quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Noutros tempos

o grupo de excursionistas do clube Portugal, em vez de assobiadelas à chegada a solo nacional seria brindado com agentes policiais a pedir que os acompanhassem para serem acusados de ultraje à pátria. Claro que depois nada disto ia para frente para era para mostrar que há coisas sérias como a honra e a dignidade com a qual não se pode dispor como se entende. Quem ontem dos presentes no bezerrão entendesse isso, o que devia de fazer era não viajar com o dinheiro dos contribuintes.
Sobre o jogo pouco há a dizer, apenas que foi um show de bola e que queirós está a cumprir a sua promessa de dar espectáculo. Isto a continuar assim e ele vai ver o Mundial de 2010 pela televisão. E o pior é que ainda tem contrato até 2012!
Já tinha dito aquando da sua nomeação que esperava que Portugal atingisse os quartos de final do Mundial de 2010. Não sou grande fã dele pois ainda me vem à memória os 3-6. Agora também vou-me lembrar dele pelos 6-2. Este homem vai batendo records!
Isto não fica pelo queirós, ele o putativo melhor jogador do mundo mostrou aquilo que também não vale. Não me recordo de haver um jogador que fosse considerado o melhor do mundo e que não fosse também o melhor na sua selecção. Sabemos que só alguns conseguiram de facto ser quase sempre os melhores em todos jogos que disputavam, já sabemos que Ronaldo não é um desses, mas é um caso raro só a par de Di Stefano. Mas quer-me parecer que nem ao nível de Di Stefano Ronaldo vai chegar com a displicência e a falta de ambição pela selecção (aqui os prémios são baixos). Mas também não se pode esperar muito mais de quem disse que não tem de provar nada na selecção, que o que conta é uma época inteira num clube.
Um jogador só é de facto mundialmente reconhecido e afirmado como um dos melhores de sempre quando são os melhores nos campeonatos do Mundo e da Europa. É o que nos diz a história (exceptuando o tal caso de Di Stefano).
Uma palavra final para os admiradores de Scolari, nos quais me incluí. Sempre lhe reconheci o mérito em fazer frente ao sistema e a pinto da costa, mas isso não implica que tenha de aplaudir quando a selecção fez outras exibições horríveis como no Koweit, ou que nos tenhamos de apurar com o 2º lugar a empatar em casa com a Finlândia. Era notório que o tempo dele tinha chegado ao fim, (ele como não é burro tinha percebido isso e quis sair antes de garantido o apuramento) por isso não lamento a sua saída, o que lamento é não termos evoluído ou continuado o trabalho feito na selecção A. Não nas selecções jovem porque aí o que Scolari e Madaíl deixaram foi um vazio. E é assim que vamos continuando enquanto o madaíl se for mantendo por lá, ele que foi o responsável pela vinda do Scolari também o foi durante o tempo de antónio oliveira e os tempos de agora.

p.s.: ligando isto ao Sporting não vejo qual a razão para além do Moutinho ir outro jogador do Sporting à Selecção nesta altura. Só tonel mas está lesionado, de resto só dois jogadores: o veloso para terceiro trinco a seguir a fernando meira e ao maniche e o postiga. Mas como já expliquei pela altura do euro 2008, nao jogaria com miguel veloso a trinco num sistema de 4-3-3 e o postiga tal como o nuno gomes para mim os dois juntos não fazem um ponta de lança de jeito na selecção (a diferente entre jogar sozinho no ataque ou acompanhado), nem todos os pontas de lança tem a categoria para jogarem sozinhos no ataque.
Resta esperar que melhores dias venham ou que melhores soluções avancem.

5 comentários:

paulinho cascavel disse...

Do que deu pra entneder da posta não compreendo essa de se descascar no CR.
1º ele não´foi o melhor em campo por que não houve nenhum melhor jogador.
2º - ele ainda assim foi o menos mau, no sentido em que foi o que mais se esforçou.
E isto tendo em conta que ele não é ponta de lança, muito menos no esquema tático com que portugal se apresentou. mesmo no MU ele só jogou a avançado em situações muito particulares. alías andam aí uns malucos - o Queiroz deve ser um deles - a profetizarem que o futebol do futuro é sem pontas de lança, com uma dinâmica e troca de posições constantes entre os medios-avançados. Bom, tivemos aqui o 1º resultado dessa experiencia! Parabéns!
Perdemos porque o Queiroz é um granda nabo porque nao temos GR nem lateral, nem meio-campo pra fazer face ao do Brasil e, principalmente, porque o tuga quando vai ao Brasil é pra passear. ponto final. tá na raíz da mentalidade tugA. e tudo piora quando alguns deles sao umas autenticas primas donnas.
O CR não tem nada contra Portugal, pá. E no domingo aposto que vai fazer um jogão em inglaterra porque não vai ter os problemas que enfrenta na selecção. O maior deles é ele não ter com quem jogar pois ontem pra alem de nao ter colegas na frente ninguém teve pra isso.

