quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Do Amor à Camisola, da Mística e da Militância



Como os leitores poderão já ter percebido, ando numa onda melancólica e nostálgica. E como memória puxa memória, não me custou muito fotografar a minha primeira, e única, camisola do Sporting. Tem para aí de 23 anos e continua acessível no armário. A história que está por trás da camisola é uma história eterna: a da luta do bem contra o mal. No início da década de ointenta o meu pai e o meu tio trabalhavam mesmo ao pé do sítio onde o irmão do Carlos Lopes tinha uma loja de artigos desportivos. Eu era o único puto que circulava por ali sem nada para fazer. Era por isso inevitável que a minha alma fosse objecto de duras batalhas entre as forças do bem e do mal. De um lado a minha família, sportinguista. Do outro, os colegas, benfiquistas. Entre estes incluía-se o irmão do Carlos Lopes (doravante "irmão"), cujo nome não me recordo. Um destes belos dias o irmão oferece-me o equipamento do Benfica, numa tentativa de me converter. Eu, como sou fácil, aceitei. Porém, como toda a gente sabe convém lavar a roupa antes de a usar pela primeira vez. Na primeira vez que foram à máquina os calções do equipamento dos Outros ficaram amarelos e a camisola encolheu. Sobraram as meias. Não deu para grande coisa. Uns dias depois as forças do Bem ripostaram em grande estilo. O Carlos Lopes, o próprio, apareceu lá pelo sítio para me entregar pessoalmente o equipamento completo do Sporting, com chuteiras e tudo. A escolha estava feita!!! A lampionagem, perseverante, não desistiu. Um ano e picos mais tarde resolveram levar-me à bola, já que os homens da minha família nesse dia não podiam ir a Alvalade picar o ponto. Levaram-me para as roulottes, ofereceram-me doces e colas, e até um daqueles bonés que batia palmas. E muitas palmas bateu aquele boné vermelho e branco naquele dia de Dezembro. O resultado é o que se conhece: 7-1. Say no to the dark side!

2 comentários:

Anónimo disse...

May the force be with us!

Barbosa disse...

LOL

Lindo! Desconhecia esta! muito boa!