domingo, 20 de janeiro de 2008

Sporting vs Lagoa - O rugido do Camelo

Ficha de jogo - MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

00' - Ouve-se o ruido de fundo do "speaker" dentro do estádio a incentivar o publico que, logo de seguida, responde com a mesma moeda. Pela minha "experiência sonora" admito que das duas uma: ou só uma minoria reagiu às palavras de ordem ou a maioria ainda está cá fora nas filas dos bilhetes (para terem ideia, uma delas entrava pelo metro adentro!).

05'- Vejo que a espera não vai ser fácil. Já lá estou há 15 minutos e a fila só andou dois ou três metros. Lembro-me que no jogo contra o Louletano nada disto se passou. Estavam todas as três bilheteiras abertas, a fila era incompravelmente menor e andava a um ritmo razoável.

08' - «Goolooo!». "Olha, golo do sporting", murmura-se cá fora num misto de alegria e frustação.

10' - Devolvo o mini-cachecol ao puto de kispo à minha frente. Deixara-o cair de tão estático que estava no meio de várias pernas de adultos que também não se conformavam com a bilheteira fechada e faziam contas à vida. Sempre deu pra me esticar um pouco.

15' - A este ritmo tá visto que a 1º parte já era. Entretanto, os Silvas (vieram uns 6 ou 7) demonstram bons índices em criatividade e resolução de problemas: "- A culpa não é do Sporting, é da Federação. - Qual quê?! Os bilhetes são da federação mas os recursos humanos são do sporting! - Então e a polícia, em vez de estar aqui a olhar pró ar, não podia muito bem ir ajudar a vender os bilhetes na bilheteira??".

18' - "Éprábola! Éprábola! Éprábola! Prá central, amigo. €15 cada um!" Os candongueiros passavam por ali.

20' - Afinal há movimentações na bilheteira fechada: o Cunha leva o puto dele, já em desespero, a fazer uma mijinha entre o muro e a bilheteira.

21' - Eureka!, devem ter pensado o Guedes e o Azevedo que agarram nas mãos dos seus leõezinhos e imitam o lance protagonizado por Cunha.

25' - O puto do Santos, cara de reguila, começa a puxar o braço do pai a dizer que está farto e quer ir embora. A irmã, segurada pela mão esquerda, parece ir aguentando-se. O p'ai sem saber bem o que dizer, justifica-se "está quase, tem calma... já vamos ver o sporting." Deve estar, deve...

27' - Com o rádio numa das orelhas, um dos Silvas, indivíduo bastante expansivo, vai actualizando a malta com actualizações do jogo dos lampiões contra o Freirense. Na Luz, quem parece estar a dar barraca não são os Feirantes mas os de vermelho: o avançado dos visitantes Márcio, isolado, quase marcava!

29' - "Golo do Benfica", diz o Silva do rádio, em voz tão mal projectada que nem parecia ele. "Eheheh!! O Cardoso foi festejar o golo com os adeptos e tirou a camisola para lhes oferecer. Só que agora está sem camisola e proibído de entrar em jogo!". Ah benfica!

32' - Lá mais para trás, várias crianças já vão brincando entre si. Não sei se foram os pais a adoptar a estratégia mas pareceu boa ideia. Estavam era ainda longe do Santos. Olho para trás e lá está ele, em esforço de hércules, tentando em vão animar o filho: "Tão-balalão-cabeça-de-cão! Tão-lalalão-cabeça...";

35' - Silva: "Feirense à barra!"

37' - A filha de um dos Silvas, depois de várias voltas (numa mistura de dança contemporânea e pisar de uvas) em torno de seu pai, atinge o ponto de saturação e obriga o progenitor, dali em diante, a carregá-la ao colo. "Se eu soubesse que era esta vergonha, nunca a teria trazido.", tinha dito antes. Melhor sorte teve o outro Silva, até agora o pai da criança mais bem comportada, cujo filho, farto de tanta inactividade, pede ao pai para lhe deixar ir explorar manchas e brechas no pavimento ali ao pé. Se não estivesse sozinho também eu ia com ele.