Yazalde disse...

Será que é só isso?
Não será o CR quando joga na selecção tb uma prima donna?
Ele no MU fez grande parte da época passada a segundo ponta de lança. Penso que foi também essa a tentativa do CQ, mas como as experiências do homem são difíceis de perceber dou de barato essa.
Agora não sei se o futebol do futuro é sem pontas de lança fixos, mas sempre houve quem jogasse assim, o CR não é ponta de lança, mas pode ser avançado móvel como é no MU, aliás se olhares um pouco para a história do futebol um belo exemplo do que aconteceu em 74, não andava o cruijff pelo campo todo, e não era avançado a sua posição natural? No barcelona não joga com três avançados móveis e nenhum fixos com o messi, o etoo e o henry? Não vejo que seja a questão táctica se ele não jogar na sua posição natural.
O que se passa, além da mentalidade do pronvicialismo lusitano que referiste é tambem uma cultura de falta de exigência, e nisso eu respeitava scolari, depois de uma brincadeira dessas as coisas não ficavam iguais. Eu lamento que o CR quando venha para jogar pela selecção o faça de modo displicente e convencido, sem a determinação que o faz no MU, será que a diferença se chama fergusson? ou exigência que na selecção não existe?

Anónimo disse...

Que banho de bola levámos da melhor selecção do mundo.

Queiroz: Não nos apurou para o euro 92 e não nos apurou para o mundial 94. No sporting (com uma equipa muito boa) pouco ganhou o mesmo se passou quando esteve no real madrid. Ou seja, como treinador principal REBENTOU E ESTRAGOU todas as equipas por onde passou.

Vamos voltar aos tempos que nem nos qualificáamos para as grandes competições.

TRISTE PAÍS.

paulinho cascavel disse...

Oh Yazalde,
Não é só a questão tática, como eu disse. Mas vamos a ela.
Nem vou entrar em comparações do futebol Total do Cruyft com o esquema tático ofensivo do jogo de 4ª feira pois não é simplesmente comparável. seria até uma heresia. Uma coisa é a dinâmica posicional do trio ofensivo do 4-3-3 do Barcelona (troca de posi~ções entre dois pontas de lança de raiz e um medio-avançado criativo, todos eles candidatos a melhores do mundo) e outra é teres um trio com as caracteristicas do CR, Dani e Simão em que o ultimo destes fica fixo e os outros dois vão ocupando alternadamente os espaços de maneira desconectada. Ms a questão torna-se tática justamente qd tu não percebeslogo que com aquele esquema(?) montado para aqueles (caracteristicas dos) jogadores tu não chegarás muito longe. Resulta no ridiculo de teres o Bosingwa a centrar bolas pra área onde só apareçe a cabeça do Danny... no ridiculo de teres o danny a ir à linha pra centrar e não ter lá ninguém pra receber.. Jogar como 2ª avançado é muito diferente quando se tem um 1º avançado. Jogar como 2º avançado não existindo 1º avançado... é possível mas requer muito treino, carateristicas de jogadores que se adequem ao padrão de jogo e um sistema de jogo baseado numa arquitectura dos espaços que é preciso elaborar mt bem e que deverá passar por aquilo que não aconteceu na 4ª feira que é jogar rápido, em bloco compracto, triangulações e passes constantes, etc.. e aqui já estamos a falar do esquema que o Queirós gosta. Mas na 4ª não deu isto, só deu barraca. O nosso meio-campo perdeu tres a zero pro meio campo do kaká e perdeu outros tres a zero na atitude mental dos jogadores. E tá aqui, como já dissemos, o cerne da questão.
Acho que o CR foi dos que mais se esforçoes, com o nele é habitual. Não entendo que se deva esperar dele o salvador herói qd tudo o resto corre mal. Ele tem um defeito que é tentar resolver as coisas sozinho qd apartida tá a correr mal, qd sente que a equipa não tá a responder `altiura, e qd vê que as coisas nã çhe tão a sair bem. E normalmente estas ocorrem em simultaneo e na Selecção. Agora displicente e pouco esforçado ele pra mim não foi. tendo em conta o retrato global.
A Geração de Ouro há muito que já era. Benvindos à Geração Vanity Fair!

paulinho cascavel disse...

E uma cena que realmente me fez confusão: então o homem vai lançar o Peixoto, 1ª jogo pela selecçaõ, a 5 minutos do final com o resultado de 5-2?? O queiróz ainda deve ter dito: "vai puto, hás de te lembrar pra sempre da tua 1ª internacionalização como um dia de vergonha do qual tu não tens culpa nenhuma. Podes-me agradecer."
Roça o sadismo.

Enfim, e pra terminar, como dizia um escritor qualquer, "o Brasil não é pra principiantes". E se nós não somos pelo menos fizemos figura disso.