quarta-feira, 21 de maio de 2008

É fazer as contas ou 104-55=49+60=109-234-20=155???? ou ainda esclarecidos?

"O Sporting tem vindo a amortizar capital e, por isso, tem sido obrigado a vender jogadores. Com esta reestruturação, pretendemos resolver o problema dos juros para pagar menos e de forma mais lenta, para termos dinheiro na caixa para dedicar ao projecto desportivo. Estávamos obrigados a amortizar 104 milhões de euros e agora passamos a amortizar 55 milhões de euros - 40 vêm directamente da amortização da MDC -, e da exploração só vamos ser obrigados a amortizar 15. A nossa dívida vai acabar por ficar em 140 milhões de euros", afirmou, prosseguindo: "O montante do passivo é de 234 milhões de euros e 20 milhões de euros de passivo não bancário, por dívidas a fornecedores e relacionados com a reestruturação financeira. O Sporting, em 2005, fez uma reorganização do seu passivo, e a Sporting, SAD cedeu os direitos televisivos e uma parte dos direitos da sua actividade comercial à SCS. A Sporting, SAD vai então comprar essa empresa e uma dívida de cerca de 60 milhões de euros. Financia essa dívida através da emissão de obrigações, obrigatoriamente convertíveis em capital dentro de cinco anos. Esses 60 milhões de euros que o Sporting vai emitir em obrigações correspondem a 30 milhões de acções, número que obrigatoriamente supera o valor do capital da SAD, que tem hoje 21 milhões de acções. Quer dizer que o Sporting, daqui a cinco anos, se nada fizer, perde a maioria do capital da SAD. Mas continua dentro dos limites dos 40 por cento, que é o que a lei permite. O universo das empresas do Sporting Clube de Portugal deve, à SAD, qualquer coisa como 72 milhões de euros, pois as receitas e as despesas não estavam devidamente alocadas. Os accionistas da SAD são, hoje em dia, penalizados pela existência dessa dívida. A forma de minimizar esse prejuízo é transferir e dar património à Sporting SAD, por isso vamos fazer um trespasse da Academia para dentro da SAD." (sublinhados nossos)

Esclarecidos?????????

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto no fundo, como eu já vi escrito noutro lado, não passa de ser a venda de mais um bocado do Sporting para continuar a amortizar a dívida aos bancos.

Depois da venda do património imobiliário, desta vez vai-se embora a maioria do capital da sad, mas, obviamente, transferindo-se primeiro a academia do clube para a sad uma vez que aquela é o único activo de valor que o Sporting ainda dispõe e que pode servir como garantia dos "novos investidores".

A médio prazo, e se a parte desportiva continuar a acumular prejuízos de vulto, vai-se muito provavelmente ter de acabar por vender os actuais terrenos onde está sedeada a academia, frustrando-se as expectativas dos futuros pequenos accionistas que aceitarem entrar agora no peditório das obrigações forçosamente convertíveis em acções.

E pronto, é mesmo assim. Como o futebol é uma actividade cara, as compras de novos jogadores são, regra geral, mal conduzidas, e as receitas provenientes da actividade desportiva também não são muitas, temos de ir vendendo o clube aos poucos (jogadores incluídos) para se ir evitando a bancarrota.

Custa muito, pois custa, mas infelizmente já não restam outras alternativas porque dez anos de "projecto Roquette" conduziram o Sporting a esta vil tristeza de ter de andar a vender os dedos depois de já ter vendido todos os seus aneis.

Anónimo disse...

1. é uma vergonha

2. os sócios que não se deixam enganar pelo bicho papão do passivo - há alternativas !

3. de minha parte digo: não passarão !