidente do Sporting? Mistério. Ele não esclarece. Ele não é então, nem ponta, nem parte escondida do iceberg. Está fora do iceberg. Ele é um puro.
Finalmente, vêm os habituais bodes expiatórios.
A culpa, como sempre, da falta de "hamornia, bem-estar, solidariedade e entreajuda" no Sporting é dos sportinguistas ingratos. São os sportinguistas que não são do Sporting. A direcção e, sobretudo ele, são o exemplo de dedicação ao Sporting. Os outros são maus. Ele é um puro.

No essencial, foi para isto que Soares Franco "fez questão" (a afirmação é do site do Sporting) de estar presente na Batalha. Para lançar esta estratégia de auto-vitimização e para derramar mais uma vez sobre os sportinguistas o ónus de tudo o que de mau acontece no Sporting.
Eles fazem tudo para resolver os problemas do Sporting. Se os problemas do Sporting não se resolvem, a culpa é dos sportinguistas. 
É fácil perceber o que este tipo quer dizer. A direcção foi legitimamente eleita para resolver os problemas do clube. Tem o aval legítimo dos sportinguistas para implementar as medidas que são necessárias para resolver os problemas. A eleição desta direcção foi esmagadora. Se os problemas subsistem... então a culpa é dos sportinguistas. Porquê? Porque não são solidários e fazem guerrilha há 30 anos. Mas, os sportinguistas votaram esmagadoramente nesta direcção... 
Topam?
Não nos engana. É um iceberg escondido com rabo de fora. Não tem dimensão. Está a mais neste clube.

6 comentários:

Luizinho disse...

Só uma nota em jeito de complemento. no final das declarações citadas no Record, Soares Franco diz que "É sempre responsabilidade do antecessor. Comigo isso não vai acontecer. Vou deixar um legado e meu testamento. Vou dizer o que fiz mal e o que não fui capaz de fazer. Não vou cobrar nada.". Curioso porque há três anos que não faz nada senão assacar responsablidades aos que o antecederam pela situação catastrófica do clube. Por outro lado é bom ver que há coisas que mudam. Em Maio deste ano em entrevista ao jornal Record: R – E do que se arrepende de ter feito?
FSF – Nada.".
Pelos vistos um dia destes vai partilhar com os sócios/militantes/clientes (riscar o que não interessa) alguns dos seus erros. Já é qualquer coisa.

Anjo Exterminador disse...

O homem, como digo na posta, é um puro. E não se "cohibe" de o mostrar...

Anónimo disse...

A conversa do Franco é um verdadeiro nojo!!
Quando alguém acha que ele é que é o bom e o "solidário" e os outros milhares de pessoas que não se comportam como ele quer é que são as más, há algo que está terrivelmetne errado com essa pessoa.
É um caso sem solução de arrogância e presunção. Um personagem francamente lamentável, mesmo inqualificável e mesquinho.

HMG disse...

Bem, antes de mais deixem que lhes diga que desportivamente as coisas não estão bem, e não se espera melhoras.
Assim o presidente tem cota nas responsabilidades como entidade máxima do clube.
A nível financeiro o homem tem sido dos melhores presidentes!
Quem tem dúvidas olhe para as contas apresentadas ano após ano, durante seu mandato.
SL

Anónimo disse...

Vamos ver se o que se passa no plano finaceiro revela um controle consolidado dos problemas do clube. Ou seja: vamos ver se esta "febre do défice" (que serve interesses terceiros e obscuros e não os interesses do Sporting) não deu uma machadada final no Sporting.
A "crise" só por si não explica a quebra brutal de receitas.
Na origem desta quebra está o desinteresse pelo Sporting. O Sporting perde fulgor, perde peso e perde dinheiro!!!
Mas ah!, tem o défice controlado, claro...!

Anjo Exterminador disse...

Em resposta ao HMG e no seguimento do que disse o Iorda, deixem-me dizer que o "controle financeiro" deu um jeitão aos dirigentes para não terem que apresentar uma ÚNICA ideia que possa alterar o rumo descendente do Sporting.
Só se ouve falar em medidas financeiras e não se percebe uma única medida que crie um novo estado de coisas. "Gerir" e "dirigir" assim é fácil. Qualquer imbecil o faz...
Agitando o espatalho financeiro a direcção do Sporting quer isentar-se de se ter de mostrar competente.
Os relatórios e contas são uma convenção. Não mostram a realidade. Sobretudo a escondida.
Olhem para o que se está a passar na economia mundial, olhem para os bancos que foram à falência, para o desemprego e para as carências sociais e digam lá que não é fácil criar relatórios de contas magníficos! E depois dá o que dá...
A fragilidade do Sporting para lidar com o que se está a passar à nossa volta é imensa! O espectro do descalabro é muito mais evidente do que vocês pensam. E não temos defesas.
Não se iludam...