para aqueles que exclamam: “então o pinto da costa ia comprar árbitros numa época em que Mourinho foi o treinador e o Porto campeão da taça Uefa?!”,
a todos eles, dedico estas passagens em forma de prelúdio:
FC Porto 2 - 0 Estrela da Amadora, 19ª jornada
«(...) Jacinto Paixão [JP] telefona a [António] Araújo [empresário e lacaio de PC]. Segundo o Ministério Público [MP], com a intenção de pedir ao FC Porto prostitutas para o final do jogo. Araújo telefona a Pinto da Costa [PC] pelas 13h00 e diz-lhe que lhe ligaram a pedir “fruta para dormir”.» (...)
«Sabe-se apenas que Araújo, a quem também chamam Coronel, pagou €150 a cada uma das prostitutas e que ligou três vezes a Jacinto Paixão, farto, presume-se, de estar a fazer sala com as meninas.» (...)
«Fechada a porta, Celina confessou à PJ que o árbitro lhe pediu para tratá-lo simplesmente por Paixão.» (...)
«” [JP:] Desafio esses senhores (PJ e MP) a dizer-me, cara a cara, se estive com elas (prostitutas), quanto aos meus colegas não sei…”,(…). PC, por seu lado, considerou impensável a oferta de prostitutas a JP “pois corria no mundo futebolístico que ele seria homossexual”. Jacinto é casado e tem dois filhos.»
Beira-Mar 0 - 0 FC Porto, 31ª jornada
«(…), só termina [telefonema] quando Araújo [acompanhado, no carro, pelo árbitro Augusto Duarte] entra na rua onde reside o presidente portista. Sem o saber está lá uma equipa de vigilância da PJ.» (...)
«Quando regressava da cozinha, a ex-companheira de PC garante que viu o presidente do FC Porto entregar a Duarte um envelope branco com dinheiro. Concretamente 2.500 euros.» (...)
«PC nega ter entregue a Duarte qualquer quantia em dinheiro e afirma que Carolina não ouviu qualquer conversa porque estava doente e acamada. Duarte, por sua vez, garante que foi apenas a casa de PC pela primeira vez para uma conversa de circunstância. Mas Duarte disse também que teve oportunidade de visitar o jardim na companhia de Carolina, nomeadamente o local destinado aos animais domésticos.» (...)
«Os três peritos que a PJ convocou para analisar as imagens do jogo detectaram prejuízos para os aveirenses na primeira parte, com Duarte a perdoar um cartão vermelho a um jogador do FC Porto, situação que poderia ter desequilibrado a partida. No final, a equipa de arbitragem encontrou-se com Pinto de Sousa [também conhecido pelos “amigos” por Cabeça de Giz], presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, numa marisqueira de Matosinhos. Nesse hiato temporal, PC fala com Pinto de Sousa e fica no ar a ideia de que podem jantar juntos no Porto. PC está já num restaurante da cidade. Pinto de Sousa torce o nariz. “Isso é francesihas”, diz rumando para Matosinhos. Onde paga o jantar à equipa de arbitragem. (…) No posto de escuta, em Paranhos, Porto, os investigadores ouviram PC queixar-se a Pinto de Sousa: “O Augusto não esteve nada bem, é verdade que não esteve mal mas não deu cheirinho nenhum, só deixou passar uns livres e há um penálti que o gajo não vê sobre o McCarthy.”»
(fonte: «Apito Dourado: Toda a história», Eugénio Queirós, distribuído pelo Record)
Posto isto, e antes de partir para outra dedicação, alguém me poderia explicar seriamente qual é a parte do crime de corrupção que aqui não está consumada??
PS - Ainda vos podia transcrever partes que explicam como foi orquestrado o resultado (relatório do árbitro e as decisões saídas dos inquéritos disciplinares) da novela da camisola do Rui Jorge rasgada por Mourinho ou até partes de escutas relativas ao jogo Nacional 3 – 2 Benfica com o habitual trio de intérpretes Pinto da Costa, Araújo e Augusto Duarte, e muito mais coisas giras com os artistas do costume, mas por cansaço não o vou fazer. Para abrir a pestana, hoje em dia basta um ‘clik’ e escrever “Apito Dourado”.
4 comentários:
Já há muito que tinha vontade de lançar este tema, mas como me dá vómitos, evitei. A revolta interior é tão grande que até me custa escrever!
Acho um piadão ao (suposto) castigo a ser aplicado ao FCP...6 pontos! LOL 6 pontinhos! Porquê 6 pontos? Realmente dá muito jeito sim Sr!! Tirar 6 pontos na época 2003/04 não faz diferença nenhuma, tirar nesta época ainda menos diferença faz! Aliás, convém apressarem-se a aplicar o castigo antes que a época acabe! Já o Boavista, devido a ser um clube de menor dimensão, já pode descer de divisão.
Quanto a mim a pena justa seria descida de divisão e retirado o título da época 2003/04. À semelhança do que aconteceu em Itália (e os Mafiosos ainda são eles!).
Paralelamente ainda temos a questão da justiça desportiva e a dos tribunais civis! Esta então ainda é mais hilariante. O Gil Vicente foi posto na 2ª Liga porque recorreu para os tribunais civis. No entanto agora a justiça desportiva, esconde-se atrás de uma decisão desses mesmos tribunais! As escutas telefónicas e muitas outras provas que foram impossibilitadas de serem usadas em tribunal civil, podem e deveriam ser usadas pela justiça desportiva. Mas claro, isso não convém a ninguém.
Só mais um ponto em relação à descida de divisão do Porto, e contra a opinião daqueles que dizem que precisamos de um Porto na 1ª Liga para manter a competitividade, com corrupção é que não há competitividade! A Juventus também desceu e ninguém morreu por isso. Ya, em Itália tem mais equipas boas. Se calhar nós também tínhamos se não fossem beneficiar sempre os mesmos. Que palhaçada....
...já vomitei!
Lembrei-me ainda que os 6 pontinhos, são os mesmos que vão ser retirados ao Belenenses por ter utilizado indevidamente o Meyong, por este ter jogado 11min noutro clube!! Enfim...
É óbvio. Mais óbvio não há. Esta merda é maior obra do surrealismo que é a justiça deste país. O Salvador Dali ao pé destes senhores é um menino de babete.
Por falar em babete vou ali vomitar...
E a defesa destes gajos baseia-se na nulidade das escutas... é preciso ter lata. Toda a gente vê estas conversas , provam o que ocorreu, mas estes tipos dizem "Ah, mas isto não pode ser usado em tribunal." Ridículo. E há gente que se acha muito séria, cheia de moralismos (ex: Miguel Sousa Tavares) e que nesta situação se faz de parva. Quero lá saber se são, ou não, válidas em tribunal. Elas provam o carácter destes senhores.
Enviar um comentário