sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O logro da formação do Sporting

De entre as dezenas de jogadores saídos da escola do Sporting, contam-se pelos dedos de uma mão (e sobram dedos...) aqueles em relação aos quais nos poderemos sentir verdadeiramente orgulhosos. Orgulhosos porque constituíram uma significativa mais valia para os cofres do Clube, ou porque se revelaram, mesmo em situação adversa, gente de carácter, que colheu na sua passagem pelo centro de formação do Sportingo exemplo do verdadeiro ideal Sportinguista.
Nem no plano finaceiro, nem no plano da formação de Homens o Sporting se pode orgulhar do trabalho feito. A Academia é um logro e a tal estratégia do "clube de formação" é uma (mais uma!) mentira que pregaram aos sócios.
Têm dúvidas? Pois olhem para os Ronaldos ou para os Figos, vejam o valor deles, a sua quotação no mercado e atentem nos resultados financeiros que o Clube obteve com a sua venda. Chega a raiar o escândalo.
Continuam com dúvidas? Lembrem-se então das declarações desse verme miserável que é o Simão Sabrosa, lembrem-se da conversa do M. Veloso de há algum tempo, ou reparem nas declarações, recentes e fresquinhas, do João Moutinho. O exemplo, o paradigma do atleta esforçado, do capitão sofrido e dedicado que nos impingiram como o arquétipo do novo Sportinguismo. Hoje um comentador punha água na fervura dizendo que ele não tinha jeito com as palavras. Mas, o mal é outro: foi o Sporting que não teve jeito com ele.
A Academia é um flop total. Nem gera mais valias justas, nem gera gente de carácter. E, no entanto, os formandos sportinguistas têm presença significativa nas selecções e em clubes por todo o mundo da bola. Só o Sporting parece mesmo não conseguir tirar partido dos seus formandos. E estes retribuem frequentemente sob a forma de insultos ao Clube o facto de terem ganho o estatuto privilegiado de que desfrutam.
Será importante perguntarmos porquê e levar essa pergunta até ao fim, até às suas últimas consequências. Se fizerem este exercício ele conduzir-vos-á, por certo, às origens de muitos dos males de que o Sporting padece.
Uma coisa sobressai desde logo: o Sporting tem sido dirigido por gente incapaz, gananciosa, vaidosa, sem sentido de dádiva ao Clube, egoísta, calculista, que se montou no Sporting para dele se servir e atingir os seus propósitos mesquinhos ou inconfessáveis. Gente que transmitiu todos estes valores aos jovens formandos que passam pela Academia. Que em muitos casos aprenderam bem a lição.
Mais um mito que cai.

5 comentários:

Virgílio disse...

Infelizmente tendo, cada vez mais, a concordar com o que vi escrito neste post...

Dói ter que admitir, mas os exemplos estão aí: à vista para quem quiser ver...

SL!

Ricardo Piedade disse...

Infelizmente isto é o reflexo da política da direcção e do tipo de "metas" que dão aos jovens que trabalham na academia. Desde miúdos que os nossos jovens jogadores levam com "injecções" do tipo "vocês são o futuro do clube porque o Sporting precisa do dinheiro proveniente das vossas transferências" vindos dos responsáveis do clube. O resultado é que a ambição dos nossos jovens jogadores deixa de ser a honra de envergar a nossa camisola mas passam desde putos a contar que vão jogar nos Barcelonas e Manchestes... Para eles o Sporting não passa de um "estágio" a caminho do "clube a sério" que lhes prometeram. Depois dá azo aos casos que toda a gente conhece, em que qualquer fedelho com 21 anos já se acha demasiado grande e importante para estar a "perder tempo" no Sporting. No fundo, foi esse o peixe que lhes venderam. Meter este tipo de coisas, como fama e dinheiro, na cabeça de adolescentes só pode dar este resultado.

Um grande abraço para todos os leões!

Leão de Alvalade disse...

Não daria como flop total mas reconheço a pertinência dos comentários.

Não devemos porém esquecer que para haver proventos da Academia tem que haver uma politica de integração no futebol sénior assumida pelo treinador da equipa principal. infelizmente, após um bom começo com Veloso e Nani, jogadores como Pereirinha ou Adrien parecem ter-se tornado invisiveis.

Quanto a Moutinho por mais que PB o impinja e defenda ele não tem carisma para capitão. Isso nasce com ele, ou se tem ou não se tem. E ele não tem.

SL

ArameFarpado disse...

Vergonhoso este post de tão injusto e ridículo que é!
Um logro são adeptos como este...
Um logro é este futebol português...
Ganha vergonha na cara e vai ver um joguinho das equipas de formação... Talvez ao ver os miúdos jogar, mudes de opinião...
Se não mudares de opinião, junta-te aos fãs dos escalões de formação do Partizan e do Estrela Vermelha de Belgrado, pois é de jogadores destas proveniências que tu gostas...

Anjo Exterminador disse...

Meu caro arame farpado:
Não percebeste NADA do que eu escrevi. É pena. Também estás a precisar de formação. Em literacia! Tens de aprender a ler, primeiro. Depois de saberes ler, tens de perceber o que leste. E só depois podes vir cá deixar comentários.
Para já, o que aqui escreves são só bacoradas.
Assim, não vais longe...