domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Rinus Michels de Lisboa *

"Optámos pelo Vukcevic no sector ofensivo, como companheiro do Postiga, por questões estratégicas, mas também devido a uma gestão do ciclo de jogos que tínhamos esta semana. O Sporting tem um conjunto de jogadores no sector ofensivo, que, se não ocorrerem lesões, não impõe a necessidade de fazer grandes adaptações. Vukcevic é um jogador que se pode adaptar a essa posição, de avançado, mas aquilo que perspectivamos, onde queremos contar mais com Vukcevic é numa posição de médio-interior no sistema mais usual ou como médio-ala, num 4x4x2 mais clássico. São essas as posições em que contamos com Vukcevic, o que não quer dizer que aqui ou ali não possa actuar no ataque"

A isto se chama implementar o futebol total no Sporting. Como se vê, um jogador que é atacante - um avançado nativo - veio como n.º 10, parece um segundo avançado, pode jogar a extremo esquerdo e na selecção a extremo direito, é enclausurado a médio interior (vulgo médio centro).
O que anda mesmo a estragar o plano é o facto de o jogador insistir a não cumprir tacticamente, aparece na zona de finalização e foge sempre para o meio e lá vai marcando uns golos - certamente ajudado pela divina providência.
Ainda tenho a secreta esperança que paulo bento (ele próprio um ex-jogador multi posicional) faça dele um johan neeskens, e aí ainda vamos poder vê-lo a jogar também a defesa lateral e a libero.

P.S.: valha-nos que podemos sempre contar com o profícuo finalizador que é helder postiga no ataque, a.k.a. o Van Basten de Vila do Conde.

*ver Rinus Michels

Sem comentários: