domingo, 1 de fevereiro de 2009

Yes we can't!

Esta é a realidade.
Há muito tempo que o Sporting não consegue superar-se em momentos decisivos, dar a volta à adversidade e mostrar de que raça é feita o leão. Há muito que o leão perdeu os tomates. O que temos visto é um bichaninho de colo, por cujo pêlo os donos passam languidamente a mão enquanto ele ronrona preguiçoso e vaidoso, sempre na mira das whiskas que lhe hão-de caír no prato sem ter de fazer grande esforço.
Esta é a realidade.
Quanto ao leão, orgulhoso, destemido e forte já há muito que passou à história.
Projectos falhados, estratégias falhadas, condução dos destinos do Clube meio amaricada dão nisto: decepção, frustração e derrota.
A culpa? É dos membros desta direcção, das suas opções, dos seus erros graves e da incompetência da sua gestão (eles chamam-lhe "salvar o clube!") e é também dos sócios que a viabilizam por acção ou omissão.
Esta é a realidade.
Por tudo isto, está provado, nos momentos decisivos o Sporting falha sempre.
Esta é a realidade.

27 comentários:

OLeãoRampante disse...

Esses momentos decisivos dizem respeito a que situações? Às duas finais ganhas da Taça? Às duas Supertaças? Ao jogo com o Shaktar? Ou ainda... à mão do Ronny quando ficámos a um ponto do Porto?

Ai! Peço desculpa, mas dói tanto ouvir leviandades deste tipo...

P.S.- Das 2 vezes que tivémos oportunidade de chegar a primeiro, fomos à Madeira(um jogo facílimo...) e fomos à Trofa(também facílimo para todos os candidatos ao título...).

Saudações Leoninas

Anjo Exterminador disse...

Leviandades Leão Rampante??!!!!!!
Tens a memória curta! E contentas-te com pouco.
Tem juizo!

Anónimo disse...

o leão rampante chegou aceso da night...

Stan Valckx disse...

Raros são os jogos em que os jogadores se superam e sufocam o adversário. E isso só se consegue com outra mentalidade.

OLeãoRampante disse...

Eu contento-me com pouco?

Tenho 26 anos, andei 18 na amargura, com uma taça ganha. Lá conseguimos ganhar 2 campeonatos intercalados. Ando aqui há 26 anos, com apenas 2 campeonatos, e contento-me com pouco!? A verdade é que pouco tive!


Saudações

ps-por culpa não só de nós, obvio...

paulinho cascavel disse...

Leao Rampante,
O Nadal ganhou hoje ao Federer onde nunca tinha ganhho. Na Austrália (já não passo sem este Open), ganhou num terreno difícilimo, onde toda a gente apoiava o suíco. Mas ganhou e vai em primeiro.
A diferença do Nadal pro Sporting é esta: Um é um "campeão" e o outro não.
Com a agravante que agora não há desculpas de falhar nos momentos decisivos. Com a qualidade e maturidade deste plantel não há desculpas.
Esta é a realidade. Se quiseres continuar a falar da pré-época...

Anjo Exterminador disse...

Pronto ó leãozinho, não te amofines pá. A gente não quer mal ao Sporting tás a ver...? Agora chamar "leviandades" àquilo que eu disse é que é uma grande leviandade... Tens de medir bem as palavras.
E tens de especificar. O que é que é leviandade? Que o leão perdu os colhões ou que a gestão do Sporting é de mariconços? Vá lá decide-te lá!

Anónimo disse...

Isto é muito simples: não temos estofo para sermos campeões, neste campeonato medíocre. Vamos continuar na sina dos últimos anos ou seja, mais uns 18 anos sem ganhar ou talvez com sorte, em 20 anos ganharmos uns 3 ou 4 campeonato ... e mesmo assim acho que já é pedir muito ...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLeãoRampante disse...

anjo exterminador: eu respondi-te com factos. Objectivos alcançados nos últimos dois anos. E quando se apresentam factos, não há espaço para leviandades. Aconteceram, existiram...tás a ver? Tú analisas o momento do Sporting baseada numa opinião, a tua, da qual eu discordo...por isso te apresentei factos e procurei não discutir o sexo dos anjos...

