terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Caça de Mitos Sportinguistas # Missão 2: a juventude da equipa

Desmascarada a falácia do orçamento que, de tanto batida e rebatida, se tornou num mito que turva a nossa visão sobre os problemas da equipa, chegamos à segunda missão.
O mito 2 parte dum consenso gerado por sermos conhecidos como um plantel composto por muitos jogadores vindos da ‘Escola de Formação’.

Mito 2 – O Sporting é uma equipa inexperiente e pouco “madura”.
O argumento é: 'A experiência e maturidade são muito importantes. O SCP tem um conjunto de jogadores muito jovens e “tenrinhos”, fruto da aposta na ‘Formação’. Logo o Sporting tende a falhar mais devido à falta de experiência e maturidade*.'

1. Sob ponto de vista estatístico o SCP não é o mais inexperiente ou imaturo dentre os três grandes. MUITO pelo contrário.
A média de idades dos plantéis é:
FCP – 23,7; SCP – 24,3; SLB – 25,1;
Mas como a classificação na tabela é, antes de tudo, “obra” dos seus intervenientes…
A média de idades dos 18 mais utilizados é:
FCP – 25,5; SCP – 25,61; SLB – 25,56;
A média de idades dos 11-base mais utilizados é:
FCP – 24,7; SCP – 26,6; SLB – 26;
A média de anos no clube dos 18 mais utilizados é:
FCP – 2,5; SCP – 3,1; SLB – 2,9;
A média de anos no clube dos 11 mais utilizados é:
FCP – 2,7; SCP3,6; SLB – 2,2;

A média de anos de 1ª ou 2ª Liga dos 18 mais utilizados é:
FCP – 3,9; SCP – 4,9; SLB – 4,7
A média de anos de 1ª ou 2ª Liga dos 11 mais utilizados é:
FCP – 3,9; SCP – 5,4; SLB – 4,1

O FCP tem no plantel 1 jogador oriundo da ‘Formação’ do clube e faz parte dos 18 mais utilizados.
O SCP tem no plantel 7 jogadores oriundos da ‘Formação’ do clube e 3 deles estão nos 18 mais utilizados.
O SLB tem no plantel 3 jogadores oriundos da ‘Formação’ do clube e nenhum deles estão nos 18 mais utilizados.

Jesualdo tem 62 anos, 3 anos de FCP e 25 anos de treinador profissional;
Paulo Bento tem 39 anos, 5 (+4 como jogador) anos de SCP e 5 anos de treinador profissional;
Quique Flores tem 44 anos, 1 de SLB e 6 de treinador profissional.

Equipa jovem, o tanas!
Seja qual for o peso atribído a cada um dos critérios utilizados, só há uma conclusão geral a tirar: O Sporting é, nítidamente, o clube mais “velho” e “experiente” dentre os três grandes! Tenho dito: os mitos são perigosos.
Mais um mito caçado.


*Consideremos a experiência e maturidade como dois conceitos que coexistem e se mesclam quando revelados sob o relvado.

#Fonte:
http://www.zerozero.pt/

10 comentários:

Anónimo disse...

Quanto a idades não tenho nada contra até porque sei perfeitamente que com as contratações deste ano envelhecemos muito a equipa...
Já quanto a experiência já tenho as minhas dúvidas, não pode fazer as contas relativamente a jogos nas competições europeias e também a jogos pela selecção principal?
É que é aí que a porca torce o rabo - se bem que nestes últimos anos até tenhamos alcançado algumas coisas em jogos das competições europeias...

Yazalde disse...

http://ultimaroulote.blogspot.com/2008/03/apenas-nmeros.html
Também aqui tinha aflorado o assunto.
Curiosamente neste tempos apenas o Co Adrianse consegui ser campeão com uma equipa mais jovem.

paulinho cascavel disse...

Frederico,
não incluí esses cálculos porque a minha intenção era avaliar estas dimensões em função do desempenho no campeonato. Os dados sobre internalizações terão o seu peso relativo mas tive de limitar a escolha e optei antes por aqueles que eu considero mais relevantes em termos de campeonato nacional.
De qualquer forma concordo que era interesssante saber esses cálculos.

paulinho cascavel disse...

Yazalde,
uma achega muita bem lembrada.

Recomendo a todos que completem a leitura da posta revisitando a ligação deixada pelo Yazalde.

SL

Anjo Exterminador disse...

Como estão distribuídas as média de idades? É diferente ter uma equipa com 11 jogadores de 26 anos, ou uma com 8 jogadores de 20 anos e 3 de 42.
Parece-me incontroverso, que a média de campeonatos ganhos pelo Sporting --o Sporting Clube de Portugal, equipa grande-- nos últimos 26 anos não nos permite falar senão de uma equipa inexperiente e imatura. E essa tendência não parece que vá ser invertida nos próximos tempos, com esta ou com outra média de idades, não achas...?
Por outro lado, e aqui desculpar-me-ás, mas não é tão inequívoca ou clara a argumentação como no caso do mito nº1, os problemas da tenrura, da aposta na formação (espero que o "mito da formação" -- este sim um mito de todo o tamanho!-- esteja na tua lista), da falta de experiência e maturidade são reais. Se não é então a idade que os explica então o que é?

