quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sinais do Tempo

O ano era o de 1994, nao sei bem que mês mas sei que o presidente do Sporting era o místico Sousa Cintra e o treinador era o recente Carlos Queiróz.
Na altura fui com o meu Pai à inauguração do núcleo Sportinguista de Torres Vedras e como convidados estavam além de Sousa Cintra, os Jogadores Filipe e Travassos.
Na altura era um jovem de 14 anos e fiquei entusiasmado com o empolgante discurso de Sousa Cintra, na altura não se usava a palavra sistema mas a sua homónima directa de federação e de árbitro. Era a época de Carlos Valente, Isidoro Rodrigues e outras figurinhas. Por isso até acho os árbitros de hoje como bons rapazes (e já cá não está o Martins dos Santos).
E vai daí no fim da jantarada passei por uma mesa onde estavam empilhadas umas fotocópias de originais de inscrição de sócios do Sporting. Mas e isto era o elemento distintivo, as folhas possuíam um carimbo que diziam isenção de jóia e três meses de quotas.
Ora foi tudo o que bastou, nada de sócios corporate e empresas filantrópicas a me darem pontos para eu poder trocá-los num porta-chaves ou num bilhete para uma sessão de cinema. Não é isso que faz o meu ser Sportinguista, mas admito que a benesse de não ter de pagar a avultada jóia de inscrição teve a sua influência.
Assim o novo cartão vai servir para o que servia o antigo, para pagar quotas e ver os jogos do Sporting, o resto é a futilidade da massificação consumista.
Penso que era tudo o que bastava para que aumentar o número de sócios e restabelecer o número de sócios pagantes, não se pode esquecer que uma inscrição hoje custa a quantia de € 100,00 e a existir uma isenção de jóia que de certeza que a campanha teria os seus frutos.

Saudações Leoninas

2 comentários:

paulinho cascavel disse...

É verdade. E foi aí que um rapazito de 7 ou 8 anos que nos acompanhava, até esse dia benfiquista, ouviu do místico Cintra: "Anda cá rapazote! Olha tu além do autógrafo, levas também este pin!" E zás! num ápice ele saiu de lá com um emblema pendurado no peito e sportingista pra a vida..

Luizinho disse...

O Pipinho é que percebe disto. Já dizia o homem há uns tempos: " Para se ser do Sporting é preciso uma certa disponibilidade financeira". Agora já temos uma medida exacta dessa disponibilidade. Os homens andam mesmo a ver as coisas ao contrário. a ideia era oferecer uns meses de cotas e não sacar 66 euros para uma merda de um cartão que agora todos vamos que ostentar com o belo símbolo da VISA ao lado do leão. é de génio. Até aposto que o puto de ontem estava comprado (ou pelo menos a mãe)