domingo, 23 de dezembro de 2007

Que fazer?

Um dos problemas da crítica desportiva, mas não só, é o facto dela ser muitas vezes feita depois de observados os resultados de uma escolha. A crítica had hoc é intrínsecamente desonesta porque se fundamenta num conjunto de dados que não estavam disponíveis aos agentes no momento de tomada de decisão. Venho por isso lançar aqui o repto aos companheiros de roulote para se proncunciarem sobre o que se deve fazer em relação a Liedson. O DN informou na sexta que a partir do final da época o jogador pode sair do clube por cerca de cinco milhões de euros, devido às novas leis da Fifa no que diz respeito a jogadores com mais de 28 anos.
O caso não é simples. Liedson renovou o ano passado, o seu ordenado já ultrapassa o tecto salarial do clube e tem trinta anos. Uma nova proposta de contrato de três anos colocaria o mesmo problema no final da próxima época, para além de representar um agravamento brutal das amplitudes salariais no plantel. Um contrato mais longo pode significar ficar durante uns anos com um jogador em curva descendente na carreira a ganhar um balúrdio. Uma venda em Janeiro será uma machada em quaisquer aspirações desportivas que possam ainda subsistir, mas poderia em compensação permitir adquirir um novo ponta-de-lança e o tal defesa esquerdo. Deixar o contrato correr será como viver com uma spada em cima da cabeça com o jogador a poder rescindir unilateralmente o contrato a qualquer momento a partir de Junho. Que fazer?

3 comentários:

Anónimo disse...

é vender enquanto é tempo.

paulinho cascavel disse...

tenho de me informar melhor sobre essa nova regra da qual nunca ouvi falar. Sendo assim como dizes, é mais uma medida fatalista que deixará os clubes com muito pouco espaço de poder fazer o que quer que seja. Neste caso, e uma vez resignado a este cenário de hipóteses, a coisa até é simples: se ele continuar a render como até aqui (e vai!) é ir propondo uma renovação de contrato de (idealmente) dois anos. Não agrava em nada a amplitude salarial. Com os mesmos valores, para um mesmo orçamento,mantém-se. Quanto a vender o melhor jogador, para comprar o tal ponta de lança e um lateral esquerdo é o mesmo que trocar um motor de 80cv por um de 50cv, mais um sistema de travões novos. Eu não trocava.

Luizinho disse...

Então o homem pode bazar a qualquer momento e vai renovar sem um aumento salarial? O Chelsea está na mesma situação com o Lampard a partir do final da época. Reza a lei que o jogador com mais de 28 anos a partir do momento em que já só tem dois anos de contrado pode rescindir unilateralmente desde que pague o valor da sua transferência para o clube onde joga mais os salários que iria auferir até ao final do contrato. No caso do Liedson são os tais cinco milhões. 2,5 da contratação mais 1,25 por cada época de contrato.