quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Pérolas

Foi ontem que o presidente do Sporting, Filipe Soares Franco (FSF) deu uma exclusiva entrevista ao jornal record, dessa fabulosa peça jornlistica fiquei a saber pouco mais do que já sabia. Aprendi um pouco mais sobre gestão empresarial e conceito económicos.
Ouve umas passagens que achei interessantes, tais como:
"O problema são os grupos de pressão, são os bloguistas. Desprezo as pessoas que escrevem sobre anonimato." (Isso inclui as que escrevem elogiando FSF?);
"O Sporting tem de ser campeão a curto prazo." (O curto prazo é também conceito económico, tipo 1, 2 anos? Estou pasmado por a ida à Champions já não servir, será que vem aí recandidatura?);
"É mais importante ganhar a liga do que a taça UEFA." (Também axo, pois é mais dificil, tirando este ano de excepção em que lá está o Bayern Munique, na liga todos os anos apanhamos com o porto que é mais forte do que todas as equipas do UEFA);
"As modalidades amadoras são importantes no Sporting, têm é de ser auto sustentadas." (Uhm, será que vem ai mesmo recandidatura, pelo menos não diz qua acaba com elas, mas também o futebol do Sporing dá lucro? E sem a venda de jogadores qual seria o Lucro? Será possivel ter lucro e investir a sério para ganhar um campeonato?)
"Com o projecto roquete, a construção do centro comercial e afins, o Sporting perdeu € 50 M." (Ainda bem que o FSF sempre foi uma voz discordante do projecto roquete!);
"Ainda não falei com ninguém sobre reforços, mas estou preparado para usar uma almofada. O Purovic é um bom exemplo de estratégia de contratações, mas eu de futebol percebo pouco." (Ora ai está, mas não percebes nada? nem um bocadinho, ainda menos do que o Luís Filipe Vieira? Então vêm mais purovics? Espera lá! Mas então se ele é bom não precisamos de mais nenhum avançado, tirando o derlei temos lá três! Ele pode ser sempre titular. Não estou a perceber, e essa racionlização do project finance...)
"Fui muito criticado por dizer que só dedicava uma hora por dia ao Sporting, mas eu trabalho no 6º piso e o Sporting é no 7º. Estou num projecto empresarial onde milhares de pessoas dependem de mim, e têm de saber que essa é a minha prioridade, não é o Sporting." (Ah, ok, trabalhas no 6º e o Sporting é no 7º piso, e eu que pensava que o Sporting era mais do que um piso de um edifício, mas afinal é só mais uma empresa que tu geres. Tudo no mesmo saco. E então se o Sporting não é a tua prioridade então que raio estás lá tu a fazer! A tirar dividendos paras as tuas empresas? Será que na próxima AG onde se irá propôr a expulsão do Rui Meireles como sócio do Sporting, eu posso propor a tua também eu sou ameaçado com um processo de expulsão por não ser teu séquito? Ou tu respeitas a opinião contrária?);
"Não sou o presidente certo para o sporting na questão da CML, tenho principios que não me deixam actuar de maneira diferente." (Um abraço de solidariedade, também acho que tens razão, portanto podem continuara a gozar com o Sporting que tu nada fazes! É de uma nobreza e de uma coragem de cavaleiro do império. Assombroso...);
"O naming do estádio não se coloca, isso seria cortar com o passado, seria uma revolução no Sporting e o clube não está culturalmente preparado para essa mudança." (Já sabia que enquanto sócio do Sporting só sirvo para pagar e calar, pois essa do naming do estádio , tipo estádio Alvalade Bes, teria de ser proposta aos sócios e não passaria na AG, pois essas AGs levam uma massa humana de mentecaptos que não estão culturalmente preparados para compreender a grandiosa sapiência que emana dos seus sagrados dirigentes.)
P.S. as citações aqui deixadas transpõem no essencial as respostas de FSF ao dito jornal, porém ontem li a versão escrita e hoje li na net, e há algumas diferenças entre as duas mesmo nas respostas, onde aparecerem algo cortadas, será que foi só para poupar espaço ou tratou-se de uma cosmética? Assim também eu peguei nas ideias e transpus o essencial, pois fiquei dividido entre qual delas citar. Parabéns aos jornalistas do Record pela perguntas dificeis e pelo baulamento na nota final, ficamos a saber que querem mais de FSF, curiosamente também um colega meu do benfica estava todo excitado com a hipótese de FSF continuar no Sporting, dizia ele que assim o Benfica não continuava sozinho...
Saudações Leoninas

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim a grande pérola foi:«Se vissem as contas do Manchester ficariam surpreendidos.» Brilhante.