quarta-feira, 15 de outubro de 2008

AG de 14 de Outubro de 2008

Mais uma AG na vida do nosso clube.
Desta, realça-se a fraca presença de associados, cerca de 70.
Logo de início todos ficaram a saber que o jornal do Sporting de ontem dizia que a AG seria hoje. Um lamentável erro tipográfico.
Depois passando à discussão os sócios usaram da palavra para falar não das contas, mas para pedir satisfações sobre o estado do clube e a falta de militantismo.
Não vou falar em pormenor dos números, pois não os conheço aprofundadamente, mas a maioria dos presentes também não queria saber se números, queria saber da vida do Sporting.
Mas como se esperava, aquela AG em pouco difere de uma AG de uma sociedade anónima.
Finalmente ontem, FSF, não querendo desenterrar cadáveres mostrou uns bonitos slides onde disse que o problema do Sporting foi causado no terrífico ano de 2005. Ou seja, que o culpado pelo défice actual é Dias da Cunha, por ter ido buscar dinheiro à Sad.
Posto isto e entrando no tema da ordem de trabalhos, é bom notar que a relação causa efeito entre a votação de ontem e a a contestação à direcção é uma falácia. Na ordem de trabalhos o que se ia votar era a aprovação do relatório e contas, não era uma votação para a aprovação de orçamento nem para moção de censura.
Para votar contra um relatório e contas, além de se votar contra porque sim, ou é porque as verbas foram mal inscritas, ou estão omissas ou algumas cativações são ilegais.
Ora nada se passando, só votaria contra pelo prejuízo de quase 2 milhões apresentado. Aqui a questão é de gestão e com responsabilidades pelo decréscimo das receitas. Não tem directamente a ver com o relatório e contas. Ontem na AG verifiquei que alguns dos sócios que usaram da palavra e aproveitaram para criticar o sistema de gestão, a forma de gerir o clube pela direcção e apontar falhas no que concerne às receitas, votaram favoravelmente o ponto único da ordem de trabalhos. Pela minha parte abstive-me, pois não vi motivos para contestar o relatório e contas, apesar disso, e por discordar da política directiva no que concerne às receitas deste ano, que causaram prejuízo, entendi que não devia votar favoravelmente. Acresce a isto, se o relatório e contas fosse rejeitado quem ficava ainda mais prejudicado era o Sporting.
Uma nota sobre a questão no número de votos. É sempre nítida uma separação do número de votantes entre associados mais novos e outros com mais idade. Mas se tivéssemos todos um votos perderíamos o momento lúdico da noite: eis que quando se levantam os votos a favor, um membro da direcção, com idade para ser meu avô, apresenta 1 voto! Logo a seguir meteu para baixo o papel, a ver se passava despercebido, fiquei feliz, pois este dirigente acabou por descobrir, embora tarde, o caminho para a militância.
Para o futuro ficamos a saber que a AG para aprovar os estatutos do Congresso deve ser dia 30 deste mês. E para o futuro ficamos sem saber como vai a direcção atrair o militantismo Sportinguista, eu pelo menos sei que com esta política e esta falta de ambição não vai ser, bem como sempre que se disser que os do lados e que são maiores e assíduos, também não.
Uma palavra para comprovar do sentimento Sportinguista de Rogério Alves, que depois da AG acabar, ficou até à 1 da manhã na rua a discutir o Sporting com os Sócios, houvessem mais assim...
SL

5 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Yazalde: mais uma vez vai ser um golo teu a servir-me de ilustração a este mau momento da vida do nosso clube. Não me envies a factura dos direitos pq porque sendo o blogue uma jovem empresa, não quero ficar com o passivo a tolher-me o futuro. É que estou a pensar ir ao mercado de inverno.
SL

Anónimo disse...

AG de 30 de outubro, o dia D. Franco vai tentar passar o estádio e a academia para a SAD.

NÃO! NUNCA! Mobilização TOTAL!!!

Anónimo disse...

Atenção ao Rogério Alves. Nós também lá estivemos e também o conhecemos de outras conversas.
Atenção à falácia do Congresso, a seguir á AG do dia 30, que não vai servir para debater um futuro que não existe. Agora é aplaudir os promotores de UBL's, de Congressos que são os mesmos que estão impulsionar a ideia de passar o estádio para a SAD. Percebem agora porque é que nunca nos demos com essa corja que diz que actua sempre em nome dos superiores interesses do SCP?

MINORIA ABSOLUTA!
CADA VEZ MAIS ONDE HÁ CADA VEZ MENOS.

Luizinho disse...

Caro Anónimo,

Participei nalgumas reuniões da UBL e a Roulote foi um dos fundadores, e concordo absolutamente quando diz que anda para lá uma corja. Mas não deve confundir a árvore com a floresta e posso-lhe garantir que trabafulhas desonestos andam para lá dois ou três. O resto é tudo gente íntegra e decente. Eu próprio desvinculei-me da UBL e não participei em qualquer reunião desde a AG de dia 28 de Maio. Agora o caro anónimo que presumo seja ICS ou Ofensiva ou AAS, ou tudo ao mesmo tempo, ou qualquer coisa desse género, não avisou ninguém de coisa nenhuma nem procurou ninguém em qualquer ocasião para fazer seja lá o que for. A própria intervenção da ofensiva decorre em moldes que não são especialmente diferentes dos da SAD e com ligações políticas e ideológicas mais do que dúbias, para além de um programa incipiente e esquizófrénico.

Anónimo disse...

Nem mais, luizinho.
MINORIA ABSOLUTA!