Mais: não sou só eu com 2 campeonatos em 26 anos. Que eu saiba, sou eu, tú, e todos os Sportinguistas...

Paulinho: Sim. Há menos desculpas do que nas épocas anteriores. Mas então e o Porto? e o Benmerda? Esses têm desculpas? pois, é que eu tb acho que não. O Porto até por lá tem um GR da selecção brasileira, dois da sel. argentina... E o Bemmerda investiu sei lá quantos milhões...

A verdade pura dura e crua, é esta: temos menos dinheiro, apostamos na formação, temos uma equipa sempre mais jovem e sempre menos experiente. Mais do que nas épocas anteriores? É verdade. Mas e os outros?

Anjo Exterminador disse...

Não respondeste à minha pergunta...

OLeãoRampante disse...

Nao respondi à pergunta? Olha que sim.

Saudaçöes Leoninas.

Petinga disse...

E como de costume a discussao sobre o Sporting torna-se uma discussao pessoal entre adeptos do Sporting...

Estamos tristes por o Sporting nao ter ganho ao Trofense? Sim.

Queriamos que o Sporting fosse em 1o lugar com mais 7 ou 8 pontos do que aqueles que tem agora? Sim.

Ficamos completamente fodidos com este tipo de resultados, porque amamos o Sporting? SIIIIIM.

Agora, por causa disso, achamos todos que o que foi feito nos ultimos 3-4 anos em termos desportivos foi uma grande merda? Desculpem la, mas nao.

Andamos todos com o rei na barriga e demitimo-nos do nosso dever de adeptos, que e o de apoiar incondicionalmente o Sporting ate ao fim? Parece-me que sim... e a desculpa da falta de qualidade do futebol da tanto jeito!

Se avaliarmos objectivamente o que foi conseguido "versus" recursos investidos, lamento informar que o saldo so pode ser positivo...
Podia ser melhor? Pois claro que sim!!, tambem ajudava e muito se nao fossemos sempre comidos a grande pelas arbitragens e se o nosso treinador fosse o Mourinho (e ainda assim).
Passar-se dos carretos e mandar tudo a merda e perfeitamente legitimo quando se esta chateado e com raiva; afinal e isso que a paixao pelo Sporting desperta em nos. Mas que isso nao vos impeca de ver um bocadito mais longe, e os exemplos no passado recente do nosso clube sao tantos...

SL

Anjo Exterminador disse...

Caro Petinga:
Respondo-te da mesma forma que respondi ao Leão Rampante: tens a memória curta e contentas-te com pouco. Só não te digo para teres juizo porque no teu comentário, ao contrário do do citado LR, não me acusas de "leviano"...

Anónimo disse...

Concordo totalmente com este post. E concordo sobretudo com esta ideia da postura apanascada da gestão sportinguista, que se estende aos atletas. Anda tudo muito preocupado com o look, com a quantidade exacta de gel que metem no penteado, com a possibilidade de irem jogar para países com mais glamour, mas aqui, perante quem lhes paga os cabrões dos salários milionários que recebem neste país de miséria, não metem o pé, jogam para trás e parecem umas putas a brincar no intervalo de uns bicos.
Já vi jogos de futebol feminino bem mais disputados que muitos jogos da equipa sénior de futebol do Sporting!! Com uma vantagem: as gajas são muito mais giras de se ver...
Claro que o Sporting não é o único a sofrer disto. Mas como eu sou sportinguista critico o que se passa no Sporting. E há clubes que mantêm o ideal desportivo e de vitória intacto. Aliás, esses vão mesmo ganhando...
O futebol do Sporting, o próprio Sporting, tornou-se um clube meio apanascado, feito de losangos e outros motivos florais e de tios muito perfumados.
Isto vai tudo mal e é tudo um mau sinal!

