quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O Espectáculo, a Atitude, a Táctica e as causas da crise

Em resposta ao Yazalde, segue a seguinte posta que, quando nasceu, era um simples comentário tão bonito e rechonchudo.

Para mim há várias causas. Antes fosse só uma.
A principal causa para estarmos a ???pontos do primeiro classificado é porque, sem paralelo na história recente, a nossa equipa vale menos ???pontos que o fêcêpê. É talvez a mais simples de analisar. Primeiro ponto.
No reinado de SF & Lda, houve má gestão, desperdício e acima de tudo péssimos negócios. Entre estes últimos estão as contratações/vendas em cujo o último defeso veio agravar a distância qualitativa de um plantel para o outro.
Parece-me mais do que evidente que a crise do futebol nasce de terem partido peças fulcrais em toda a linha (o valor em campo e em experiência. É a custo que alguns só agora se apercebem da importância de jogadores como Ricardo e Rodrigo Tello). Para piorar lesionaram-se as "esperanças" Derlei e Pedro Silva. Os que ficaram para jogar têm dado o que podem (o Purovic dá tudo o que pode. Percebendo pouco ou nada de inglês, português, ou de dar toques numa bola, é a sua atitude (e a côr do equipamento) que o distingue… de um dos pilares amarelos do estádio e lhe permite existir). E isto equivale ao nosso lugar na tabela classificativa.
Não podemos fazer melhor que os rivais mesmo com orçamentos e margens muito mais apertados? Sim podemos e devemos, para parafrasear o 2L. Mas esta época não foi possível porque (alínea b) do primeiro ponto) ninguém agarra o Lisando e, segundo ponto, porque:
A crise de resultados provocou o desnorte da equipa, numa espécie de espiral da crise malígna.
Nos dois últimos campeonatos ficámos em 2º lugar. O último deles a um mísero ponto. Ao regressar de férias todos pensaram "desta vez não vamos facilitar desde o início pois isso pode ser fatal nas esperanças de alcançar o objectivo A"; Quando, pouco a pouco, se constatou que ainda não era desta, que a equipa afinal não presta, foi a inevitável desmotivação de muitos adeptos e de (alguns) jogadores. Com reflexo na atitude;
Perante a crise a estalar, tivemos um treinador e jogadores inexperientes face a este tipo de pressão. Houve vários jogos (Coimbra e Setubal na Taça da Liga são paradigmáticos) em que a desorientação técnico-tático e a inexperiência foram tristemente exibidas para o país. Não estou a querer colocar em xeque o treinador, estou só a tentar apontar algumas causas das deprimentes exibições e dos fracos resultados. Quiçá, a pressão e desprotecção a que o PBento esteve sujeito foram de tal ordem que, dadas as circunstâncias (e os ovos disponíveis) muito poucos fariam melhor. Não sei ao certo. Agora, que ele e a equipa têm andado à nora, descaracterizada e sem alma, lá isso têm. E isto é mais do que falta de atitude ou garra.
Têm-nos valido 'bons momentos'. De jogo, do Vukcevic, do Izmailov, do Levezinho… mas não basta. Estou confiante que o pior já tenha passado. No entanto, em ordem a atingirmos o objectivo B, a equipa deve corrigir de vez alguns dos seus piores defeitos: posicionamento e trsansições defensivas; percentagem de passes falhados; ter alternativas tácticas para quando a equipa adversária consiga anular e secar o nosso losango (veja-se o que aconteceu no Restelo).
O público, devia deixar de assobiar jogadores antes de entrarem. Os dirigentes (felizmente já não podem fazer muito para interferir no desenrolar esta época) deveriam era tratarem de incutirem a cultura e valores sportinguistas por todo o departamento de futebol e transmitirem ao plantel o significado do que é jogar com aquela camisola. Lamentavelmente desconfio que não o saibam. Resta-nos o Barbosa e o capitão Moutinho. Se todos eles (do Stojkovic ao Tiuí) soubessem e sentissem o que isso representa, a atitude seria exemplar em todos os jogos. É ou não é, Yazalde? É ou não é, Yordanov?