38' - O senhor Santos, já com o filho a choramingar de um lado e a filha num "bora, bora!" do outro, não tem outra solução senão ceder à pressão e abalar dali. Não foi o primeiro nem o único desistente. Ao olhar para o comprimento da fila atrás de mim era nítido que já muitos tinham optado por ir ouvir o relato em casa. Doutro modo nem no estádio nem em casa, devem ter pensado.

40' - Os Silvas pareciam resignados mas ainda não completamente: "Diz lá que se estes gajos o mínimo que faziam agora que já passou metade do jogo, não era abrirem as portas pró pessoal entrar??! Um jogo da taça contra o Lagoa..."

45' - Logo atrás de mim a filha do Esteves pergunta-lhe: "- Oh pai, aquilo ali desenhado na parede não é um camelo? - Não, filha. Camelos somos todos nós por ainda aqui estarmos!"

47 - Finalmente chega a minha vez de adquirir o bilhete. "Então, mas porque é que aquela bilheteira está encerrada?", atiro. "É que aquela não tem estes computadores que emitem bilhetes. Aquela só serve para entrega de bilhetes." Estranho a resposta do funcionário pois no jogo com o Louletano pareceu-me ser uma "bilheteira normal". Sem perder mais tempo, fui-me embora dali a ver se ainda via qualquer coisa do intervalo.


Tempo extra
Caros Senhores Soares Franco, Ribeiro Telles e Pedro Afra,
Vós que mui propagandiais a necessidade de trazer a família para o futebol não era nada má ideia arranjarem uns computadorzinhos ali para aquela bilheteira. É que assim é mais "chutar a família do futebol". Sei do aperto financeiro que grassa no nosso clube. Por isso, se não for pedir muito, falem com a família Espírito Santo e estou certo que vos facilitará uma boa linha de crédito.
Ah, lembrem-se de duas coisas muito importantes: comprar o bilhete com antecedência é uma opção e não um dever. Abrir todas as bilheteiras quando se formam filas como as de ontem é um dever e não uma opção.

Relatório do árbitro - Só os nomes das famílias são, claro está, fictícios (acho eu!..).




RRRrruuuuuaaaarrrhhgg!!!

2 comentários:

Luizinho disse...

No jogo com o Louletano também tentei levar um acompanhante. Não sabendo o preço dos bilhetes e se havia taxa de dia de jogo dirigi-me ao site do clue em busca de informação. Esta, como é natural num clube moderno e racionalmente gerido, não se encontrava disponível. Achando a situação incompreensível, resolvi fazer uso da secção de sugestões e reclamações do site dando conta da situação e pedindo uma explicação para o caso. Eis a resposta:

"Obrigado pela mensagem que enviou para o Sítio Oficial do Sporting Clube de Portugal.

Todas os contactos recebidos são atentamente analisados pela equipa que faz a gestão do Sítio, pelo que, entraremos em contacto consigo logo que possivel.

Tentaremos responder ao seu email, ou encaminhá-lo para a área correcta, no prazo de 5 dias úteis.

Até lá continue a visitar o sítio oficial do Sporting em www.sporting.pt.


Nota: Esta mensagem é automática."

Mensagem com data de 12 de Dezembro. Escusado será dizer que ainda hoje não recebi qualquer resposta. Mais uma nota. Para este último jogo, a primeira mensagem para a compra dos bilhetes por Multibanco estava errada e foi substituida por outra. Gostava, apenas por curiosidade, de saber quanto é que este lapso custou, quem é que foi o responsável, e o que foi feito em relação ao assunto? Mas imagino que seja pedir muito aos gestores racionais e competentes que nos gerem a loja.

Cozinheiro Sueco disse...

Excelente post! Estas situações são, de facto, incompreensíveis. Deixa-me só corrigir o Esteves: Camelos são aqueles que não respeitam os adeptos.