quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Lamentável

Sei que alguns dos meus companheiros aqui da Roulote me vão, se calhar, desancar com o que vou dizer, mas em coerência com aquilo que escrevi a propósito do tratamento dado ao Sporting nos orgãos de comunicação, não posso deixar de lamentar profundamente as declarações do Paulo Bento a propósito da arbitragem do jogo com o Porto.
Basta dar uma espreitadela às capas dos jornais para perceber que nas redacções se devem ter rebolado a rir com o pretexto.
Primeiro, as palavras de Paulo Bento são completamente descabidas. Poderia ter usado a ironia, a metáfora, poderia ter dito o que entendesse, mas não, de todo, aquilo que disse. Bento não é uma pessoa qualquer e não pode dizer qualquer coisa, a quente, a frio ou a semi-frio...
Segundo, foi um pretexto óptimo para os árbitros e a comunicação social se terem "amandado" a ele e ao Sporting. Como disse na posta anterior, o Sporting é mal tratado na comunicação, sem necessitar de pretextos. Com pretextos então é limpinho: lá vem mais um chorrilho de ataques contra o SCP. A juntar ao resto que habitualmente nos fazem. O próprio Paulo Bento sabe bem o que a casa gasta. Por isso esta cena era ainda mais escusada.
Terceiro, continuo a não perceber porque tem de ser o Paulo Bento a assumir sempre o odioso do que se passa com a equipa. Não se arranja por lá um pateta qualquer (o Sporting está cheio deles!) que diga umas barbaridades --que as diga, se for caso disso, portanto!-- sem o Sporting ter de levar com processos, nem isso desencadear reacções dos árbitros, da imprensa, etc? Ou será que o PB se sente tão à vontade, tão à vontade dentro do Sporting que sabe que até ele pode prejudicar o clube porque nada lhe acontecerá? O estatuto de Ferguson também lhe permite isto?
Quarto, hoje ouvi um jogador do Leixões dizer que apesar de tudo o que foi dito, espera que não haja nenhuma actuação da arbitragem em Alvalade que prejudique a sua equipa. É que a pressão sobre os árbitros em Alvalade, preconizada pelo Bento pode ser lida também como uma tentativa de pressionar de forma ilegítima os nossos adversários, ou de tentar condicionar a actuação dos árbitros para que tenham um comportamento fora das regras com os nossos adversários.
Justamente aquilo que a gente se queixa que nos fazem a nós.
Será que ninguém pensou que o fairplay é uma faca de dois gumes? Ou seja: temos de exigir o uso de fairplay connosco, mas nós também temos de fazer o mesmo com os outros...

14 comentários:

Anónimo disse...

Realmente só podia ter sido escrito por um ANJINHO.

Anónimo disse...

Mas este gajo tem razão é "anónimo". A propósito, porque é que não assinas os teus "comentários"? Tás com medo de levar um pão nos cornos? Então é por isso que achas bem o que o Paulo Bento disse?!

Anónimo disse...

Este "anónimo" é totalmente bronco e tapado... Pena, tem um nome tão giro!

paulinho cascavel disse...

Anjo Exterminador,

Numa situação normal eu dava-te total razão. Mas numa situação normal o Paixão (ou o Brenquerença) não seria nomeado para um jogo do SCP, até porque não seriam árbitros de 1ªdvisão. Numa situação normal o nosso presidente não acolhia em sua casa, de braços abertos, o bandido nº1 respinsável por lhe assslatarem a casa vezes sem conta. Por aí fora..
Primeiro, ele já usou várias vezes várias figuras de estilo. Cansou-se de ver o filme a se repetir. De tanto participar na palhaçada ele próprio sentiu-se um palhaço e resolveu abanar a tenda! E dizer um basta! a frio não é do seu feitio. Deveria ser? Sim, se fosse uma situação normal.
Segundo, como tu dizes o Sporting é mal tratado na comunicação, sem necessitar de pretextos. Portanto, com ou sem pretexto uma coisa é certa: o sporting está mais do que preparado para se (de)bater face a esses pretextos. Basta-se focar na quetão da arbitragem (e nao neste jogo em particular) que é o que está em causa. Venha o debate sobre "o que mudou com o Apito Final", só pra dar um tópico possivel! É - pela porta errada talvez - um motivo pro Sporting REAGIR a sério(o que nunca fez e, apesar da duvidar que o faça, há sempre a esperança).
Terceiro, há que distinguir duas coisas no discurso de Bento. Há a parte em que ele fala de pressionar os árbitros de forma menos simpática e há outra. Nessa parte do "criar mau ambiente" confesso que também não concordo. É a tal faca de dois gumes que falas. Na outra, obviamente que apoio.
Concordo contigo que isto poderá vir a ser prejudicial e mque podia haver um pateta a falar por ele. Mas há desvantagem de as coisas ditas por patetas serem vistas como uma... patetice. Certo, povavelmente o preço pela "ousadia" do Fergusson do risco-ao-meio vai sair demasiado cara a curo prazo.
Enfim trata-se de dois campos de luta: o da honra e o da verdade desportiva e o do sucesso no campeonato. Mesmo se estrategicamente penalisador neste ultimo foi um erro pelo qual não lhe lamento.

