quinta-feira, 22 de maio de 2008

Argumentos

Depois dos festejos dos títulos conquistados, para os quais FSF contribuiu decisivamente , por ter sabido manter o treinador, voltamos á realidade com a apresentação de mais um plano financeiro, para ser ratificado em Assembleia Geral.
As novidades são basicamente:
(i)Diminuição do pagamento anual de juros e comissões bancárias, com o consequente aumento do prazo de amortização, podendo resultar que no final que os custos sejam maiores.
(ii) Desvio de 20% do produto da venda de passes de jogadores para amortização do passivo, em vez dos 5,5 milhões de euros anuais, que será vantajoso no caso de não se venderem passes com regularidade.
E as propostas de pedido de autorização a apresentar em Assembleia Geral são:

(i) Compra da Sporting Comércio e Serviços ( SCS) pela SAD.
Como é a SCS que detém os direitos televisivos e que Joaquim Oliveira detém já 20% da SAD ( e que 10,243% pertencem à Nova Expressão de Pedro Baltazar, de que se sabe apenas que é Sportinguista e que um dos seus principais clientes é a Controlinveste de Joaquim Oliveira), quer dizer que os direitos televisivos são vendidos também por Joaquim Oliveira ( sócio da SAD ) e comprados por Joaquim Oliveira ( dono da Olivedesportos). Gravíssimo dado o peso que têm estes direitos no orçamento dos clubes.

(ii) Trespasse da Academia para a SAD

Alienação do pouco património valioso que resta.
Avaliada em 21/22 milhões €, apenas mais 7 milhões € do que custou, para uma estrutura com marca reconhecida a nível mundial.
FSF afirmou que a nova localização do aeroporto não a tinha valorizado, porque cai na sua zona de protecção.!!!
Toda a zona foi valorizada menos a Academia, que já está construída!!!!!
Isso não foi impeditivo que a Portucale, que fica mesmo pegada ao novo aeroporto, ( a do caso dos sobreiros e dos ministros do CDS, e que pertence ao mesmo grupo da Opway gerida por FSF) retomasse a obra da construção dos seus acessos, ( bem visíveis na estrada nacional n.º 119, junto da rotunda do Infantado).


(iii) Emissão de Obrigações Obrigatoriamente Convertivéis em acções da SAD.

De que resulta a perda da maioria do capital da SAD sem que os sócios saibam, previamente, para quem irá esse capital e o controlo da SAD.

PS. Acho preocupante a subserviência de FSF a Pinto da Costa e ao FC Porto, reflectida na entrevista em “ O Jogo” de Joaquim Oliveira.

TEXTO INTEGRALMENTE COPIADO DO SPORTING NO CORAÇÂO
Agradecimentos ao Joaquim Agostinho.

Sem comentários: