sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Freitas, it’s time to say goodbye

Aviso prévio: Aproveitando a personificação da ‘fruta’ que havia no episódio das escutas telefónicas mais ouvidas da nação, segue uma breve estória que volta à baila com esse género alimentar como eixo narrativo. Peço-vos que, no entanto, se esforcem por desassociá-la das profissões de natureza sexual e não liguem a prováveis erros de cálculo.

Estávamos em 1999, quando o jovem Freitas, foi contratado para gestor das Pêras da Cooperativa de Alvalade. Também por lá andava Carlos Janela e Norton de Matos, mas às tantas estes foram-se embora.
Logo nessa temporada, verdade seja dita, acredito que fruto do seu trabalho (ou do Janela??) obteve-se excelentes aquisições – chamemos-lhes “peras boas” – com que o pomar de Alvalade se sagrou campeão nacional: pêra italiana (Ivone De Franceschi), pêra-abacate (André Cruz) estavam entre as melhores.
Mas também houve muita pêra assim-assim - chamemos-lhes “Pêras fixes mas com muito caroço” - e muita pêra da bera (alguma até com bicho) - chamemos-lhes as “peras amargas” - a ingressar no pomar de Alvalde. Destas últimas relembro 3 que engasgaram todos os sportinguistas: pêra Hanuch (€4 milhões), pêra Kmet ($5 milhões dólares) e pêra Kmet (outro balúrdio).
Freitas importou verdadeiras pêras doces para o gáudio degustativo da clientela da cooperativa. Algumas de tão grande qualidade que valeram um títulos que escapavam à cooperativa há muitos anos e que têm compensado as más digestões das peras amargas que vinham no cabaz. Freitas, como poucos agricultores hoje em dia, nunca apareceu sob os holofotes para reclamar a parte do mérito que também era seu.
A coisa prosseguiu mais ou menos com um equilíbrio entre pêras boas e peras amargas, ao longo dos nove anos em que por lá andou (vejam a minha lista pessoal mais abaixo), e onde chegou a ser promovido na administração da cooperativa.
Do primeiro triénio para o terceiro triénio, parece-me, contudo, haver uma diferença significativa: se as peras amargas já não são hoje, se calhar, tão onerosas quanto dantes, continuam porém a existir em número superior às “peras boas”, mas principalmente, e isto é que é de sublinhar, tem havido cada vez menos “peras boas” como ó milho! Ou seja, se no primeiro triénio tivemos pêra Schmeichel, pêra João Pinto e pêra Jardel, no último triénio quanto muito tivemos, até ver, pêra Romagnoli (e tem os seus dias. Quando acontece chover fica logo mole e já não presta) e pêra Caneira (mas nem era nossa). Esta diferença, se calhar, até faz a diferença.
Freitas pode dizer que antes tinha a vida mais facilitada, que o patrão lhe dava maiores quantias para ir comprar às praças. Tem razão. Acontece porém que quando a corda aperta, só nos resta a todos lamentar e trabalhar ainda melhor. Não há muito mais a fazer se não ter mais pontaria. Apalpar melhor a fruta para correr menos riscos. Este ano, em menos de 24horas Freitas contrata a pêra Stoijkovic para substituir a melhor pêra-redes nacional que foi (mal) vendida para Sevilha, uma venda supostamente fora dos planos da cooperativa. Se calhar devia ter apalpado melhor, ter tido mais tranquilidade na substituição. Para Espanha também foi a pêra Varela, eleita a melhor pêra “jovem” do ano transacto. Para Alvalade veio a pêra Purovic, mas não presta. A pêra Semedo e a pêra Tello, também deviam ter sido melhor protegidas dos estorninhos que vêm de fora e andam sempre à coca. Isto só para falar deste ano.
Enfim, com tanto aperto, Freitas passa a ser alvo de duras críticas. Freitas, magoado por achar que só quando as coisas correm mal é que se lembram dele e por sentir estar-lhe a ser cobrado em demasia o insucesso da produção do pomar de Alvalade, anuncia a retirada da cooperativa. Tem razões para estar chateado, mas sabe melhor do que eu ao que vem. E vai com 86 mil euros de prémio da época passada para se consolar.
Fim

E é por este fim assentar tão bem na estória que se calhar estava mesmo na hora de terminar o ciclo Freitas.
Estão abertas as vagas pró seu lugar!