Anónimo disse...

Em leilao no ebay, bola oficial utilizada na taça de portugal em 1995:

http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=120372661158&ssPageName=STRK:MESE:IT&ih=002


cumps

Anónimo disse...

Estranhamente vejo-me obrigado a concordar com ambos os lados da discussão. De facto é notória a falta de superação em momentos decisivos. É muito frustrante ver talento a ser desperdiçado, e tanta apatia à volta dos desaires que vão acontecendo ao Sporting.

No entanto olhando para trás (e eu tenho 27 anos portanto mesma história que o Leão Rampante) vejo que essa falta de superação vem de longe. Estivemos 15 anos sem ganhar absolutamente nada (até ganharmos taça em 95 e supertaça em 96), 18 anos sem ganhar o campeonato, e não sei quantos anos com prestações miseráveis em todas as campanhas europeias (excepto meia final da taça uefa com Marinho Peres). Aliás, o jogo da Trofa desta semana pareceu-me um daqueles filmes de sessão da tarde de domingo de hollywood, em que não interessa quem são os protagonistas nem o realizador, pois a sensação que temos ao vê-lo é que é sempre a mesma história.

Antigamente havia no entanto um estádio mais cheio, na minha opinião muito por causa dos horários que haviam e porque a maior parte deles não passava na TV.

Também havia mais excitação em volta da equipa, mas talvez muitas vezes devido um optimismo falso, criado pela comunicação social e empolado pelas constantes trocas de treinadores e novas contratações época após época.

Esta direcção e este treinador tiveram as suas coisas boas, conseguiram criar alguma estabilidade na equipa (muito pouca ainda) e de facto conseguiram ganhar umas taças e supertaças. No entanto a mudança também pode ser uma coisa boa, mas temos que ter cuidado acerca de quem virá. Podem-me falar do saudosismo do Sousa Cintra e das tardes de futebol com o estádio cheio, mas não será um salvador ou um presidente populista que precisamos (muito menos um populista bronco). Também não vale a pena trocar de treinadores época após época quando o resultado final é sempre o mesmo.

Temos que analisar profundamente o que existe de mal no Sporting, e correndo o risco de ser impopular, eu diria que o pior do Sporting são as atitudes de alguns lobbies que circulam em torno do clube. E para não ser como o Octávio Machado que acusa no ar, eu aponto as claques (ou grupos de canto coral), os Conselhos Leoninos, e os "Sportinguistas de bem" com demasiado tempo de antena.

Todos estes grupos já têm bastante tempo, e apesar de terem mudado de pessoas ao longo do tempo, nunca mudaram de ideologias nem houve verdadeiramente uma "revolução" de gerações.

Foram sempre eles os primeiros a exigir despedimentos de treinadores ao mínimo desaire (exemplo Bobby Robson) com a desculpa da insatisfação do adepto geral, foram eles a impedir entrada de treinadores que não achavam terem qualidade moral para ser do Sporting (Mourinho, lembram-se?), são eles que apoiam dirigentes sempre que lhes dá jeito e que apenas são contra em situações muito específicas quando alguma coisa lhes corre mal. Acima de tudo são Sportinguistas com S grande, que se acham superiores a qualquer outro adepto/sócio do clube, apenas por pertencerem a grupos de pressão organizada com tempo de antena à disposição, e que impingem as suas ideias como sendo de todas nós.

Os sócios do Sporting normais - e por normal refiro-me a um adepto do Sporting que se tornou sócio por amor ao clube, que paga as suas cotas ao fim do mês, que compra os bilhetes para irem ao jogo e que não pertence a nenhum grupo com voz - sempre foram tratados como sócios de segunda, massa humana que apenas segue indicações, vulgo "carneirada". Nunca foram ouvidos, mas sempre foram os mais taxados por tudo (bilhetes mais caros, cotas mais caras). Ainda para mais os adeptos/sócios normais evoluiram, cresceram, houve renovação de geração, enquanto tudo o resto permaneceu igual (mas com cara diferente).

