sexta-feira, 4 de abril de 2008

Motivos para despedimento com justa causa ou de bestas quadradas

Eu, Presidente da Companhia Chiquita, nunca pensei que o Equador viesse a produzir tão boas bananas.

Eu, Presidente da Tate Modern, ia lá adivinhar que o Francis Bacon aos 26 anos viria a ser o artista que foi. Aqueles quadros pareciam rabiscos dos putos da António Arroio.

Eu, presidente da Junta de Arrabais-de-Baixo, não me arrependo de ter construído o complexo de pistas de gelo para a prática de Bobsleigh apesar dos meus munícipes não terem aderido como esperava.

Eu, Soares Franco, Presidente do SCP, Como é que posso ter arrependimento? Ele tinha 18 anos, ainda não era uma referência do futebol sénior, nem do futebol europeu.



Para a próxima vez que não souberes, pergunta!

7 comentários:

Barbosa disse...

Como é possível um presidente dizer isto?! Pior é saber que é um presidente supostamente GESTOR!! Qualquer um de nós fazia melhor figura neste caso.

Se bem se lembram a estratégia era vender um jogador da formação por época. Ora nesse verão já tínhamos vendido o Quaresma para o Barça (veio dinheiro e Roca por 3 épocas). Porque se mudou de estratégia?? Alguém ficou de bolsos cheios certamente.

Pior gestão ainda é ter conhecimento que no final da época se iria jogar o Euro2004, em que a expectativa de valorização do Ronaldo era enorme!

Mais, ia ter inicio a época 2003-04, a tal que o Porto mais uma vez aldrabou (Apito Dourado), em que a classificação final foi (Porto 82, SLB 74, SCP 73). Ou seja, com um jogador da categoria do Ronaldo a classificação poderia ser bem diferente. Tudo isto é com base em "Ses", mas há coisas que parecem claras a qualquer um. O Ronaldo já estava a ser um jogador muito influente na recta final da temporada anterior. Mas só ele é que não viu...

PS - Oh Cascavel, vê lá se paras de me fazer vomitar...já estou a ficar magrinho!

Luizinho disse...

tinha alinhada uma série de postas sobre as declarações do "nosso" presidente na escócio, que desde o timing passando pela forma até à substância não acertaram uma única vez em nada. Propor uma taça da liga ibérica numa viagem do sporting à escócio era a mesma coisa que eu fazer um pedido de cópula à Angelina Jolie em Barroselas (sem ofensa para os habitantes de tão digna vila). Mas enfim... a cereja no topo do bolo são as declarações hoje reproduzidas no record: se pudesse retirava o Sporting da bolsa, o grande problema do clube são as contas consolidadas e o facto de se anunciar que o Congresso de vai realizar fora de Lisboa. Felizmennte já só faltam 500 votos para a convocatória de uma Assembleia Geral Extraordiánaria. A hidra não dorme. Pode beber, mas não dorme.

ver aqui: http://www.record.pt/noticia.asp?id=781974&idCanal=24

Anónimo disse...

Será talvez por não ter sangue de leoa a correr-me pelo corpinho que digo que a lagartada está a fazer uma tempestade num copo de água no que diz respeito às declarações do Franco.

Aquilo que entendo das palavras do vosso presidente é que na altura em que o Cristiano Ronaldo foi vendido ao Man U nada fazia prever que o gajo ia ser a melhor coisa que apareceu no futebol desde que inventaram o pão de forma (sem côdea).

A meu ver, um jogador é bom não só pelo talento inato que tem (e não há dúvida que o Ronaldo tem) mas também pela interacção/aprendizagem com os outros jogadores da equipa e treinador.

Vamos lá ser realistas, mesmo que o Ronaldo tivesse ficado no Sporting, não significa que ele teria sido uma peça decisiva na conquista de campeonatos.

Mas uma coisa é certa, se tivesse ficado no SCP não seria a estrela que é hoje.