PS - Das crises também podem crescer coisas interessantes (ao contrário do desempenho na liga ou desta posta). Uma delas é, daqui a pouco, chegarmos lá a cima e mostrarmos que ainda assim, mais vale um Purovic a jogar do que um Carlitos a chorar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Até podes ter razão, mas não abona nada à tua credibilidade não saberes escrever os nomes do jogadores do Sporting correctamente. É só uma dica...

paulinho cascavel disse...

Porque não gostaria que alguém um dia na Sérvia me chame de "Pulinho Casca-velha" e sobretudo porque os nossos jogadores têm direito ao seu bom nome, já lhes devolvi os justos nomes que as suas mães lhe deram.
Raio de pontaria.. quase parecia o Nuno Gomes.

Luizinho disse...

Há mais uma coisa ou duas. Ainda há um bocado no Pontapé de Saída o grande Paulo Torres, que se vê que é lagarto à distância, tentava com este resultado de hoje defender não só o treinador como a direcção. Se apesar de tudo o treinador ainda pode ter alguma defesa vir a terreno justificar as medidas da direcção com base no argumento do "melhor que o Sporting tem é a formação" vai pegando cada vez menos. Como muita gente não se cansa de dizer a formação é o último recurso quando o dinheiro já foi todo estoirado em jogadores mais do que discutíveis. Depois do jogo de hoje penso que o Pereirinha e o Patrício conquistaram a sua maioridade futebolistica e um lugar enquanto alternativas credíveis no plantel. Resta saber porque é que a aposta não foi feita desde o início da temporada, quando de facto "o melhor que o Sporting tem é a formação".

Luizinho disse...

Só mais uma coisa. Já que a direcção é incapaz de explicar aos recém-chegados "o significado de jogar com aquela camisola", já que da equipa que chegou há não muito tempo à final da taça UEFA restam na equipa titular três jogadores, com mais uma ou outra ovelha tresmalhada pelo banco ou pelas bancadas, são jogos como o de hoje que explicam umas coisas a quem não está ainda totalmente identificado com o clube. Não tanto pela vitória mas pelos cinco mil, de acordo com a comunicação social, que lá estiveram a apoiar a equipa. Um grande bem haja para eles.

Yazalde disse...

Pois, sim, mas remetes como causa fucral a qualidade da equipa e do treinador, mas o campeonato é semelhante ao do ano passado, o do Porto é que não, é regular este ano.
Podendo ir pela menos qualidade tecnica da equipa, para ir a qualidade de um jogador não é só a técnica e a táctica mas também a mental, dai afirmo que os jogadores que são bons tecnicamente e que são mentalmente fracos quendo as coisas correm mal perdem a atitude.
Assim para mim um bom jogador além da técnica e da leitura táctica tem de possuir mentalidade para com isso poder ter sempre atitude. Caso paradigmático são os de joão moutinho e de vukcevick, assim como era caneira.
Assim como as coisas começaram a correr mal, a competitividade mental baixou a a atitude foi o que se viu, excepção dos dois jogadores que referi.
A outra parte da questão é a táctica, ou falta dela, pois não percebo para que serve um jogador poste (purovic), se não temos extremos. Como admito que o PB só conhece aquele sistema táctico, dai que os jogadores têm de jogar sempre naquelas posições em vez de serem usados onde mais renderiam. Aqui entra o caso, novamente de Vukcevic, pois já se sebe que ele não é médio lateral esquerdo nem médio centro, é sim um segundo avançado, ou estremo esquerdo. Ele bem avisou no inicio que se jogasse no ataque era o melhor marcador da equipa, e o burro sou eu?! Dai que´nos jogos em que as coisas corriam mal, lá mandava o PB o Incrivel Vuk subir no terreno para jogar tipo avançado esquerdo ou segundo avançado e aquilo lá se resolvia mais ou menos à bomba.
Dai que tivesse ficado não preocupado com a nova paragem do derlei, assim lá não ia o Vuk de novo para um papel que não é o dele.
E no fim concordo contigo sobre a noção de cultura sportinguista, mas isso não é apanágio só desta direcção com o caso sá pinto, é bom não esquecer que foi com dias da cunha e peseiro que se impuseram as saidas do barbosa e so rui jorge, apesar deste ser portista de nascença, e só depois regressou barbosa, que é a única alma de cultura sportinguista que resta na equipa técnica daquele clube. Ou talvez não, pois há quem diga que o sá pinto ressuscitou...