É natural agora ver apatia, distanciamento ao clube e estádios vazios. Mas não culpem somente a presente administração, culpem todas as anteriores a estrutura organizativa do clube.

Saudações,

André Cruz

Anónimo disse...

André Cruz:
A presente direcção é culpada por dois motivos. Primeiro, porque é ... a presente direcção! (nao se vai poder exigir responsabilidades à direcção anterior) e, segundo, porque é a presente direcção que não consegue resolver o que muito justamente tu apontas serem erros acumulados de direcções anteriores (há quem vá muito mais atrás ainda quando aponta o início do desaire do SCP do que às direcções do Cintra, etc). Pelo contrário agrava-os.
Se todos reconhecemos 1) que há erros, se todos reconhecemos que 2) esses erros se acumulam vindos de direcções anteriores e se 3) alguém tem que ser responsabilizado é esta direcção.
Com mais Taça ou menos Taça o que este gajos fazem não foi mais do que fizeram os outros.
São _estes_ que _agora_ têm de ser responsabilizados!
Não os podemos responsabilizar quando eles forem embora como muitos fazem aos Cintras, Roquettes, etc, quando esses já cá não estão.
São estes, agora, que são maus e são estes, agora, que estão a tentar passar por bons e a fazer de nós trouxas!
E porquê? Porque HOJE (no seu actual mandato e não há 10 anos ou há 30 anos!) não mudam nada do que são os problemas de que o Sporting sofre. Sobre estes problemas a maioria está HOJE de acordo. É HOJE que ESTE Sporting está cheio de merda e é HOJE que cheira mal!!
O Sporting continua a levar na bilha e agora ainda tem crise de "militância" por cima... Antigamente não tinha! está de facto pior do que sempre esteve.
O Sporting de HOJE cheira mal por causa DESTES gajos! Salvaram o Sporting? OK fixe, salvemo-nos nós agora então deles!!!

Yazalde disse...

Em bom português chama-se estofo de campeão.
Uma coisa é ter motivação para ganhar um jogo ao porto numa final, outra é ganhar mais jogos aos pequenos.
É uma doença crónica dos últimos anos do Sporting. E também me parece muito dificil quando não se tem jogadores influentes na equipa que foram campeões. Nesta equipa actual apenas derlei, postiga e tiago foram campeões, e a sua influência dentro de campo é quase nula. Quando quebramos o jejum de 18 anos sem campeonatos, havia jogadores que tinham sido campeões e eram verdadeiramente influentes,como schemeichel,acosta e andré cruz. Agora sem esta influência, inclusive de um treinador que nunca foi campeão, e de um presidente que ficava feliz com 2ºs lugares e o mais provavél continuarmos como estamos.
Como venho defendido, isto já nem vai lá com uma renovação, só mesmo com uma revolução.

Anjo Exterminador disse...

É isso. E a chamada de atenção que fazes para a questão dos jogadores-eixo da equipa é importantissima.
É totalmente verdade aquilo que dizes. As vitorias nos campeonatos não sao estranhas (de todo!) à presença de determinadas figuras.
Triste estrategia esta que deu no que deu: ao destruir-se esse esqueleto basico, sem tratar de garantir previamente substitutos o Sporting foi perdendo as referencias todas e hoje é uma equipa sem figuras, em campo e no balneario.
O Pedro Barbosa tera sido o ultimo. E ja se percebeu que ele era uma referencia para os outros jogadores, enquanto jogador, mas como director desportivo não consegue fazer esse papel.
O Sporting é uma equipa sem figuras, mas tem montes de figurinhas e de figurões que se portam como tal.
este folhetim do Velos é das coisas mais caricatas que eu jamais vi. Como ja o tinha sido o do Moutinho, do Vuk, etc, etc. Estes "casos" só surgem porque falta quem mande no lugar certo. Nunca poderia ser o treinandor a fazer o papel de capitão, e no fundo é isso que o PB anda a fazer desde que se tornou treinador dos séniores. Um treinador escondido com rabo de capitão de fora.
Assim não dá!
Tudo isto é (mais) uma tristeza...