PS. props ao paulinho por ter referido esse grande desporto que é o 'bobsleigh'.

paulinho cascavel disse...

Aquilo que EU TAMBÉM entendo das palavras do Nosso presidente é que na altura em que o Cristiano Ronaldo foi vendido ao Man U nada fazia prever que o gajo ia ser a melhor coisa que apareceu no futebol desde que inventaram o pão de forma (sem côdea).

CONCORDO QUE, um jogador é bom não só pelo talento inato que tem (e não há dúvida que o Ronaldo tem) mas também pela interacção/aprendizagem com os outros jogadores da equipa e treinador.

O QUE NOS DIVIDE, RAINHA DOS FRANGOS, É ISTO:
"Vamos lá ser realistas, mesmo que o Ronaldo tivesse ficado no Sporting, não significa que ele teria sido uma peça decisiva na conquista de campeonatos."
Para quem percebe de talentos de futebol - e o SCP com certeza tinha lá muitos que percebem - não há nada mais óbvio em perceber que aquele jogador era um fora-de-serie e que teria potencialidades para vir a ser um dos melhores jogadores portugueses de sempre. Tu muito raramente podes prever isso. E este, era um dos raros casos em que podias perceber que este jogador era uma como teres descoberto a jóia do Nilo. Pergunta aos treinadores que o acompanharam nas camadas jovens.

Vendemos o CRonaldo antes do ano do Europeu onde fez o que fez (e aí também foi por causa de ter jogado 1 ano no MU?) para surpresa de muitos.. para outros nem tanto.

Na vedade, Eu considero esta venda o símbolo do desastre que é esta gestão desportiva/financeira do SCP. Pra utilizar a simbologia do Soares Franco, considero esta venda um dos aviões do nosso 11 de setembro (que se prolonga ate hoje). Vendemos por tuta e meia um jogador que não era uma inevitabilidade nenhuma vender (nessa mesma altura vendemos o Quaresma por menos de meia truta).

Se queres perceber como é uma polica desportivo-financeira seria e competente mete os olhos no clube que foi onteontem tricampeão.

Como ves, não se trata de demagogia ou de críticas À posteriori infundamentadas. Tudo o que eu disse aqui e já o tinha dito - como bem sabem os meus companheiros de bola - há 4 ou 5 (?) anos atrás: Que o sporting ao vender o Ronaldo tinha feito o pior negocio possivel e que era a pra do autismo daqueles dirigentes para gerir o clube de futebol. A incompetencia começava sasim a ser demonstrada: os nossos dirigentes pensam que gerir um clube de futebol é tal e qual o mesmo que gerir uma das suas empresas. Tal e qual.

Anónimo disse...

Caríssimo Paulinho,

Que me digas que foi um péssimo negócio porque já tinham vendido o Quaresma, abrindo ali um vazio enorme na equipa, eu ainda aceito.

Agora, partir do princípio que o gajo passado algum tempo no Sporting valeria mais que 3 milhões é fazer futurologia. NADA GARANTE que, por muito bom que ele fosse na altura, seria vendido por muito mais que aquele valor.

A polémica a meu ver é que todos os anos em todos os clubes os adeptos escolhem um jogador que prevêm ser o messias da equipa naquela época. Em 2003 o salvador seria o Cristiano, mas o rapaz deu de fuga.. temos pena.

O Mantorras também poderia ter sido um fenómeno e olha.. não foi. Azar do SLB.

paulinho cascavel disse...

NADA garante que seu eu atravessar na passadeira não seja atropelado por um carro.
Apesar de ter factura da viagem em nome do FCP NADA GARANTE que o Carlos Calheiros tenha alguma vez aceite fazer favores.
Nada garante que ao passear na rua o céu não nos caia em cima de repente.

Vendemos muitas coisas mas garantias de momento a roulote não tem.

Anónimo disse...

now you're just being silly *