segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sporting - Porto e fenómenos

O dia prometia, nada de bom.

Antes as palavras do técnico, como na luz a coisa não tinha corrido bem, troca-se o discurso e diz-se que qualquer resultado é normal. Ou seja se perdermos não se preocupem, é a vida.

À tarde ligo a TV e estava dar o ABC – Sporting em andebol. No meio da segunda parte o Sporting liderava por 5 golos de vantagem. O ABC teve dois jogadores expulsos e o Sporting acabou por perder por dois golos.

Bem, lá sigo para a bola. Entro no metro e deparo-me com uma cena estranha. Na carruagem, ao pé de mim um casal muito estranho com cachecol do Sporting. Mas eles eram estranhos, tinham um rosto saído daqueles filmes de terror negro que se passam numa cabana perdida no meio da floresta, onde um grupo de turistas se perde e são comidos por uma família com perturbações mentais e consanguinidade. Ou então aqueles portugueses extintos que viviam nas serras e nunca de lá tinham saído. E quando vinham à cidade tudo era novidade. Digo isto pois eles olhavam os restantes passageiros com um ar esquisito e depois riam-se um para o outro.

Mas havia mais, eis que entra um estrábico na carruagem. Nada de anormal, senão o pormenor que começa a tocar o telemóvel com um som gemido, tipo cabra a gritar:”Ohhhh Yééééé” (isto em cadência).

Comecei a pressentir que este dia não seria normal.

Lá consegui chegar ao estádio. E mais uma admiração, neste jogo grande não fui revistado (fui para a superior norte onde estavam o Directivo XXI e a claque do porto), o que não aconteceu no jogo de alto risco com o Belenenses.

Bem começa o jogo, estamos a jogar no sistema habitual mas com o Djaló a 10. Tentei perceber a ideia, mas o Djaló é que não a entendia. Na prática jogava-se num 4-3-3 com o Djaló a fazer de segundo avançado (o lugar ideal para o Vuk). O meio campo é que ficou perdido pela abandonar do vértice superior. Onde pontificavam Veloso a trinco e Roca no lado direito sempre a fugir para o centro. Restava Moutinho na esquerda que tentava dar largura ao jogo, mas não é o lugar natural dele. Como já disse no início da época a largura do Sporting depende muito da subida dos laterais, ou quando jogava Izma na esquerda e Roca na direita, o Sporting só tem flanco direito quando Abel sobe. E como já se viu, com equipas, e já sabendo como joga o Sporting corta-se a subida dos laterais e a equipa fica sem flancos para atacar.

Neste esquema, e pior, com os jogadores escolhidos esta época, só podia o Sporting actuar com aquelas 3 unidades de ataque se Postiga joga-se como ponta-de-lança fixo e Djaló e Derlei jogassem como avançados móveis, descaindo para as alas. Derlei chegou a jogar assim com Mourinho. O que resolvia o problema do meio campo, onde podiam jogar Veloso a trinco e Moutinho e roca como médios centros. No fundo como actua o meio campo do Barcelona.

O outro aspecto do clássico, para além do táctico é o mental. Aqui ao contrário do que seria de esperar, o Porto apresentou-se sempre com maturidade e maioridade psicológica. Com naturalidade chegou ao golo, num lance de passarinho do Grimi. O Sporting logo depois teve a sorte de lhe aparecer um penalti. Mas esse estímulo não cativou a equipa do Sporting, pelo contrário o Porto não se ressentiu e num mau alívio da defensiva o tecnicista Bruno Alves fez o segundo golo. Aqui confesso que me surpreendeu a bola ter entrado, estava ver a sua trajectória e pensei que ia para fora, pois o Patrício não se mexia. Fico com a sensação que o Patrício podia ter ido à bola, ela nem foi ao ângulo.

Após isto parece que se esperou pelo intervalo. Excepção a um cabeceamento de Postiga.

Veio o intervalo e a substituição que tinha previsto, saia Grimi e entrava Pereirinha para o lado direito. A ideia foi meter Roca no lugar de Veloso, mais subido, e o Moutinho na esquerda e Pereirinha na direita. Ainda pensei que PB ia arriscar e manter Veloso à frente da defesa e jogar com 3 defesas, mas não há rotinas para isso.

Mas depois PB volta a regredir e manda Pereirinha para o lugar de Abel.

Não percebi a saída de Postiga já que o Jogo do Sporting na segunda parte era feito muito à base de cruzamentos para a cabeça do Bruno Alves, e o único avançado que ganhava bolas de cabeça tinha sido o Postiga. Na fase final, já com a descida do Porto, finalmente os laterais podiam subir, mas aqui o Sporting só tinha domínio, não conseguia trocas rápidas, desmarcações, não há um rasgo individual, um desequilibrador. Era meter bolas nos laterais e centrais ou então tentar entrar pelo centro sem resultado. A única excepção foi uma tabela de Pipi que Derlei resolveu chutar na atmosfera. Mas aqui também já o Porto tinha enviado uma bola ao ferro e mais duas oportunidades.

No total ganhou quem jogou melhor, quem converteu o maior número de oportunidades criadas.

O pior, voltou a acontecer, a falta de intensidade e baixa mentalidade competitiva de alguns jogadores, desta vez a acrescer à colocação de alguns jogadores fora dos lugares onde mais podiam render. Roca está gordo e não pode jogar no flanco, quem podia era Pereirinha e não a lateral. O resto já expliquei o que me parecia ser o melhor sistema.