SL!

paulinho cascavel disse...

...agora realmente é galo: é que dos únicos elementos que podem de facto ser penalizados o treinador é um deles. Tudo o que seja chefia e dirigente (tipo a "baixa direcção"; porque a "alta", como sabemos cumpre sempre a etiqueta) poderia vociferar o que bem lhe dê na galheta que, por mais pesada que fosse a pena, ele depois voltaria a poder entrar no estádio como cidadão comum. Nessa perspectiva foi de facto muito mal pensado.

Anónimo disse...

Oi menina MERCHE ROMERO!!!
Nome mais bonito que o da menina não existe.
Sua boazona!!!

Anónimo disse...

O NEMÁTODO DO PINHEIRO é um piolho?

Anónimo disse...

Esta é a primeira vez, não me levem a mal.
Já leio este blog há algum tempo, esta no meu top 7.

Desculpe discordar do post mas as palavras do PB não são nada descabidas, são verdadeiras e ponto.
Se isto é pressão sobre os arbitros eu concordo que seja feita porque se nada se fizer estamos bem tramados.
O fair play não é uma faca de dois gumes, no que toca ao nosso clube só tem um e muito bem afiado há mais de 25 anos.
Mas sou obrigado a concordar que não deve ser o PB a carregar com tudo, esta Direcção não pode ser tão autista em determinados assuntos.

O mais importante é quer se goste ou não, disto ou daquilo no SPORTING, é preciso estar preparado para o que aí vem.
A verdadeira luta começou agora e eles vão fazer de tudo para nos encostarem as cordas.

Cumps a todos e continuem que vão bem.
Um dia ainda tenho que descobrir se a Última Roulote existe mesmo, isto de viver a quase 500Km do clube não é facil.

S.C.P. SEMPRE
Gnitrops

Anjo Exterminador disse...

Só um comentário curto sobre este assunto dos estados de alma do Bento. Independentemente das opiniões que cada um tem sobre isto, a verdade é que o Sporting não ganha nada com esta situação e vai ficar com o treinador a ver o jogo na tv.
Na contabilidade deste processo ficamos com um enorme prejuízo (mais um!) que era escusado. Repito: independetemente das opiniões que cada um possa ter sobre este assunto.
Toda a gente critica uma falta ou uma expulsão escusada de um jogador, que só pode prejudicar, e muitas vezes prejudica, a equipa. Estamos perante uma situação semelhante.
E o olhem que o Paulo Bento não é nenhum jovem jogadorzinho cheio de sangue na guelra...

Yazalde disse...

Concordo no essencial, mas tenho de apoiar as declarações do PB.
O meu lamento como no outro post foi que as declarações nao deviam de partir dele mas de alguem da direcção.
Como se vê, agora é provável haver um castigo e quem se lixa é o Sporting. Mas se temos o Sporting a proteger e não existe ninguém acima que defenda os interesses do Clube, lá tem de vir o treinador fazer esse papel. Também lamento que tenha de ser PB a fazê-lo.

Luizinho disse...

Gnitrops,

A última roulote é apenas uma emanação virtual das conversas que têm lugar no último dos estabelecimentos da zona das roullotes: Espírito Santo da Beira Alta. Apareça um dia destes e pague-nos uma cerveja.

Anónimo disse...

A CULPA NÃO FOI SÓ DO ÁRBITRO. ATÉ FOMOS MUITAS VEZES BENEFICIADOS: PENALTY E EXPULSAO PERDOADA AO ROCCA POR AGRESSÃO, PENALTY DE POLGA SOBRE HULK NÃO ASSINALADO, PENALTY DE PATRICIO E AGRESSAO DE CANEIRA NAO ASSINALADOS!

pq nos queixamos tanto? ninguem faz perguntas tacticas ao bento? ele nao tem responsabilidades? é só o arbitro?

por isto tudo é que nunca passamos de ganhar umas taçinhas...

Anónimo disse...

Se calhar o risca ao meio faz este estardalhaço todo por causa da arbitragem para cobrir as asneiras dele. E depois como o pipinho o acha o máximo, o homem até se convence que é bom treinador...
Andamos nisto, de embuste em embuste até ao embuste final!!
SL

paulinho cascavel disse...

Estamos numa situação que todos conhecemos, não é nova e que é a total ausência de responsabilidades de quem deve defender os interesses do clube(e da verdade desportiva) e que resulta - como bem disse o leão da estrela - em negligência. Nisso tamos todos de acordo e já foi discutido antes. O que tamos aqui a discutir é a ultima das facturas dessa negligencia. É saber, se o que o Bento disse, valeu ou não a pena (sublinhe-se aqui a pena).
E, volto a repetir, apesar de achar compreensível mas desnecessária as declarações sobre "o mau ambiente que deve ser criado", no resto discordo com o Anjo Exterminador:
Os pontos que se perdem no campeonato por um eventual castigo a PB recuperam-se em pontos ganhos pelo respeito ao PB (eplos jogadores e até pelos adeptos) e ao clube, pela honra e na luta pela justiça desportiva.
Não se ganha nada é se andarmos todos calados como se nada se passasse.
Discutir se o risco ao meio é um bom técnico ou quanta asneira fez no jogo já é outra conversa que não tem nada a ver.