Anónimo disse...

resumindo e concluido ... não vai ser este ano que seremos campeões, de novo. não é novidade. só os ingénuos é que podem ir na conversa do treinador (?) "só dependemos de nós" lol ... mas ainda temos que ir a lexoes, a guimaraes, receber o braga, ir as antas ...

enfim...

OLeãoRampante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLeãoRampante disse...

Estou a ver que após ler algumas considerações, temos aqui um ligeiro contra-senso. É que se quisermos ter cada vez mais jogadores da formação, não será fácil termos jogadores que já tenham sido campeões...E, vendo bem, até temos: campeões nos juniores, juvenis...que também é importante. Uma coisa é verdade: acho que, por ex, o Sá Pinto, poderia estar mais perto da equipa.
Não acho, e repito, que falhemos nos jogos decisivos. Desde que Paulo Bento pegou na equipa, ganhámos 4 finais em 5, e perdemos 2 campeonatos. Campeonatos esses, ganhos pelo Porto, que tem uma equipa MUITO mais experiente que a nossa, que vale mais do que a nossa (€€€) e que, para além disso, teve as equipas de arbitragem... Conseguimos ser sempre melhores que o Benmerda, que gasta milhões atrás de milhões e que tem, dizem, 6 milhões de adeptos, o que eu não acho que seja verdade. Ainda assim, tem muitos mais meios para gerar receitas do que nós temos. Estamos nos 8ºs da Champions com o orçamento mais baixo das 16 equipas e tinhamos também dos mais baixos da fase de grupos.
Outra coisa: rejeitámos ontem uma proposta do Bolton pelo Miguel Veloso. Quero relembrar que se essa proposta fosse apresentada há 3 anos, lá teríamos nós que vender ao desbarato. Não aconteceu e ainda bem. Foi dada uma mensagem para dentro do clube, mais propriamente para a formação: pensem no Sporting primeiro, depois podem ir à sua vida.
Por outro lado, concordo com o Yazalde: talvez nos falte o estofo de campeão no que ao campeonato diz respeito. Se antes tivemos André Cruz, Schmeichel, Acosta, BArbosa, agora temos Carriço, Patrício, Moutinho, Pereirinha. Bem diferente, ha? É bom que não fiquemos contentes com o facto de não sermos campeões, mas as circunstâncias são também elas diferentes.
Mas uma coisa é certa: há duas jornadas atrás, o justo era estarmos à frente do campeonato. Não estivémos pelas razões que se conhecem. Mais: falta metade do campeonato! Uma onda de optimismo e o ESTÁDIO CHEIO, só ajudava a equipa e aí, poderíamos dizer que nós, como adeptos, fizemos o nosso trabalho, porque o que está aqui em causa, não é a direccção, é o SPORTING.
Por último, e por que nem tudo são rosas, deixo a minha crítica: o Sporting não joga um futebol brilhante, vistoso e é verdade que às vezes fico entediado no Estádio, mas também é rara a equipa que nos consegue marcar golos, e na Liga dos Campeões só uma conseguiu...e foi o Barcelona. Não jogamos bem, é verdade, mas no fim o que eu quero é ganhar! E até o temos conseguido fazer.

Anjo Exterminador disse...