Anónimo disse...

Concordo com o Anjo Exterminador, até porque estatisticamente existem 2 Papas por Km quadrado no Vaticano, o que por si só não o torna num facto verdadeiro.

Ou se calhar até sim, mas o segundo mudou-se para a cidade do Porto...

paulinho cascavel disse...

Anjo Exterminador e André Cruz,
Eu optei por uma economia de argumentos por pensar (mal) que este mito é o menos inequívoco e por já ter feito um mini-enquadramento das intenções na 'missão' anterior. Ainda bem que falaram pois assim clarifico o que penso que há a clarificar.

1º - O que está a equivocar-nos é a definição de experiência e maturidade. Como isto não é nenhum exercício científico nem eu estou a ser pago pelo INE, eu absti-me de nos meter a todos à procura dessa definição e de avaliar essas "competências" à escala das ultimas décadas. A ver, se entendermos a definição dada por Oscar Wilde - "Experiência é o nome que damos aos nossos erros" - então, todos os que não têm memória curta, serão levados a concluir que o SCP é, de longe, a a mais experiente - mais erros próprios tem no cadastro - e, ao mesmo tempo, a mais imatura e "tenrinha" - a que menos aprendeu com esses erros.
O problema é que, tal como para a avaliação da qualidade de um plantel, que eu saiba está para inventar essa definição de experiência e maturidade futebolísitca. Não obstante, nada nos impede de avaliarmos sobre o ponto de vista menos controverso e mais rápido - o quantitativo/estatísitico, mesmo não estando rigorosamente definidas os critérios e seus "pesos".

2º - E é sobre esse ponto de vista (eu sublinhei na posta) e apenas para o plantel desta época (não afirmo nem nego que nos 'ulimos 26 anos tenhamos tido equipas com média idades mais baixa que os 'outros'- não fiz os cálculos. O yazalde fez sobre os últimos 4 anos) que a caça deste mito deve ser lida.
Mais, a focalização deve-se tb a eu estar fartinho de ouvir as explicações desculpabilizantes da nossa (eterna) classificação - basta dar uma olhadela aos comentários à tua posta 'Yes we Can'- por causa da "inexperiência da juventude" e do "orçamento mais baixo".

3º - Do ponto de vista estatístico - que não explicando tudo, explica MUITA coisa - também não existe nenhuma fórmula conhecida para se avaliar a 'experiência' e 'maturidade' no campeonato. No entanto, ao termos que escolher indicadores com mais peso ou relevância, acho melhor opotarmos pela média de idades, a média de anos no clube, a média de anos no futebol nacional de topo e ainda o número de jogadores que já pertenciam ao clube. Repito, é discutivel e é óbvio que outros indicadores como a internacionlaizações ou o desvio-padrão das idades terão o seu peso na 'medição' da 'experiência da equipa'. Mas numa hierarquia de pesos relativos tive de escolher - e acho que fiz bem - as que eu considerava mais relevantes(Se me explicares porque é que o desvio-padrão é mais importante que a média de idades talvez me convenças do contrário).

4º - por mais cruzamentos, médias e outros dados que aqui faltem apresentar uma coisa é indesmentível: 1.temos a maior média de idades a nível de jogadores + utilizados; 2. a maior média de anos a jogar no mesmo clube; 3. a maior média de anos a jogar na 1ª e 2ª Liga.
Isto, desculpem lá, quer dizer muita coisa!!! No mínimo, quer dizer que ninguém poderá mais afirmar, com objectividade e seriedade, que o nosso actual plantel é mais jovem e inexperiente (estatisticamente) do que o dos rivais. Uma ova! As meninas do 'Calor da noite' são (estatísticamente)provavelmente mais jovens e menos rodadas (não tive acesso aos dados)!
Poderá o platel ser mais imaturo (no sentido oscar-waldiano) porque não aprende com os erros? Sim, poderá.
Mas, e termino com as vossas perguntas:
Se não é então a idade [porque não é] que os explica então o que é?
Ou, o que explica esta "imaturidade" de, como diria o André Cruz, de não nos conseguirmos superar nos momentos decisivos [até ver pelo meno este ano e mesmo os últimos anos]?

SL

paulinho cascavel disse...

Anjo Exterminador,

Vou deixar na caixa do correio da roulote as tabelas que fiz os dados todos das idades e etc. Só não ponho aqui porque não sei como se inserem tabelas.

Todos.
Quemm quiser - era interessante - pode trabalhar mais os dados e chegar a outros resultdos que possam enriquecer ainda mais a coisa.
por isso se alguém quiser as tabelas com os dados que apresentei deixe aí o seu email.

Anjo Exterminador disse...

Ok, obrigado.

Daniel disse...

Isso não funciona assim, até porque essa forma de medida estatística é enganadora. O Sporting não tem a média mais reduzida porque conta com "velhos", digamos assim, no onze, como o Polga, o Liedson, Derlei, etc. Se tirares esses, verás a diferença. A equipa do SCP é muito mais jovem do que as outras. À juventude, junta-se a irreverência e o inconformismo. Nem tudo é negativo.