segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Espectáculo, a Atitude e a Táctica

Pense numa pirâmide, como três lados.
Agora transporte essa imagem para um estádio de futebol.
Decorre um jogo de futebol.
Só por acaso até pode ser em alvalade.
No decorrer da fantasia futebolística pensamos em ver um jogo com espectáculo, a menos que o espectáculo só seja dado pela equipa adversária ou pela equipa de arbitragem.
Se tudo corre bem dentro do espectáculo somos levados a pensar na boa atitude dentro de campo, na visão táctica do treinador. Ao invés se corre mal transpomos a jogabilidade para a falta de atitude e más opções tácticas.
Com isto o adepto da bola tem o foco de atenção consoante o desenrolar do acontecimento em curso.
Vem o intróito a propósito da jogabilidade tactica mental da equipa do Sporting.
Quando se pede que os adeptos do Sporting sejam como os adeptos ingleses comuns, que apoiem sempre a equipa e não assobiem tal implica uma correlação directa com a outra parte, ou seja que a equipa do Sporting tenha ela também uma atitute à inglesa. Isto implica procurar sempre mais um golo inclusivé no período de descontos. Ou não s exige tal situação de nenhuma das partes.
Preciso será não confundir a táctica com a atitude e esta com o espectáculo. Pode haver quem considere que as três são fundamentais para o tal equilibrio piramidal. Mas no essencial bastam duas, a atitude e a táctica. A noção de espectáculo é subjectiva ao invés das restantes que são objectivas.
Quem não gostar da táctica irá sempre como consequência não apreciar o espectáculo, daí que este último seja apenas a consequência a posterirori do que se considera estético.
Agora o que não se deve misturar são os conceitos de táctica e atitude. Por exemplo posso aceitar que a última exibição do Sporting contra o Estrela da Amadora foi insultuosa para com quem pagou o seu bilhete pela falta de atitude mas posso já entender a táctica aplicada durante o jogo.
Se pegarmos no chelsea do mourinho ou nas equipas italianas (até pode ser o udinese que nos eliminou na pré-eliminatória da liga dos campeões - 2ª época de peseiro) constata-se que o esquema táctico pode provocar uma imputação estética negativa no observador do jogo devido à mentalidade e posicionamento táctico aplicado pela equipa em campo, mas não se pode por em causa a atitude dos jogadores. Isto é primaz, o nivel de atitude competitiva demonstrado, assim discordando da táctica sempre se pode dar o jogo como um bom espectáculo pois a atitute foi séria e honesta. Quando não há atitude não há futebol espectáulo sequer, é uma condicionante.
Assim o espectáculo surge como o bom da fita apenas quando as suas condicionantes estão patentes e não por si só.
Assim vai o Sporting, com uma táctica que se pode discutir mas o essencial é que é esbatida pela inacção de atitude neste campeonato, o que leva à inactividade do instituto do espectáculo.
Saudações Leoninas

4 comentários:

Luizinho disse...

Como comentava com o Pantera durante o jogo do Estrela, é preciso compreender a atitude de poupança naquele jogo por se estar a aproximar um importante compromisso europeu; onde por sua vez a equipa se vai poupar por se seguir um importante jogo para o campeonato; onde a equipa se vai poupar porque vem aí importante eliminatória para a taça; onde a equipa se vai poupar porque o derbi está aí à porta; onde a equipa se vai poupar porque há jogo europeu. É o chamado futebol LIDL...

paulinho cascavel disse...

Não se deve confundir tática com a atitude mas parece-me a mim que já não parte da 'nossa' vontade que elas não se misturem. Continuando a expolorar as potencialidades de raciocionar o jogo que o teu modelo piramidal oferece, devo dizer que os dois lados se tocam e intrecruzam. Isto é demonstrável peelo seguinte: Se a tática for boa, mas os jogadores não tiverem a qualidade ou destreza para a aplicar em campo os resultados não aparecem e a atitude/entrega - por melhor que tenha sido - acaba por se ressentir aqui e ali; Outra situação: se a tática (ou aspectos essenciais dela) for a errada, por mais que os jogadores corram as coisas vão sair mal e lá vão uns dizer que a culpa é do liedson que não corre e da bunda pesada do Veloso.
O problema às vezes é conseguir-se objectivar a tática e a atitude para diagnosticar melhor e descobrirmos soluções para a crise. E qd elas existem dentro do 'grupo de trabalho' então sim a responsabilidade recai nm mister e nos proprios jogadores.

Pra mim, no sporting 07/08 não foi só nem essencialmente um problema de atitude. Esta é, como quase sempre, a consequencia e não a causa, e, é nesta ultima que se devem concentrar os maiores esforços para remediar a primeira.
Alguma vez ouviste alguém se queixar da atitude de uma equipa que vai em primeiro?

Anónimo disse...

Realmente, assistir a um bom espectáculo proporcionado pela equipa do Sporting, é uma coisa muito rara de acontecer esta época.

O futebol praticado pela equipa é muito pobre.

Yazalde disse...

1- futebol LIDL, tá boa!

2- paulinho: então para ti qual é a verdadeira causa?