Pois é LR, estamo-nos a aproximar das ideias que interessam e isso é bom porque é fruto de uma discussão aberta.
É verdade o que dizes "É que se quisermos ter cada vez mais jogadores da formação, não será fácil termos jogadores que já tenham sido campeões..."
Esta ideia da formação é um dos mitos que esta direcção tem propalado, foi um dos pilares da linha de gestão do Roquette e dos seus sucessivos yes-men, está muito, muito enaraizada entre os sócios e adeptos do Sporting e parece-te (a ti e a a mim há muito) que está ferida de uma falta de sentido que a torna uma ideia falhada.
Estás correcto na minha opinião. Não há mesmo forma dela vingar. É um mito, como muitos outros que nos foram inculcando.
Não pode haver uma política de utilização preferencial de jogadores vindos da formação sem uma estrutura muito forte, experiente que venha de muito atrás. E essa o Sporting não tem nem nunca teve. Os jogadores experientes e sportinguistas verdadeiros, saem, salvo algumas excepções, sempre de candeias às avessas com o clube. Sempre em litígio.
A Academia é um mito. A Academia é apenas um sítio com potencial imobiliário e capaz de gerar uns tipos que depois são exportados para os campeonatos ricos e geram umas massas para ir abatendo o défice e cumprir o contrato com os bancos.
Não é mais do que isto.
LR lamento desapontar-te mas o mundo sportinguista é mais negro que verde... Não vai lá com "ondas de optimismo".
Vai lá com discussões como esta (muitas mais!) e com a consciência de que as coisas vão mal, não por azares, nem porque os árbitros apitam sempre contra nós, nem outros argumentos do género (mais ou menos verdadeiros, mas sempre coxos quando se trata de explicar a realidade profunda), mas porque os dirigentes actuais do clube seguem políticas que lesam o clube e há interesses instalados que não são os interesses de Sportinguistas como tu ou eu...
Afinal não estamos assim tão distantes! Pensa lá bem...

Filipe Manaia disse...

Este post vai ser um bocado fora do tópico, no entanto acho o tema pertinente. Aqui vai.
A Maria Floribela amuou. Temos aqui um problema! Tanta baba e ranho podem alagar o relvado! A ser verdade o que vem hoje no jornal A Bola,a conclusão que tiro é que o rapaz precisa de ir ao psicólogo. E com urgência! Há um indivíduo no Brasil, de nome Lenny, que joga actualmente no
Palmeiras e que inclusivamente já passou pelo Braga. Ora bem, este tal e qual como o Veloso, fez meia dúzia de jogos e já era um craque.
Estávamos em 2005. Depois eclipsou-se. Há uma semanas atrás, o seu treinador, Wanderley Luxemburgo, disse isto: "O Lenny tem de deixar de ser criado pelo avós. Tem que começar a pensar com a sua própria cabeça se quer ser alguém no futebol e deixar de ser uma promessa adiada".
Ora, eu encontro aqui um paralelo com o menino Veloso. O seu papá em vez de estar a pensar em muitos milhões no imediato, devia era deixar o rapaz decidir o seu futuro e obrigá-lo (ou deixá-lo...)sair debaixo dos seus "saiotes". Porque a continuar assim não vai ganhar mais que alguns tostões...
Mas o desfecho desta situação é inevitável: tanto o pai Veloso como o sr. Paulo Barbosa, não descansam enquanto o puto não for vendido, nem que seja para uma equipazeca qualquer do fundo da tabela. Desde que seja para Espenha, Itália ou Inglaterra, para eles está tudo bem.
A nossa formação tem uma falha: "mima" demasiado aquela rapaziada.
Depois a paga é esta. Ultimamente, além não renderem em campo o que
seria esperado, alguns desses meninos só servem para criar focos de instabilidade. Logo numa altura em que era preciso que todos remassem para o mesmo lado.
Saudações Leoninas
Sporting Sempre

Anónimo disse...

se fosses ganhar 4 ou 5 vezes mais que ganhas aqui, se fosses para a liga mais competitiva do mundo onde poderias jogar com man utd, arse, liver, chelse etc... tmb nao fazias tudo para ir?

pronto, não foi. agora e po-lo a titular, pq ele é muito melhor que o rocha e mais tarde ou mais cedo ele irá sair porque tem valor para estar numa boa equipa de um grande campeonato europeu.

Anónimo disse...

Um leão abichanado é no que isto tudo se transformou.....