quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Comunicação social fressureira...

Sempre me causou estranheza o tratamento que é dado ao Sporting nos orgãos de comunicação social. Se olharem para os alinhamentos dos telejornais, para as primeiras páginas dos jornais, etc, vão reparar que o Sporting aparece sempre no fim da escala. E quando aparece em destaque é sempre pelos piores motivos.
Ainda hoje me fartei de rir com o noticiário matinal de "desporto" de uma das estações de televisão. Em dia de jogo do Sporting para a Champions, a abertura foi feita com a partida... do Benfica, para onde quer que eles vão. O notícia sobre o Sporting lá acabou por aparecer, antes da reportagem sobre o jogo do Porto de ontem, apesar de tudo. Se bem que, algo me diz, se o Porto tivesse ganho o jogo a peça sobre o Sporting seria relegada para o fim.
As manchetes dos jornais, por sua vez, são sempre (com raríssimas execepções!) sobre as desgraças do clube, sobre os casos de indisciplina, sobre as tensões do balneário, etc, etc. Se cheira a "escândalo" aí está a auto-designada "comunicação social" em cima do acontecimento, quais vampirinhos deprimentes.
Tudo isto para vos dar aqui conta da minha estranheza sobre o facto de, num quadro destes, em situação de constante e gritante desiguladade de tratamento, o presidente do Sporting ter as portinhas dos jornais escancaradas, sempre que quer mandar o "recado". Ainda há pouco tempo tivemos,  de uma assentada, quatro entrevistas de sua excelência, recheadas de grande soma dicas para quem as quiser interpretar. Publicadas em jornais que, em certos casos, usam justamente o critério que descrevi anteriormente para tratar os assuntos do SCP, ou seja, só é "notícia" pelas piores razões. E já não é a primeira vez que vemos o Presidente do Sporting em "campanha" nos jornais e televisões, com grande à vontade e segurança. 
Haverá dois Sportings? Haverá guerra da comunicação no interior dos orgãos directivos do Sporting? A "política de gestão" do Sporting faz-se pela comunicação social? Quem abre as portas dos jornais ao presidente do Sporting e as fecha ao clube? Qual a razão que os leva, um dia, por milagre, a dar relevo simultâneo em quatro jornais ao presidente do Sporting e nos restantes a tratar o Sporting como fressura num talho? 
Tentem reparar também e pensem lá nisto um bocadinho...

3 comentários:

Yazalde disse...

Assim parece.
Mas aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!

Anjo Exterminador disse...

O pior é que também torna forte o Franco...

Anónimo disse...

Será que o juíz Garzon também vai mandar abrir as valas onde estão as vítimas do Franquismo sportinguista?