No final, parece que os assobios vieram, ká tinham vindo durante o encontro para Grimi, Veloso e na segunda parte pela lentidão e incapacidade da equipa e a PB pela Substituição do Postiga

Mas isto ainda não tinha acabado. De regresso à roulote, o homem que tirava as imperiais resolveu oferecer ao Luisinho uma garrafa de vinho verde! Não percebi se ele estava angustiado com o resultado ou se já estava a prever que o negócio ia começar a decrescer e toca a fidelizar clientes!

Então aí fomos nós para o metro com uma garrafa de vinho debaixo do braço.

Mas a história não acaba aqui. Eis que sentado num banco estava um indivíduo a descalçar-se. Tirou as meias e os sapatos. Os seguranças foram ter com ele a dizer que assim não podia ser, mas veio o metro e ele pisgou-se descalço para dentro do metro.

Logo a seguir aparece outra alma com um panamá na cabeça e um livro do CSI debaixo do braço e veio direito a nós a começou com uma voz muito larilas a dizer: “Não podem pisar a linha amarela! A PJ não quer que as pessoas pisem a linha amarela! Eles andam a vigiar quem o faz! Vocês vão presos! Aquilo era um bocado surreal, só dava vontade rir (atenção o Sporting tinha perdido). Aparecem de novo os seguranças e o homem continua com a ladainha e a fazer gestos esquisitos com a mão. E continua pela linha fora a avisar os incautos dos perigos de pisar a linha amarela.

Um dia bem passado.

4 comentários:

Peyroteo disse...

Censura em 2008

O assunto que aqui me trás pode parecer em timing errado, mas decidi falar antes que seja tarde demais.
Só agora posso falar, porque estive uma semana à espera que o vídeo estivesse disponível no site da RTP.
A verdade é que os média “apagaram” de todos os resumos e análises em jornais, um penalty que ficou por marcar no último Benfica – Sporting, o que é de espantar, pois repetiram centenas de vezes um suposto penalty de Postiga sobre Yebdá, que o árbitro marcou e fez questão de explicar, como sendo primeiro falta do atleta benfiquista.
Vejam então o vídeo entre 10:21 e 11:47 e constatam que os 3 comentadores, incluindo o benfiquista António Pedro Vasconcelos acham que era penalty.

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=17798&idpod=17780&formato=flv&pag=recentes&escolha

Em todos os resumos deram, isto, aquilo… um “penalty” cometido por Postiga, os 2 golos do Benfica (mas não a falta que dá origem ao 2-0) e estranhamente todos os resumos terminam com esse 2-0.

Já que têm o vídeo, vejam o 2º golo do Benfica de 01:30 a 01:42 e reparem que o livre é marcado 20 metros mais à frente do que o local da falta.

No passa nada… e nós somos uns anjinhos, nem reclamamos nem nada… mais o FSF ainda de senta ao lado do Oliveirinha e do Papa.

Já agora… será desta que sai o sumaríssimo para o Bruto Alves por cotovelada ao Miguel Veloso?

Anónimo disse...

Bom, a mim o que mais me preocupa de tudo é a falta de imaginação e de criatividade naquela equipa. O Sporting está neste momento dependente da boa forma de Izmailov, Vukcevic e Liedson (volta rápido!) para poder voltar às vitórias. E as próximas jornadas vão ser muito importantes. O Porto já está isolado em primeiro, pronto para a fuga e, ou nos colamos desde já para irmos enervando o FCP, ou então o campeonato vai ser parecido ao do ano passado, com o porto a isolar-se a cada jornada dos seus competidores.
Apesar de tudo continuo a achar que podemos ser campeões.

Peyroteo disse...

O Bode Expiatório preferido e do costume!

Os Portistas têm um trauma?
Por que raio deve ser uma regra não se marcar penalty contra o FCP???
E porque raio, quando raramente isso acontece, e por mais erros que aconteçam depois nos jogos, para os Portistas o árbitro ROUBOU-OS SEMPRE?
Gastem uns minutos a ver um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=aWEw2lPA-2M

Sabem o que é um jogo cozinhado?
Conhecem o árbitro?
É inimigo do FCP não é???
E nos 9 Clássicos apitados por ele, o Sporting venceu 1, empatou outro e perdeu 7!
Nos últimos 2 anos não tinha aparecido, e o Sporting “só” levou 1 Taça e 2 SuperTaças para Alvalade.

Peyroteo disse...

Benfica TV

Tenho-me RIDO bastante nos últimos dias, com esta história do “novo canal”, Benfica TV!
Mas afinal qual é a piada, perguntam vocês?
A piada é que desde que me conheço, a TV sempre foi do Benfica.
Aliás, para além de vários comentadores Manhosos e Leonores Putões, até recentemente numa transmissão da TVI, outros Lampiões foram apanhados por acidente em OFF no intervalo de um jogo do SLB, a falarem: “onde vamos jogar para a semana?”.

http://www.youtube.com/watch?v=Fdt0jXeY8NA

Enfim… mas vejam o vídeo, e principalmente ouçam, pois este vídeo é uma autêntica campanha de propaganda ao Benfica, que faria inveja à melhor campanha Nazi de Goebbles, fazendo a Riefenstahl corar e Hitler dar 2 murros na mesa.
A locução de Paulo Catarro é hilariante, principalmente porque essa equipa falhou rotundamente, não ganhou nada de nada e o treinador foi embora cedo; mas quem os ouvisse até pensava que estaria ali um futuro Torino dos anos 40, um Real Madrid dos anos 50, um Milan dos anos 90; ou até quiçá, uma “Laranja Mecânica”!
O mais grave é que tudo isto… com o dinheiro de todos os Portugueses.