domingo, 10 de fevereiro de 2008

REVISÃO DA JORNADA - Leia com ponderação. Todas de rajada é que não.

A revisão da jornada segue numa posta desdobrada em cinco pontos distintos. Para evitar que me chamem de Rui Santos, inseri algures a meio das análises um trailer blogonovelesco. P'ra descontrair.

1. É uma justiça portuguesa. com certeza - 1ª lição

  1. Facto do Crime - Ricardo Bexiga é brutalmente espancado por dois indivíduos encapucados. Carolina testemunha que a 'encomenda' partiu dele

  2. Conclusão do MP - Arquivado. «“Na altura dos factos, e não obstante ter comparecido no local a PSP, não foram recolhidos vestígios, designadamente não foram recolhidas impressões digitais na viatura, nem o local foi sujeito a exames a fim de encontrar a arma do crime”. Também o reconhecimento fotográfico de eventuais suspeitos foi feito dois meses depois, quando a memória já estava esbatida».

  3. Solução - Depois de muito pensar e nada encontrar, foi o anarca constipado que achou a solução: aqui.

2. Sporting 2 - 1 Marítimo
Venha o próximo. O Paulo Bento resolveu e bem refrescar a equipa fazendo entrar de início Grimi, Adrien, Celsinho e Tiuí. O ambiente anda abafado e com este abanão a equipa já respirou melhor e lá conseguiu ganhar, feito que, nestes dias, já é motivo para brinde. A intranquilidade não desapareceu nem foi desta que surgiu uma pressão defensiva digna de nome, mas pelo menos já estamos na próxima fase.


3. Lampiões na Taça - a tradição mantem-se
«Você devia ligar ao que se passa no futebol em vez de ligar ao que passa no Benfica», treinador José Mota, na conferência de imprensa, em resposta a um jornalista que fingia não perceber as razões da sua indignação com a arbitragem do árbitro-arguido Augusto Duarte.


"Bufos-Basters" - o trailer
"Ele é o líder. Ele sabe que a 'bufaria' é uma arma muito perigosa e que basta um elemento para ameaçar a união do seu grupo. Alguém se atreveu a desrespeitar a lealdade e o código de honra do grupo. Ele não vai descansar enquanto não encontrar quem o anda a tramar. E quando o conseguir... só um poderá sobreviver!"
Não perca. A primeira série alguma vez feita sobre o líder mais temido do pavilhão sul do E.P. de Alvalade. Baseado em factos verídicos. Brevemente numa Tvi perto de si!



4. Gestos
Maravilha de domingo. Começou cedo com o derby de Manchester. Fez esta semana 50 anos sobre o desastre de Munique que matou sete jogadores da equipa de futebol do Man United, entre eles Duncan Edwards, diz quem o viu, uma grande promessa do futebol europeu. Entre as várias homenagens, num gesto simbolico de reconhecido valor, a equipa do Manchester resolveu entrar em campo com as mesmas camisolas que os Busby Babes vestiam. Foi bonito ver os rapazes com aquelas camisolas sem os seus nomes inscritos nas costas, sem nomes de patrocinadores, nada; apenas o vermelho (bleearghhc! ...desculpem o vómito, mas por vezes ainda me sai; é um tratamento lento segundo o médico), uma tira preta presa no braço de cada um e a numeração à antiga de 1 a 11.
De repente, vejo o clube que provavelmente mais dinheiro tem vindo a fazer à custa da mediatização e mercantilização globalizada do seu jogo e das suas equipas, a renegar, por um dia (que seja!), a essa mesma lógica mercantil (calma, eu sei que este 'gesto' também vai dar para vender mais uma data de camisolas "série 1958 classic") em nome da memóra e da identidade. Para os seus fãs e flanêurs por esse mundo fora, talvez não lhes faça muita diferença, mas com certeza que contribuirá para preservar e alimentar o amor e fidelidade (para muitos, estados de alma beliscados, desde há uns anos para cá, seja pela política de preços do estádio, seja, mais recentemente, pela compra do clube por parte dos Glazer) dos genuínos adeptos do MU. Adiante. Bobby Charlton mostrara videos da equipa de 58 a Ronaldo e estava na bancada à espera de reviver a história frente ao velho rival City; nas palavras dum comentador qualquer: «a day that really was all about history».
E de facto foi. Pelo gesto, e porque o City ganhou por 2 a 1 quebrando um jejum de 34 anos sem ganhar em Old trafford. Muito gritaram os adeptos do City (olha quem!). Que festa!

5. Egipto
Grande Taça Africana das Nações. Veio até nós via "on Eurosport" com mais uma excelente cobertura dos comentadores de serviço. Chegou hoje ao fim.
Parabéns ao Egipto e, em especial, aos seus maravilhosos 5 clarinetes (a música é outra. Violinos são só os nossos): Al Hadari, Hosni Rabou, Amr Zaki, Zidan e o chefe de orquestra - que jogador! -Mohamed Aboutreika


6 comentários:

Luizinho disse...

Pois pá, ainda bem que fizeste as devidas ressalvas na cena das camisolas porque senão tinhas aqui o diácono luizinho à perna. De qualquer forma sobre o MC- MU vale a pena deixar duas, ou três (no momento em que escrevo ainda não sei) notas:
1- o banho que os adeptos do City deram aos do United.
2- A incapacidade do Pedro Ribeiro, que até não é mau comentador, em perceber quem cantava no estádio. O homem não parava de falar no sensacional ambiente que se vivia o estádio sem perceber que era a malta do City a impedir que a coisa se tornasse num velório.
3- A falta de capacidades linguísticas dos comentadores s Sport TV. Já não chegava o intragável José Mourinha (ou lá o que é) a dizer Mikael Essien em inglês, agora foi o Pedro Ribeiro a tratar o Benjani por Benjamin o jogo todo. Não há pachorra.

paulinho cascavel disse...

1- Podes crer, caraças! Aqueles gajam não brincam. Ouviste o "SvenGorn'iksson.."? Do caralhças!
2 e 3- Há desvantagnes em ver o jogo numa janelita minuscula pela net. Mas em contrapartida não tens de levar com esses gajos (:

Peyroteo disse...

"Vá lá! Isto hoje correu bem…" palavras proferidas pelo locutor José Augusto Marques, no final do jogo entre o Benfica e o Paços de Ferreira, quando o mesmo pensava estar em OFF.

Já antes, o mesmo lampião tinha dito e "bem": "gostei desta arbitragem". Acredito que tenha gostado, tal a inclinação do campo. Gostou ele e gostou o saltitante Hiper Pimba Roberto Leal, um dos 14315 crentes hoje na Luz.

Depois de todo o país ter ouvido o mês passado a equipa de comentadores da TVI (todos benfiquistas) em situação idêntica num intervalo de um jogo, hoje foi a vez da SIC tirar as dúvidas ao mais céptico quanto à cor e parcialidade dos mesmos.

Tenho cada vez mais vergonha deste Portugal!

Para quando um jornalismo isento?

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Anónimo disse...

De felicitar a selecção do Egipto que ganhou mais uma CAN com todo o mérito.

Yazalde disse...

ó paulinho então e a análise financeira semanal do clubes portugueses, estilo camilo lourenço?

paulinho cascavel disse...

Epá,oh yazalde! Que me queiras chamar Rui Santos eu estou cá pro duelo. Agora, acho que chamares-me de camelo lourenço é baixo de mais. Não desco tão baixo. Humm... Se calhar até desco: Essa análise financeira deixo pra ti, oh Toni (esse mesmo)!