quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ernesto Ferreira da Silva


O Banco de Portugal (BdP) e o Conselho Nacional de Supervisão de Auditoria (CNSA) vão questionar a BDO - empresa responsável pela auditoria externa às contas do Banco Português de Negócios (BPN) entre 2003 o o final de 2008 -, assim como o fiscal único da instituição, sobre o facto de não terem obrigado o BPN a contabilizar algumas das imparidades agora descobertas pela auditoria extraordinária da Deloitte.

Na mesma linha Paulo Ferreira interroga-se hoje em editorial no Público (sem link): "Mas também, e cada vez mais à medida que se conhece melhor o que se passava no BPN, uma estranha e gritante falha de auditores e do supervisor. Deixar escapar um "buraco" deste tamanho no BPN é como não reparar num elefante que se passeia dentro de um apartamento T2.
A BDO deve ser deixada a continuar por aí a auditar?"

Recordemos aos mais esquecidos que a BDO é a auditora do Sporting e que Ernesto Ferreira da Silva, o líder da BDO em Portugal, Presidente do Conselho Fiscal do Clube.

11 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Luisinho:
Também me apercebi deste facto hoje, ouvindo o "money box" no RCP. Afinal para que servem as auditoras? Depois do tão famoso caso Emron, dos nossos BCP, BPN, BPP e os que a seguir virão (espero entre estes não ver a sigla SCP) esta pergunta faz todo o sentido.
SL

scpgz disse...

...Ah, e o Sporting espetou 4!

Anónimo disse...

Compadrio? Naaaaaaaa...

Luizinho disse...

Leão de Alvalade,

eu não estava a colocar em causa as auditorias enquanto sistema de controle externo de gestão das organizações. O que eu estava, e estou, a colocar em causa é a competência da BDO, que é a auditora do Sporting e o uma auditora comprovadamente incompetente (para dizer o mínimo, e que ainda por cima tem à sua frente um ex-presidente do conselho fiscal do clube. O que nos deveria levar a reflectir sobre sobre as contas que nos são apresentadas em AG, legitimadas com o selo da BDO. Por outro lado, torna ainda mais premente a necessidade de uma auditoria externa às contas consolidadas do grupo Sporting.

Anónimo disse...

Desculpa invadir o teu blogue e dizer-te isto, mas às vezes fico parvo com os bitaites que se manda para o ar sem se ter a mínima ideia do que se está a dizer.

E, neste caso, vou recordar-te o seguinte: os actuais auditores internos do Sporting são a firma KPMG, a tal empresa que deixou "passar" pura corrupçao no Millenium BCP e que estava aos olhos de toda a gente (escreveste um post sobre isso na altura??); e o actual presidente do conselho fiscal do sporting não é o Ernesto Ferreira da Silva, mas sim o Agostinho da Silva Abade.

Informem-se.

Abraço

Anjo Exterminador disse...

De facto há um lapso, mas é irrelevante ó Zé.
O que a posta pretende, penso eu, é chamar a atenção para o facto do nome do EFS ser tantas vezes apontado como uma espécie de Sebastião (também come tudo?!) e está ligado a uma empresa que é uma das grandes responsáveis por este escândalo absolutamente inaudito do BPN.
É inevitável que quando ouvimos o nome dele (o grande dinamizador do Congresso, lembras-te?), não podemos evitar estremecer um bocado...
Ou então já ninguém estremece com nada!!
E tu ó Zé?! É o Luizinho que te faz estremecer?!

Anónimo disse...

Hoje em dia põe-se em causa tudo e todos, menos os verdadeiros criminosos... tenta-se sempre arranjar outros culpados... as famosas frases tipo: "ele era um moço que se dava tao bem com toda a gente aqui no bairro... até andava na catequese... nem percebo muito bem como andava a roubar e tal..."
Isso sim, faz estremecer uma sociedade.

Não quero que ninguém se sinta ofendido com o post. Nao é caso para isso. Apenas chamei a atenção para vários erros do post, que são de todo, bastante relevantes para o caso. Auditores: KPMG. Presidente Conselho Fiscal: Agostinho da Silva Abade.

Abraço

Anjo Exterminador disse...

Estou esclarecido e não há qualquer problema.
EFS, FSF, MRT, RA, etc, etc, etc, faz tudo parte de uma camarilha que devia largar-nos a peúga.
Iam para as Caimão e pronto. A gente até pagava a viagem (só de ida!)

Luizinho disse...

Zé,

Só dois comentários. De facto Ernesto já não é o presidente do conselho fiscal. Esqueci-me de colocar o ex. No outro caso não será bem um lapso. Não sabia qual era a empresa que fazia a auditoria do Sporting neste momento, mas a BDO foi durante anos a auditora do clube. Os anos exactos não os consigo nomear neste momento, mas fica a promessa que vou tentar descobrir. De qualquer forma, tenho a certeza, já que foi Soares Franco que disse em mais do que uma AG que as contas do Sporting eram mais do que transparentes já que eram auditadas por uma das mais conceituadas empresas a operar no mercado a BDO que tinha à sua frente Ernesto Ferreira da Silva, que na época era o presidente do conselho fiscal. Estou errado?

MRG disse...

Zé, também seria melhor que te informasses melhor:

- A KPMG é a empresa que faz a auditoria às contas do Sporting Clube

- A BDO é a empresa que faz a auditoria às contas da Sporting SAD (como podes ver na página 94, http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC20170.pdf)

Anónimo disse...

Calem-se oh gays que é o meu tio!! ass . Bá