99/2000 (12 pêras importadas)
Pêras Boas:
Peter Schmeichel; César Prates; André Cruz; De Franceschi; Mpenza (5)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Ayew
Pêras Amargas: Robaina, Hanuch; Viveros; Spehar; Bruno Gimenez; Toñito (6)
Balanço entre Pêras Boas e Amargas=-1

2000-01 (13 pêras importadas)
Pêras Boas: Dimas;
Phil Babb; Paulo Bento; Sá Pinto; João Pinto (5)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Pavel Horváth; Rodrigo Fabri;
Pêras Amargas:
Hugo; Alan Mahon; Bruno Caires; Kirovski; Mario Cáceres;
Rodrigo
Tello (pêra boa, mas saiu demasiado cara) (6)
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =-1

2001-02 (6 pêras importadas)
Pêras Boas:
Niculae; Mário Jardel (2)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Rui Bento;
Pêras Amargas:
Jorge Vidigal (o irmão do outro); Luís Filipe; Dimitrios Nalitzis (3)
Do nosso viveiro:
Carlos Martins; Diogo; Hugo Viana; Ricardo Quaresma
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =-1

2002-03 (5 pêras importadas)
Pêras Boas:
Contreras (1)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Kutuzov; Danny
Pêras Amargas: Marcos Paulo; João Paulo (2)
Do nosso viveiro:
Cristiano Ronaldo; Paíto,
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =-1

2003-04 (8 pêras importadas)
Pêras Boas:
Ricardo; Anderson Polga; Rochemback; Liedson (4)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Tinga; Custódio (adquirido ao Guimarães em 2001)
Pêras Amargas:
Mário Sérgio; Silva; Clayton (3)
Do nosso viveiro:
Miguel Garcia; Paulo Sérgio; Lourenço;
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =+1

2004-05 (5 pêras importadas)
Pêras Boas:
Enakarhire; Rogério; Pinilla (rrhumm…pronto… pra mim era uma pêra especial) (3)
Pêras fixes mas com muito caroço: -
Pêras Amargas:
Douala; Mota (2)
Do nosso viveiro:
João Moutinho;
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =+1

2005-06 (10 pêras importadas)
Pêras Boas: Caneira;
Tonel; Romagnoli (3)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Abel; Luís Loureiro; Deivid
Pêras Amargas: Edson; João Alves; Koke; Wender (4)
Do nosso viveiro:
Semedo; André Marques; Nani; Varela
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =-1

2006-07 (5 pêras importadas)
Pêras Boas: - (0)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Ronny; Alecsandro
Pêras Amargas: Farnerud; Paredes; Carlos Bueno; (3)
Do nosso viveiro:
Miguel Veloso; Bruno Pereirinha; Yannick Djaló
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =-3

2007-08 (9 pêras importadas)
Pêras Boas:
Izmailov; Simon Vukcevic (2)
Pêras fixes mas com muito caroço:
Stojkovic
Pêras Amargas: Marían Had; Celsinho; Purovic (3)
Pêras ainda em processo de análise:
Gladstone; Pedro Silva; Derlei
Do nosso viveiro:
Rui Patrício; Adrien Silva; Luís Paez
Balanço entre Pêras Boas e Amargas =-1

3 comentários:

Yazalde disse...

em relação à venda do ricardo para sevilha não acho que fosse má, ele queria sair e penso que o sporting não devia aumentar o seu ordenado.
o valor da venda foi realistico e o stoikovich foi uma boa contratação por bom preço, basta ve o jogo com o setubal.
não percebo a exaltação com o ricardo, só na sua ultima temporada teve um bom desempenho, ainda não esqueci quando ele saia da baliza para os cruzamentos e cantos e alvalade tremia...
ah, e este agora não consta que quando saltar à bola com o luisão feche os olhos e a seguir diga que o golo foi com a mão!

Luizinho disse...

A crítica à crítica ad hoc tinha que ver essencialmente com o seu lado casuístico e o desprezo pela análise mais ou menos sistemática, como aquela que acabaste de fazer. Permite-me que acrescente mais um factor de análise: as opções conhecidas disponíveis. Nenhum caso melhor que o de De Franceschi para ilustrar esta situação, que esta época se voltou a repetir. Depois de o jogador ter feito uma grande época a SAD decidiu não adquirir o respectivo passe por um valor que se falava na altura andaria à volta dos dois milhões de euros, para meses depois investir 7,5 num chileno desconhecido... Como se diz para aí noutra posta qualquer o Sporting é um clube relativamente bem gerido em tempo de vacas magras, mas quando há dinheiro o descalabro é total.

paulinho cascavel disse...

Yazalde,
Como ainda agora disse o Bettencourt na entrevista ao Record, o Ricardo foi uma contratação inesperada. E não me lembro de alguma vez o ricardo dizer que queria sair antes do Bétis surgir. Se houvesse mesmo vontade do sporting podia ter ido renovado o contato mais cedo. Percebo as razões de muita gente não gostar dele, mas não de virem dizer que a troca dele pelo sérvio foi um bom negócio.
Tu falas de um jogo em Setúbal eu falo-te nos nossos golos sofridos esta época e na liderança que o Ricardo emprestava à defesa.. Acredito que Stoikhovic não seja ruím e que ainda não tenha tido tempo de mostrar todo o seu valor, mas até agora foi um mau negócio.
Quanto a declarações, prefiro as suas desculpas esfarrapadas do que o que tenho ouvido cada vez que Stoikhovic e seu irmão Vladan abrem a boca.